A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8494
Anastácio

Instituto RessoArte inaugura sede e lança projeto para os povos indígenas

Evento será realizado na noite desta sexta-feira

10 MAI 2013 - 16h40min
redação / Aníbal Placêncio
O Instituto de Arte, Cultura e Desenvolvimento ? RessoArte, fundado em novembro de 2008 no município de Anastácio, inaugura nesta sexta-feira (10) a sede da instituição. A solenidade será realizada às 19 horas, na Rua Américo de Souza, 260, Centro de Anastácio.
 
A organização sem fins lucrativos desenvolve atividades de natureza cultural e artística, social, educacional, de saúde, tecnologia, formação profissional, economia solidária e criativa, defesa de direitos e promoção da Cultura de Paz e da Infância. As atividades estão articuladas em diferentes núcleos de atuação, como o de artes, formação profissional e tecnológica, apoio à educação inclusiva e complementar e o núcleo de geração de renda.
 
Além disso, o Instituto RessoArte também tem por missão promover o desenvolvimento sócio-cultural do ser humano por meio da arte e todas as suas formas de expressão, atuando nas interfaces da música, dança, teatro, audiovisual, patrimônio material e imaterial, culturas populares, indígenas e digital, consoante Convenção da Unesco para Promoção e Proteção da Diversidade Cultural.
 
Ao longo de sua existência, o Instituto RessoArte empreendeu vários projetos nos municípios de Anastácio e Aquidauana, entre eles o ?Música Sem Fronteiras?, iniciativa do Ministério da Cultura, por meio do Programa Cultura Viva, que possibilitou a realização de oficinas de música instrumental, dança, cultura digital, artesanato, audiovisual e ação cineclub para centenas de crianças e adolescentes da rede pública de ensino, de bairros carentes, portadores de necessidades especiais, indígenas, negros e outros grupos minoritários.
 
Em 2010, o Instituto RessoArte recebeu o Prêmio Pontinhos de Cultura, um reconhecimento do Ministério da Cultura às instituições que promovem ações continuadas de proteção dos direitos da criança e do adolescente, bem como o direito de brincar e o olhar especial para a Cultura da Infância. Em 2011, recebeu o reconhecimento da Funarte (Fundação Nacional de Artes), por meio do prêmio Pró-Cultura Bandas de Música, pelo trabalho no campo da música instrumental realizado com crianças e adolescentes do município e região.
 
Segundo o gerente de Projetos da organização, Adriano Pereira de Castro, além de inaugurar um espaço específico para a realização de suas atividades e prestar assistência aos alunos que integram as ações do instituto, a organização lançará o projeto Teko Arandú, expressão de origem indígena que significa ?modo sábio de viver?.
 
?O projeto é uma parceria com o Instituto Oi Futuro por meio do programa Oi Novos Brasis que possibilitará a criação de uma orquestra de metais e percussão composta por jovens indígenas de Anastácio e Aquidauana, além de realizar oficinas nas aldeias da região, na objetiva de promover a garantia dos direitos sociais e culturais dos povos indígenas que compõem a matriz de formação histórica do Brasil?, explica Adriano.
 
Para mais informações, o contato pode ser feito através do telefone (67) 3245-0137 ou pelo e-mail ressoarte@gmail.com.
 
 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulher e adolescente são flagrados com pasta base de cocaína em Aquidauana

2
Aquidauana

Pista no entorno do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana é alvo de vândalos

3
Aquidauana

Jornal O Pantaneiro disponibiliza canal para denúncias e sugestões

4
Esportes

Aquidauanense perde por 3 a 1 para o Corumbaense no Arthur Marinho

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Aqui...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Ver Mais
508110643