A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Anastácio

Instituto Ressoarte inaugura sede e lança projeto Orquestra Teko Arandu

Novo espaço do Instituto fica localizado no Centro de Anastácio

19 MAI 2013 - 08h00min
redação
Este mês de maio vem sendo marcado por conquistas importantes para o Instituto RessoArte, que, ao completar quatro anos de fundação, comemora a inauguração de sua nova sede e o lançamento do projeto ?Orquestra Indígena Teko Arandu?.
 
A organização sem fins lucrativos desenvolve atividades de natureza cultural e artística, social, educacional, de saúde, tecnologia, formação profissional, economia solidária e criativa, defesa de direitos e promoção da Cultura de Paz e da Infância. As atividades estão articuladas em diferentes núcleos de atuação, como o de artes, formação profissional e tecnológica, apoio à educação inclusiva e complementar e o núcleo de geração de renda.
 
Durante a inauguração da nova sede, localizada na Rua Américo de Souza, 260, Centro de Anastácio, a presidente do Instituto RessoArte, Lúcia Regina Pacheco, definiu a conquista como um "grande passo para a formação profissional de jovens e adultos". Na ocasião, ele disse que mais novidades serão anunciadas em breve, deixando o clima de suspense no ar, já que o Instituto sempre surge com novidades para o município na objetiva de construção de propostas honestas para o desenvolvimento social da população local.
 
A fundadora do Instituto RessoArte, Maria Cristina Pacheco, também comemorou a inauguração da sede própria. ?Não significa apenas a realização de um sonho das pessoas que estão envolvidas no projeto, mas também estar estar, a partir de agora, em um espaço que é nosso. Isso nos possibilita implantar varias outras ideias que não podiam ser concretizadas até então? pontuou Maria Cristina.
 
Projeto
 
O evento também marcou o lançamento do Projeto ?Orquestra Indígena Teko Arandu", que conta com a parceria do Instituto Oi Futuro e Oi Telecomunicações. O projeto, que integra o núcleo de artes e de desenvolvimento social do Instituto de Arte Cultura e Desenvolvimento RessoArte, tem como objetivo promover oficinas gratuitas de sopro e percussão em cinco aldeias indígenas da região, o que culminará na formação de uma orquestra composta por jovens indígenas de seis a 24 anos.
 
Pioneiro em sua área de atuação, o Instituto Oi Futuro avança a cada dia em direção às inovações do século XXI sem, em momento algum, ignorar a sabedoria adquirida no passado. Sob essa ótica, o Instituto RessoArte avança em passos largos dentro do município de Anastácio, Aquidauana e região, fortalecendo a cultura indígena local e ainda oferecendo a possibilidade de associar formação musical contemporânea à musicas indígenas milenares transmitidas por gerações, nas diversas aldeias da região.
 
Com uma apresentação cultural, o coral da E.E. Indígena Guilhermina da Silva entoou .uma musica no idioma terena, na apresentação do projeto, diante da presença de membros da organização do Instituto, como Adriano Pereira de Castro (gerentes de projetos), Alessandro Cintra (gerente administrativo e coordenador de projetos), Vitor Junior (maestro e coordenador do Núcleo de Artes), Wenner Franco (agente cultural e colaborador).

Também estiveram presentes autoridades como Laércio Valério (vice-prefeito), Marcelo Meireles (vereador), Murilo Valério (vereador), Dinho Vital (assessor especial do prefeito de Anastácio), Lejânia Ribeiro (presidente da Fundação de Turismo de Aquidauana), Ana Maria T. Cipro (Coordenadora da EE Dóris Mendes Trindade), Jessé Nimbú (liderança indígena), José Carlos Oliveira (vice Cacique da Aldeia Aldeinha), entre outras lideranças, representantes e civis.
Nova sede do Instituto Ressoarte, localizada na Rua Américo de Souza
Nova sede do Instituto Ressoarte, localizada na Rua Américo de Souza / Divulgação
Nova sede do Instituto Ressoarte, localizada na Rua Américo de Souza

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem assassina jovem em carvoaria de fazenda na Estrada do Taboco

2
Policial

Jovem é assassinado com três tiros após emboscada durante a madrugada

3
Policial

Homem agride mulher e a deixa nua no Jardim Independência

4
Aquidauana

Mulher busca ajuda para encontrar parentes de sua mãe, que não os vê há 53 anos

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DE VOLTA AO MEIO DO MUNDO (E AO ...

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Ver Mais Colunas
498110796