A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
AQUIDAUANA

União de esforços da família Goulart torna negócio de hidroponia rentável

Gestão e assistência técnica impulsionaram produção de hortaliças

31 AGO 2019 - 07h25min
ALINE OLIVEIRA

A produção de hortaliças no sistema de hidroponia é realizada pela família Goulart há pelo menos nove anos, no entanto, o impulsionamento produtivo aconteceu quando os irmãos, Charla, Thaylano, seus cônjuges e a matriarca da família resolveram trabalhar juntos.

O resultado pode ser visto na colheita diária de alface, por exemplo, 500 pés são entregues em três redes de supermercado de Aquidauana. Outras culturas produzidas no sistema são: rúcula, agrião, coentro, hortelã e almeirão e segundo informado pela bióloga, Charla dos Santos Goulart, uma área da propriedade localizada na região do Morrinho já recebeu semeadura para produção de salsa, cebolinha, couve e até a exótica fruta, pitaia.

Produção diária da propriedade é de 500 pés de alface

“O cultivo em hidroponia começou como um hobby e por isso, a produção deixava a desejar. A partir da chegada do meu irmão e cunhada, as coisas começaram a melhorar e a produção cresceu. Isso nos mostrou que precisávamos de uma orientação especializada e foi aí que procuramos o Senar/MS”, relembra.

Na avaliação de Charla, que já possui experiência no manejo com vegetais, o diferencial do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura é observado nos conhecimentos aplicados em gestão de propriedades rurais. “O Roniedison é o técnico que presta a extensão rural em nossa propriedade e contribuiu bastante com o planejamento e gestão da atividade, além dos esclarecimentos técnicos sobre pragas e doenças”, explica.

PROFISSIONALISMO

O técnico responsável pelo atendimento da propriedade é o engenheiro agrônomo, Roniedison da Silva Menezes, que destaca a experiência técnica da família Goulart.

“A Charla e o Thaylano são experientes e por isso, minha atuação é mais direcionada para a parte gerencial e na divulgação da marca e dos produtos. A dedicação e comprometimento no trabalho fez deles um dos principais fornecedores nos mercados de Aquidauana e Anastácio”, observa.

Charla acredita que o trabalho de Assistência Técnica é fundamental para o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais e assentamentos, visto que a maioria dos produtores não têm acesso a informações sobre manejo técnico.

“Aqui em casa somos privilegiados por termos estudado na área, já que eu sou bióloga, minha cunhada é técnica agrícola e meu irmão também iniciou o curso. Mas, sabemos que muitos não tiveram a oportunidade e por isso carecem de um atendimento especializado”, pontua.

Empresa familiar deu início a produção convencional de hortaliças

Na avaliação da bióloga, a Olericultura e Fruticultura são as atividades do futuro em propriedades de pequeno e médio porte, por isso, faz-se necessário investir na profissionalização dos agricultores interessados em trabalhar no segmento.

“O trabalho realizado pelo Sindicato Rural e o Senar/MS deu mais visibilidades aos horticultores da região. O potencial do estado é muito grande e a produção interna possibilitaria uma redução significativa nos preços pago pelo consumidor final, além de gerar emprego e renda aos pequenos produtores”, finaliza.

SERVIÇO

O atendimento de Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura do Senar/MS atende 40 famílias nas áreas rurais de Aquidauana e Anastácio. Os interessados em conhecer mais detalhes do programa podem procurar o Sindicato Rural de Aquidauana. O endereço é Rua Antônio Campello, s/n, Centro. O telefone de contato é (67) 3241-3959.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em Aquidauana, criança é impedida de ir ao banheiro e pede socorro ao pai

2
Policial

Homem é preso pela PM por estuprar filha da enteada

3
Anastácio

Idoso de Anastácio se apaixona por falsa militar dos EUA e perde mais R$ 3 mil em golpe

4
Aquidauana

Confira: 57 cidades de MS estão com alerta de tempestades

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas.
min22 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens a nublado com chuva no fim da manhã. Tarde e noite chuvosas.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,39m
Miranda
2,84m
Paraguai
1,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Têm...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Posto

Posto Acácia

Rua Pedroso Alagues, 171 BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 2749/ 3245
Auto Peças

Auto Peças Nossa Senhora de Fátima

Av. Integração, 197 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0046 / 324
Moto Táxi

Moto Táxi Central

Rua Teodoro Rondon, 715 Centro - Ponto de referência: frente ao Mercado Ce - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2075
Ver Mais
508110705