X

Fumaça e mau cheiro são presença constante na vida dos moradores, diz Cristina. / Luiz Guido

Residir próximo ao lixão de Anastácio está ficando cada vez mais difícil, alertam moradores do Jardim Independência e imediações. Não bastasse o mau cheiro caracterísitico do local, agora a fumaça da queima de lixo torna-se outro problema. Até mesmo quem está mais distante sofre, principalmente à noite, quando é ateado fogo. O detalhe é que durante campanha, o prefeito Nildo Alves prometeu remover o lixão da região ainda em janeiro deste ano, porém, como é sabido, nada foi feito.


Vander Luis Cardoso, de 22 anos, mora no bairro desde que nasceu, e reclama. "Não pode ficar assim. De vez em quando essas fumaça aparece três vezes na semana, às vezes todo dia", disse. A dona de casa Cristina Prieto vai além, e afirma que está com a saúde comprometida. "Já perdi o ar várias vezes. Nem saio para fora de casa para não passar mal", alertou ela que já desistiu de tentar falar com a prefeitura. "Antes pelo menos atendiam a gente [na prefeitura]. Este prefeito novo que entrou, nunca o vi. Ninguém atende os moradores", reclamou.


Por sua vez, o aposentado Sebastião Ronaldo de Sousa, de 50 anos, lembra que, quando chove não há fumaça, mas o odor do lixo fica mais forte. "Dá pra sentir nas vilas que estão longe daqui e até no centro da cidade". Ele espera que a prefeitura adote alguma postura o quanto antes. "O prefeito poderia tirar o lixão daqui, igual prometeu na campanha, falando que faria isso no dia 5 de janeiro".


"Vai fazer um ano já que o prefeito prometeu e estamos esperando até agora", reforçou Neusa da Silva Cunha, 58 anos, aposentada. Ela ainda brincou dizendo que, apesar dos problemas, o lixão é conhecido na região como shopping. "Os catadores acham de tudo ali, rádio, microondas, e por isso chamam de shopping". A reportagem tentou contato com a assessoria de imprensa da prefeitura via WhatsApp, como recomendado, mas não obteve respostas até o fechamento desta edição. As mensagens foram enviadas às 15h34.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo