A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Anastácio

Comandante dos Bombeiros faz apelo para redução de queimadas

Major Geisa comenta gravidade e risco do fogo colocado em terrenos, com baixa umidade do ar e localização geográfica do município

7 JUL 2017 - 15h04min
Redação

As queimadas provocadas na área urbana seguem dando trabalho ao Corpo de Bombeiros e trazendo riscos à população. Desta vez, as chamas atingiram um terreno na rua Coronel Ponce, na vila Nova, em Anastácio. Os Bombeiros foram chamados por volta das 13h20 desta sexta-feira (7). O risco era o de que as labaredas atingissem uma casa que fica próxima à área. 

Em um apelo feito durante entrevista à equipe de reportagem de O Pantaneiro, a comandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente, major Geisa Maria Romero Rodrigues, pediu para que moradores pensem nas consequências na hora de escolher “limpar” os terrenos ateando fogo.

“É se colocar no lugar do outro, é pensar nas consequências desse ato. Colocar fogo em um terreno é uma coisa pequena, mas imagine quantos pessoas estão pensando e fazendo a mesma coisa. Imaginem a qualidade do ar que nós vamos ter”, pede a comandante dos Bombeiros.

“Além de tudo, nós precisamos lembrar que isso é um crime. Um crime ambiental porque causa danos à natureza e à saúde humana”, completa a major, ressaltando fatores que agravam a situação, como a baixa umidade relativa do ar, em decorrência da falta de chuva na região.

“Lembrando também que nas nossas duas cidades, Aquidauana e Anastácio, nós temos uma cadeia de morros que dificulta a questão do vento aqui. Então, o que acontece, a pessoa ateia fogo e a fumaça fica concentrada por um período grande na cidade. Imagine esse ar todo poluído e nós respirando, imagine o dano que isso ocasiona à saúde”, finaliza a major.

Ao longo da semana, a equipe de reportagem tem registrado uma série de ocorrência deste tipo, com queimadas em vários de Aquidauana. 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Anastácio

Mãe e motorista, moradora de Anastácio conquista respeito do Brasil

4
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Robinson L Araújo

ME CONHECE COMO NINGUÉM

Valdemir Gomes

Hoje...

Ver Mais Colunas
498110541