A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Agosto de 2017
Anuncie Aqui
8463
Educação

Fórum vai discutir o “Baleia Azul” depois da notificação de dois participantes em Anastácio

Secretaria de Educação decidiu antecipar realização do evento após a suspeita de casos no município

20 ABR 2017 - 15h03min
Redação

A Secretaria de Educação de Anastácio recebeu duas notificações sobre jovens do município estariam participando do jogo “Baleia Azul” e vai antecipar a realização do “3º Fórum Extraordinário de Educação Integrativa e Interdisciplinar”. Inicialmente, o evento estava marcado para o dia 13 de maio e, agora, será realizado no dia 26 de abril. Ao todo, serão seis palestras relacionadas ao tema: “Prevenção e combate ao desafio da baleia azul”.

De acordo com o chefe de Gabinete e professor, Silas Cabral, as discussões vão servir para entender os efeitos da participação no jogo sobre os jovens e para a proposição de medidas preventivas para serem adotadas por pais e gestores escolares. O fórum vai contar com a participação de membros de toda a rede de ensino de Anastácio, além de coordenadores e líderes de sala das escolas estaduais. O fórum será realizado no Centro de Convenções de Anastácio.

Os jovens que aceitam o desafio são “recrutados” por meio de grupos em aplicativos de mensagem e grupo fechados em redes sociais como o Facebook. Quem aceita participar do jogo passar a ter de cumprir tarefas violentas em relação a si mesmo e a outras. Em uma das últimas fases, o jovem é obrigado a fazer o desenho de uma baleia cortando a própria pele. O último estágio seria o cometimento de suicídio. Informações divulgadas anteriormente sobre o jogo relatam que a “brincadeira” teria começado na Rússia e se espalhou pelo mundo. 

“Nós estamos antecipando a realização do fórum porque entendemos que este é um problema global e local. É local porque tivemos essas duas notificações”, explica Cabral, que é professor e pastor. A secretária estadual de Educação. Maria Cecilia Amêndola da Motta vem ao município para falar das medidas adotadas no âmbito da secretaria. 

Entre os temas relacionados, ainda será debatido o fortalecimento de vínculos entre os estudantes e as famílias. De acordo com Cabral, o isolamento dos jovens é um dos pontos de maior preocupação na hora de identificar possíveis problemas de depressão, com a autoestima e a autoimagem dos adolescentes. Os gestores e palestrantes ainda vão detalhar a criação e o funcionamento da rede municipal de apoio à saúde mental. Vão discutir os motivos que levam a participação no desafio, além das implicações jurídicas para quem monta os grupos e incentiva a adesão de outros jovens. 

SERVIÇO

3º Fórum Extraordinário de Educação Integrativa e Interdisciplinar
Data: 26/04/2017
Local: Centro de Convenções de Anastácio – a partir das 7h30

Palestrantes 
Cimara Cabral – professora
Geis Tatiane – psicóloga 
Aline Cauneto – secretária municipal de Educação e professor
Silas Cabral – chefe de Gabinete e professor

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem de 29 anos é esfaqueado na rua dos Ferroviários, no bairro Alto

2
Policial

Pet shop no Centro de Aquidauana é arrombado na madrugada

3
Aquidauana

Em Aquidauana, bandidos furtam boi de 400 kg e deixam apenas o couro

4
Educação

Senac EAD tem inscrições abertas em Aquidauana

Vídeos

Indígenas fecham BR-262, acesso a Taunay

3º Desafio Mountain Bike - Piraputanga MS

18 Festival de Inverno de Bonito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,30m
Miranda
2,12m
Paraguai
4,24m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Imposto Territorial Rural de 2017: muda o ano, os probl...

Valdemir Gomes

Tamanduá...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Aquidauana...quais caminhos percorrerá?

Ver Mais Colunas
481710553