A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
03 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Indústria Rural

Primeiro dia de Showtec é marcado por projeções otimistas para o agronegócio em 2020

A solenidade de abertura do evento, que segue até o dia 24 de janeiro, foi realizada às 8h na Fundação MS, em Maracaju, com a presença do governador Reinaldo Azambuja

22 JAN 2020 - 14h18min
Schimene Weber

Teve início, nesta quarta-feira (22), a 24ª edição do Showtec, que é uma das maiores feiras de tecnologia voltada para o agronegócio no Brasil e a maior feira da indústria rural em Mato Grosso do Sul. A solenidade de abertura do evento, que segue até o dia 24 de janeiro, foi realizada às 8h na Fundação MS, em Maracaju, com a presença do governador Reinaldo Azambuja. 

O governador de Mato Grosso do Sul fez considerações sobre a realização da feira. "A gente fica muito contente de poder realizar essa edição. Aprimorada, muito mais ampliada e com muito mais inovação e tecnologia. Vínhamos passando por um momento de estiagem e ontem, falando com o Presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi, por telefone, ele disse que estávamos precisando de chuva, e a chuva veio. Acho que isso irriga e alegra o setor produtivo, e esse é o trabalho da Fundação MS: a fundação faz essa tecnologia em proteção a quem produz. Leva para o campo as novas tecnologias, com o apoio do Governo do Estado. Ficamos muito contentes que, nesses 5 anos de governo, repassamos mais de 8 milhões à Fundação MS. Só agora em janeiro, já liberamos mais de 1 milhão para potencializar a tecnologia que dão segurança à produção. Graças a Deus, Mato Grosso do Sul vem crescendo", disse. 

Ainda sobre a feira, o chefe de estado comentou sobre as expectativas sempre cumpridas pela Fundação. "Quando idealizamos o Showtec, era pra ser um ponto de apoio de pesquisa de novas tecnologias que funcione como um suporte à produção, e nesses vinte e quatro anos a feira vem cumprindo seu papel. O Showtec é onde você mostra todo o experimento realizado no ramo da indústria rural. Temos mais de 500 hectares em experimento no Mato Grosso do Sul. É isso que vale a pena. O Showtec difunde ao setor produtivo as novas tecnologias, em tudo que envolve o plantio direto, diminuindo o custo da produção. Estamos satisfeitos", resumiu.

As projeções do Governo do Estado indicam que a safra 2019/2020 da oleaginosa deve superar os 10 milhões de toneladas.

A feira tecnológica de Maracaju, que já entrou para o calendário de eventos do Agro no País, é referência, pois difunde tecnologias e fortalece o ambiente técnico científico. O evento aproxima o produtor rural de soluções tecnológicas para o campo, visando o aumento da qualidade da produção. Este ano são 124 empresas participantes do Showtec.

Presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi destacou que o incentivo que o governo estadual dá para a pesquisa dentro Agro é primordial para o difusão das pesquisas relacionadas a soja e ao milho. “E como são aportados recursos públicos, os resultados desses estudos estão disponíveis para todos os produtores. O acesso é livre e tem impacto democrático no setor”, ressaltou.

No site da Fundação é possível buscar por todas as pesquisas. Os trabalhos são voltados para o desenvolvimento tecnológico do agronegócio em ações de adubação, plantio direto, variedades de grãos mais resistentes e herbicidas e fungicidas que protegem a lavoura das pragas.

Crescimento com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA)

Durante a abertura do Showtec, o governador Reinaldo Azambuja foi questionado a respeito do crescimento do agronegócio brasileiro com a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), apoiada pela Ministra da Agricultura, deputada Tereza Cristina, e deu resposta otimista sobre a maior visibilidade adquirida pela indústria rural brasileira. "A Tereza e sua equipe têm feito um grande trabalho em favor do Brasil com a abertura de novos mercados, abertura da venda dos produtos brasileiros. A mesa recentemente fechou negócio com a Alemanha, está indo para a Índia, mostrando o potencial que nós temos em vender os nossos produtos. A ministra é sintonizada com esse meio, é uma pessoa que conhece o setor do agro. Nós precisamos de pesquisa, investimento e infraestrutura, portos, aeroportos, ferrovias e estradas em melhores condições para suportarmos o aumento de produção brasileira. O Brasil, nesse ano, vai bater recorde. Mato Grosso do Sul, idem. Então isso tudo demanda investimentos e eu acho que esse trabalho, principalmente das tecnologias, é extremamente importante pra gente ter estabilidade produtiva", comentou.

A Rota Bioceânica Brasil-Chile, passando por Mato Grosso do Sul, tem uma importância sem precedentes na consolidação da infraestrutura de logística para garantir a exportação da produção brasileira pelos portos chilenos ao mercado asiático, e também foi pauta de comentários. "A rota bioceânica é um caminho pra gente encurtar distâncias aos grandes compradores dos produtos brasileiros. Se você olhar a lógica das exportações brasileiras, em Mato Grosso do Sul, quase 55% do que produzimos vai para outros países. No resto do mundo, principalmente no mercado asiático, há uma grande preocupação com a estabilidade alimentar, porque eles não produzem o suficiente, aí entra o grande ganho que o Brasil tem. A rota, além de dar competitivddade, vai melhorar o desempenho de Mato Grosso do Sul nesse mercado. Vamos exportar e importar riquezas", finalizou.

Também participaram da abertura do evento os secretários estaduais Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Pedro Chaves  (Articulação de MS no Distrito Federal); a senadora Soraya Thronicke; o deputado estadual Gerson Claro; o prefeito de Maracaju, Maurilio Azambuja; e o presidente da Famasul, Maurício Saito.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Vídeo: Casal que vendia cocaína em bar é preso e polícia apreende droga escondida em chácara

2
Aquidauana

Adolescente comandava boca de fumo há 1 ano no Nova Aquidauana

3
Policial

Jiboia de dois metros é capturada dentro de residência pela PMA em MS

4
Policial

Detran-MS prorroga prazo de licenciamento que venceria em abril

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.
min22 max30

Anastácio

Sol, com pancadas de chuva de manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, tempo firme.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"DIES IRAE"

Valdemir Gomes

inicia...

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia I

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Escolas Estaduais

Escola Estadual Candido Mariano

Rua Candido Mariano, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3472
Farmácias e Drogarias

Farmácia Drogana

Rua Estevão Alves Correa, s/n Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2658
Médicos

Auracélia da Silva Marques Barbero

Rua 07 de Setembro, 1193 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3665 / 998
Ver Mais
Campanha DAM - Abuso durante a quarentena - 2