14 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
AQUIDAUANA

Murilo decidiu investir na ovinocultura e ampliar atividades da FIT Agro

Com rebanho de 117 cabeças, gestor deu início a produção de ovelhas para abate

30 JUL 2019 - 09h29min
Aline Oliveira
Murilo de Barros Trindade administra o grupo FIT Agro, em Aquidauana

Com 30 anos de idade, Murilo de Barros Trindade, se viu com uma tarefa importante nas mãos, auxiliar a família a administrar o grupo FIT Agro, o qual compreende três propriedades rurais com tradição em pecuária de corte: Baia dos Jacarés, Rancho Novo e Boa Vista.

A decisão aconteceu em julho do ano passado, pois, antes participava da administração, mas, morava na cidade de Campinas (SP) junto com a esposa, Fabiana Rangel. A vinda para Aquidauana trouxe uma série de reformulações na administração da propriedade e um fato em particular chamou a atenção do empresário, um rebanho de ovelhas que era mantido para consumo interno da família.

Murilo revela com carinho a participação de Fabiana no trabalho cotidiano da fazenda

“Eu e minha esposa analisamos a possibilidade de tornar a criação rentável, contribuindo com as despesas da propriedade e iniciamos a pesquisa para saber como tornar isso possível. Neste processo ficamos sabendo da assistência técnica oferecida pelo Senar/MS e o Custódio ficou responsável pelo atendimento”, relata.

Murilo revela com carinho, a participação de Fabiana no trabalho cotidiano e por tê-lo incentivado a investir na ovinocultura. “O incentivo dela foi fundamental para começarmos o novo negócio, tanto que me ajudou nas pesquisas e até no contato com o sindicato rural”, destaca.  Também ressalva que a confiança e empenho de sua família (hoje todos sócios no negócio) é essencial para uma gestão transparente e ágil.

Logo após a primeira visita, Murilo já separou a área destinada ao piqueteamento e com ajuda do técnico analisou as condições dos animais existentes que somam um rebanho de 117 cabeças. “Separamos 11 borregos para venda e com ajuda da Asmaco encontramos compradores. O intuito é utilizar o dinheiro para reinvestir em novas matrizes e intensificar a produção”, revela.

PLANEJAMENTO: A CHAVE DO NEGÓCIO

O empresário argumenta que a gestão do grupo FIT Agro é pautada em planejamento e por causa disso obteve importantes conquistas. Uma delas foi o dia de campo realizado em junho desse ano, no qual contou com a presença de 100 produtores rurais da região.

Participantes do dia de campo 

“Foi um evento feito com carinho e sem pretensões comerciais, visto que era gratuito. Na verdade, nosso objetivo era reunir os produtores e trocar experiências sobre a atividade pecuária. Apresentamos os resultados obtidos na recria e engorda comercial de bovinos. Os parceiros de negócios que participaram tiveram grande interação com o público”, explica.

Recicla-Fit - Espaço de reciclagem de resíduos sólidos

Outras atividades desenvolvidas na propriedade incluem espaço para reciclagem de resíduos sólidos e criação de usina solar, com intuito de estabelecer os princípios da sustentabilidade na atividade rural: econômico, social e ambiental. Neste sentido, os investimentos feitos por uma propriedade rural devem ter como meta suprir as necessidades produtivas, preservando o futuro dos recursos naturais existentes.

Murilo acrescenta que o trabalho com ovinocultura ainda está começando, mas, está otimista com a viabilidade de produção aliada a outra já consolidada na fazenda que é a pecuária. “Sempre tivemos carneiros na propriedade, mas, não pensávamos em lucro comercial e que também demandava despesa. Agora vamos aperfeiçoar o trabalho e transformá-lo em uma atividade acessória, mas que contribuirá com a geração de renda do grupo”, conclui.

Custódio Antônio Carvalho Júnior - médico veterinário responsável pela assistência técnica da propriedade

O médico veterinário responsável pelo atendimento da propriedade, Custódio Antônio Carvalho Júnior, reforça a determinação do produtor rural, que mesmo com a grande demanda de tempo exigida pela atividade de bovinocultura, assumiu o desafio de encarar a criação de ovelhas comercialmente.

“Iniciamos um trabalho com o Murilo de forma que possa explorar a criação de forma totalmente integrada com as atividades já realizadas na fazenda. Sua determinação aliada a consciência de sustentabilidade são fatores que contribuirão para o sucesso na produção de ovinos”, finaliza.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Terezinha de Jesus Arruda morre aos 63 anos em Anastácio

2
Aquidauana

Idoso morador do Cidade Nova é nova vítima do coronavírus em Aquidauana

3
Policial

Homem matou desafeto em Bodoquena após receber ameaças de morte

4
Aquidauana

Moradores do Serraria e região denunciam matança de animais domésticos

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A VOLTA AO NATURAL"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda Pantanal

Nhecolândia, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8312 / 998 www.fazendapantanal.com.br
Auto Posto

POSTO JC

Estevão Alves Correa, 901 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3426
Transportes

Viação CRUZEIRO DO SUL

Rua Nelson Felício dos Santos, 145 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2929
Ver Mais