A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de maio de 2019
Anuncie Aqui
9084
Anastácio

Instituto RessoArte inaugura sede e lança projeto para os povos indígenas

Evento será realizado na noite desta sexta-feira

10 MAI 2013 - 16h40min
redação / Aníbal Placêncio
O Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento ? RessoArte, fundado em novembro de 2008 no município de Anastácio, inaugura nesta sexta-feira (10) a sede da instituição. A solenidade será realizada às 19 horas, na Rua Américo de Souza, 260, Centro de Anastácio.
 
A organização sem fins lucrativos desenvolve atividades de natureza cultural e artística, social, educacional, de saúde, tecnologia, formação profissional, economia solidária e criativa, defesa de direitos e promoção da Cultura de Paz e da Infância. As atividades estão articuladas em diferentes núcleos de atuação, como o de artes, formação profissional e tecnológica, apoio à educação inclusiva e complementar e o núcleo de geração de renda.
 
Além disso, o Instituto RessoArte também tem por missão promover o desenvolvimento sócio-cultural do ser humano por meio da arte e todas as suas formas de expressão, atuando nas interfaces da música, dança, teatro, audiovisual, patrimônio material e imaterial, culturas populares, indígenas e digital, consoante Convenção da Unesco para Promoção e Proteção da Diversidade Cultural.
 
Ao longo de sua existência, o Instituto RessoArte empreendeu vários projetos nos municípios de Anastácio e Aquidauana, entre eles o ?Música Sem Fronteiras?, iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, que possibilitou a realização de oficinas de música instrumental, dança, cultura digital, artesanato, audiovisual e ação cineclub para centenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de bairros carentes, portadores de necessidades especiais, indígenas, negros e outros grupos minoritários.
 
Em 2010, o Instituto RessoArte recebeu o Prêmio Pontinhos de Cultura, um reconhecimento do Ministério da Cultura às instituições que promovem ações continuadas de proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como o direito de brincar e o olhar especial para a Cultura da Infância. Em 2011, recebeu o reconhecimento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio do prêmio Pró-Cultura Bandas de Música, pelo trabalho no campo da música instrumental realizado com crianças e adolescentes do município e região.
 
Segundo o gerente de Projetos da organização, Adriano Pereira de Castro, além de inaugurar um espaço específico para a realização de suas atividades e prestar assistência aos alunos que integram as ações do instituto, a organização lançará o projeto Teko Arandú, expressão de origem indígena que significa ?modo sábio de viver?.
 
?O projeto é uma parceria com o Instituto Oi Futuro por meio do programa Oi Novos Brasis que possibilitará a criação de uma orquestra de metais e percussão composta por jovens indígenas de Anastácio e Aquidauana, além de realizar oficinas nas aldeias da região, na objetiva de promover a garantia dos direitos sociais e culturais dos povos indígenas que compõem a matriz de formação histórica do Brasil?, explica Adriano.
 
Para mais informações, o contato pode ser feito através do telefone (67) 3245-0137 ou pelo e-mail ressoarte@gmail.com.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Polícia recupera bicicleta furtada há 11 anos e “dono” é preso por receptação

2
Aquidauana

Em menos de 4 horas, dois com mandado de prisão são capturados pela polícia

3
Policial

Bebê cai em buraco, sofre parada respiratória e morre em ambulância

4
Policial

Idoso é multado em R$ 15 mil por degradas área ambiental em Maracaju

Vídeos

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Colisão ocorreu no cruzamento da Rua Américo de Sousa com a Travessa Ragalzi

Indígenas fazem paralisação contra ‘marco temporal’ e reivindicam melhorias

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min18 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,62m
Miranda
6,28m
Paraguai
5,89m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: A EDUCAÇÃO BÁSICA – QUEM SE...

Valdemir Gomes

Para...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Quer queira ou não, a Educação ensina....

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Informática

Genius Escola de Formação Profissional

Rua Estevão Alves Corrêa, 2011 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4118
Médicos

Ademir Bossay Candia - Pediatria

Rua 7 de Setembro,, 486 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2894
Telefones Úteis

Policia Rotay

Rua Jose Duarte, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 6638
Ver Mais
508110560