A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Janeiro de 2018
Anuncie Aqui
8498
Anastácio

Instituto RessoArte inaugura sede e lança projeto para os povos indígenas

Evento será realizado na noite desta sexta-feira

10 MAI 2013 - 16h40min
redação / Aníbal Placêncio
O Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento ? RessoArte, fundado em novembro de 2008 no município de Anastácio, inaugura nesta sexta-feira (10) a sede da instituição. A solenidade será realizada às 19 horas, na Rua Américo de Souza, 260, Centro de Anastácio.
 
A organização sem fins lucrativos desenvolve atividades de natureza cultural e artística, social, educacional, de saúde, tecnologia, formação profissional, economia solidária e criativa, defesa de direitos e promoção da Cultura de Paz e da Infância. As atividades estão articuladas em diferentes núcleos de atuação, como o de artes, formação profissional e tecnológica, apoio à educação inclusiva e complementar e o núcleo de geração de renda.
 
Além disso, o Instituto RessoArte também tem por missão promover o desenvolvimento sócio-cultural do ser humano por meio da arte e todas as suas formas de expressão, atuando nas interfaces da música, dança, teatro, audiovisual, patrimônio material e imaterial, culturas populares, indígenas e digital, consoante Convenção da Unesco para Promoção e Proteção da Diversidade Cultural.
 
Ao longo de sua existência, o Instituto RessoArte empreendeu vários projetos nos municípios de Anastácio e Aquidauana, entre eles o ?Música Sem Fronteiras?, iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, que possibilitou a realização de oficinas de música instrumental, dança, cultura digital, artesanato, audiovisual e ação cineclub para centenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de bairros carentes, portadores de necessidades especiais, indígenas, negros e outros grupos minoritários.
 
Em 2010, o Instituto RessoArte recebeu o Prêmio Pontinhos de Cultura, um reconhecimento do Ministério da Cultura às instituições que promovem ações continuadas de proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como o direito de brincar e o olhar especial para a Cultura da Infância. Em 2011, recebeu o reconhecimento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio do prêmio Pró-Cultura Bandas de Música, pelo trabalho no campo da música instrumental realizado com crianças e adolescentes do município e região.
 
Segundo o gerente de Projetos da organização, Adriano Pereira de Castro, além de inaugurar um espaço específico para a realização de suas atividades e prestar assistência aos alunos que integram as ações do instituto, a organização lançará o projeto Teko Arandú, expressão de origem indígena que significa ?modo sábio de viver?.
 
?O projeto é uma parceria com o Instituto Oi Futuro por meio do programa Oi Novos Brasis que possibilitará a criação de uma orquestra de metais e percussão composta por jovens indígenas de Anastácio e Aquidauana, além de realizar oficinas nas aldeias da região, na objetiva de promover a garantia dos direitos sociais e culturais dos povos indígenas que compõem a matriz de formação histórica do Brasil?, explica Adriano.
 
Para mais informações, o contato pode ser feito através do telefone (67) 3245-0137 ou pelo e-mail ressoarte@gmail.com.
Instituto RessoArte foi fundado em novembro de 2008
Instituto RessoArte foi fundado em novembro de 2008 / Divulgação
Instituto RessoArte foi fundado em novembro de 2008

Veja também

Mais Lidas

1
Nota de Falecimento

Amigo de todos, Manoel Alves da Cunha foi vítima de infarto na Capital

2
Policial

Mulheres são vítimas de estelionato em Aquidauana e Anastácio

3
Anastácio

Prefeitura de Anastácio e parceiros oferecem cursos de qualificação profissional

4
Nota de Falecimento

Nota de Falecimento de Ariovaldo Candelaria

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,18m
Miranda
7,00m
Paraguai
2,96m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: CHEGADAS & PARTIDAS (OU PERDIDOS...

Robinson L Araujo

DIFICULDADES SE LEVANTAM PARA SEREM VENCIDAS

Pedro Puttini Mendes

Agenda Ambiental de 2017 e o que espera o agronegócio ...

Ver Mais Colunas
498110647