A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
29 de maio de 2020
Anuncie Aqui
-->
AQUIDAUANA

União de esforços da família Goulart torna negócio de hidroponia rentável

Gestão e assistência técnica impulsionaram produção de hortaliças

31 AGO 2019 - 07h25min
ALINE OLIVEIRA

A produção de hortaliças no sistema de hidroponia é realizada pela família Goulart há pelo menos nove anos, no entanto, o impulsionamento produtivo aconteceu quando os irmãos, Charla, Thaylano, seus cônjuges e a matriarca da família resolveram trabalhar juntos.

O resultado pode ser visto na colheita diária de alface, por exemplo, 500 pés são entregues em três redes de supermercado de Aquidauana. Outras culturas produzidas no sistema são: rúcula, agrião, coentro, hortelã e almeirão e segundo informado pela bióloga, Charla dos Santos Goulart, uma área da propriedade localizada na região do Morrinho já recebeu semeadura para produção de salsa, cebolinha, couve e até a exótica fruta, pitaia.

Produção diária da propriedade é de 500 pés de alface

“O cultivo em hidroponia começou como um hobby e por isso, a produção deixava a desejar. A partir da chegada do meu irmão e cunhada, as coisas começaram a melhorar e a produção cresceu. Isso nos mostrou que precisávamos de uma orientação especializada e foi aí que procuramos o Senar/MS”, relembra.

Na avaliação de Charla, que já possui experiência no manejo com vegetais, o diferencial do programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) em Horticultura é observado nos conhecimentos aplicados em gestão de propriedades rurais. “O Roniedison é o técnico que presta a extensão rural em nossa propriedade e contribuiu bastante com o planejamento e gestão da atividade, além dos esclarecimentos técnicos sobre pragas e doenças”, explica.

PROFISSIONALISMO

O técnico responsável pelo atendimento da propriedade é o engenheiro agrônomo, Roniedison da Silva Menezes, que destaca a experiência técnica da família Goulart.

“A Charla e o Thaylano são experientes e por isso, minha atuação é mais direcionada para a parte gerencial e na divulgação da marca e dos produtos. A dedicação e comprometimento no trabalho fez deles um dos principais fornecedores nos mercados de Aquidauana e Anastácio”, observa.

Charla acredita que o trabalho de Assistência Técnica é fundamental para o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais e assentamentos, visto que a maioria dos produtores não têm acesso a informações sobre manejo técnico.

“Aqui em casa somos privilegiados por termos estudado na área, já que eu sou bióloga, minha cunhada é técnica agrícola e meu irmão também iniciou o curso. Mas, sabemos que muitos não tiveram a oportunidade e por isso carecem de um atendimento especializado”, pontua.

Empresa familiar deu início a produção convencional de hortaliças

Na avaliação da bióloga, a Olericultura e Fruticultura são as atividades do futuro em propriedades de pequeno e médio porte, por isso, faz-se necessário investir na profissionalização dos agricultores interessados em trabalhar no segmento.

“O trabalho realizado pelo Sindicato Rural e o Senar/MS deu mais visibilidades aos horticultores da região. O potencial do estado é muito grande e a produção interna possibilitaria uma redução significativa nos preços pago pelo consumidor final, além de gerar emprego e renda aos pequenos produtores”, finaliza.

SERVIÇO

O atendimento de Assistência Técnica e Gerencial em Horticultura do Senar/MS atende 40 famílias nas áreas rurais de Aquidauana e Anastácio. Os interessados em conhecer mais detalhes do programa podem procurar o Sindicato Rural de Aquidauana. O endereço é Rua Antônio Campello, s/n, Centro. O telefone de contato é (67) 3241-3959.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Bombeiros arrancam porta de carro para resgatar vítima de acidente em Aquidauana

2
Aquidauana

Paciente de 51 anos que viajou é caso suspeito de coronavírus em Aquidauana

3
Policial

Golpistas se passam por bancários e dão prejuízo de R$ 10 mil em Aquidauana

4
Policial

Servidor da Saúde Indígena em MS é preso transportando maconha em viatura

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min14 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min14 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,44m
Miranda
4,80m
Paraguai
1,89m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"CITAÇÕES DE CLARICE LISPECTOR"

Robinson L Araujo

EM TEMPOS DE PANDEMIA, O LAR DEVERIA SER O MELHOR REFÚ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Cacimba Sorveteria

R. Manoel Antônio Paes de Barros, 616 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-6272
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 2

Rua Roberto Scaff, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2350
Distribuidoras de Gás

Shekinah Gás

Rua 27 de julho esq. com João Pessoa, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0055
Ver Mais