A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Agronegócio

Mato Grosso do Sul lança oficialmente plantio da soja safra 2019-2020

23 SET 2019 - 11h33min
Famasul

O Sistema Famasul, Aprosoja MS e o Governo de Mato Grosso do Sul lançaram oficialmente na manhã de sábado (21), em Caarapó, o plantio estadual da soja safra 2019/2020. Para o período, a estimativa é que o estado produza 9,68 milhões de toneladas do grão, um incremento de 3,18% em relação ao ciclo anterior.

"Mesmo com o atraso das chuvas, temos uma previsão de regularidade a partir da primeira semana de outubro, o que nos possibilita acreditar até em superação da meta. Isso porque o produtor tem feito sua parte, adotando novas tecnologias no campo e gerenciando seu negócio com conhecimento técnico e maturidade", analisou Mauricio Saito, presidente da Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul), durante solenidade no Parque de Exposições Pedro Pedrossian. Também marcou presença o diretor-tesoureiro da Famasul, Marcelo Bertoni.

O presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de MS), André Dobashi, afirma que há previsões de instabilidade climática no início da safra, e que o produtor precisa estar atento para garantir bons resultados no campo. "O momento é de cuidado com a falta de chuvas e com as plantas daninhas de resistência. Tenho certeza que, com essa atenção, iremos alcançar bons números de produtividade", espera.

Diante da positiva projeção para a safra, Jaime Verruck, à frente da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), enalteceu o empenho do setor produtivo. “Os produtores do estado investem em tecnologia para produzir mais, com mais qualidade e sustentabilidade. Por outro lado, o poder público vem se articulando para atender às principais demandas do segmento e aquecer nosso agronegócio”, disse.

Estiveram presentes, ainda, o prefeito de Caarapó, André Nezzi, o anfitrião da casa, o presidente do Sindicato Rural de Caarapó, Carlos Eduardo Macedo Marquez, o Kaká, e também os presidentes Roseli Ruiz (Antonio João), José Pereira (Jateí), Lúcio Damália (Dourados), Telma Menezes (Nova Alvorada do Sul), Rodrigo Lorenzeti (Amambai) e Dário Antônio Gomes (Fátima do Sul).

Supersafra de milho - Durante o evento houve apresentação dos dados da segunda safra do milho - uma supersafra com produção de 12,1 milhões de toneladas no estado. Relatório do SIGA MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) mostrou que foram 2,1 milhões de hectares de área plantada (aumento de 19,88%) e produtividade de 93,24 sacas por hectare (crescimento de 33%).

Os destaques do estado foram os municípios de Alcinópolis, com 41.764 toneladas, e Chapadão do Sul, que totalizou 295.028 toneladas. De 68 municípios produtores, 33 apresentaram média acima da estadual.

A região Sul foi a de maior produtividade, com 77,80 sacas por hectares, equivalendo a 67,26% da área plantada. Na sequência vem o Centro do estado, com 79,46 sc/ha de produtividade e 20,69% da área plantada, e a região Norte, com 99,51c\ha e 12,05% da área plantada.

Ao todo, foram visitadas 960 propriedades, onde foi plantio foi realizado entre 25 de janeiro e 12 de Abril, com 257 cultivares.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Política

Motorista de aplicativo mata vizinho por causa de som alto e foge

2
Policial

Carro de deputado federal é atacado a tiros em Campo Grande e PF investiga

3
Jardim

Homem é preso após cortar pescoço da namorada com machete por ciúmes

4
Turismo

Reserva Biológica de Miranda tem a maior caverna vertical do MS

Vídeos

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Urgente: Caminhão carregado com mortadela cai em serra entre Nioaque e Sidrolândia

PRF persegue veículo suspeito por 10km na BR 262 e apreende 149 tabletes de cocaína

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,65m
Miranda
6,11m
Paraguai
1,45m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EXERCÍCIO"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Valdemir Gomes

Ser...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Médicos

Heraldo Alan K. J. de Paula - Radiologista

Rua Duque de Caxias, 645 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2279
Lojas de Souvenirs

Aqui Móveis

Rua Estevão Alves Correa, 363 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3860
Ver Mais