A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Anastácio

Município de Anastácio é representado na 5ª Teia Centro-Oeste de Pontos de Cultura

Evento foi realizado durante três dias, em Campo Grande. Mais de 300 representantes de Pontos de Cultura marcaram presença.

15 JUL 2013 - 14h10min
redação
Mais de 300 representantes e integrantes de Pontos de Cultura estiveram na cidade de Campo Grande, de quinta-feira (11) a sábado (13), para participar da 5ª Teia Centro-Oeste de Pontos de Cultura. O município de Anastácio foi representado por Alessandro Cintra, responsável técnico pelo Ponto de Cultura Música sem Fronteiras e gerente administrativo do Instituto RessoArte, e Vera Artigas, do Ponto de Cultura Amina.
 
Entre as premissas do evento, está a ruptura de hierarquias culturais. O Fórum fortalece o Sistema Nacional de Cultura e fomenta a construção de marcos legais que reconhecem a autonomia e o protagonismo do povo brasileiro, transformando o debate em ação, graças à gestão compartilhada entre o governo e os representantes das entidades.
 
Outra instância importante nesse processo é a Comissão Nacional dos Pontos de Cultura, que articula a participação dos Pontos nos encontros e garante a participação do grupo no Fórum Nacional e outros eventos relevantes no processo. Os encontros da Teia também são uma importante manifestação cultural. Em todas as edições, uma programação cultural intensa permeia as discussões e serve de vitrine para os Pontos de Cultura se apresentarem, se conhecerem e se verem.
 
Na opinião de Alessandro Cintra, a participação de Anastácio no evento é muito importante, pois os encontros possibilitam o diálogo, a discussão de propostas e a oportunidade de apresentar reivindicações, além da oportunidade de falar um pouco mais sobre o trabalho da região.
 
"O município de Anastácio é um privilegiado, pois tem mais pontos de cultura do que cidades com índice maior de habitantes. Vale ressaltar, ainda, que 21 ponteiros foram eleitos como delegados para compor a delegação sul-mato-grossense de Pontos de Cultura que representará o Estado na Teia Nacional em Natal (RN). Estarei lá, junto com Vera Artigas, da Amina, marcando presença com a militância", avisa Alessandro.
 
Atualmente, o município de Anastácio possui dois Pontos de Cultura (Ponto de Cultura Amina e Ponto de Cultura Música Sem Fronteiras) e um Pontinho de Cultura (Instituto RessoArte). ?Ponto de Cultura? é uma Chancela do Ministério da Cultura existente para nomear um seleto hall de entidades compromissadas com a cultura em todo o território nacional.

Veja também

Mais Lidas

1
Trânsito

Acidente entre carro e caminhão na MS-339 deixa duas vítimas fatais

2
Policial

PM fecha boca de fumo com pés de maconha, prende 2 e captura foragido

3
Policial

Durante surto, homem tenta cometer assassinatos e provoca incêndio

4
Aquidauana

Após desentendimento por carona, homem passa a perseguir mulher nas redes sociais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

O peso do clamor público nas eleições

Pedro Puttini Mendes

Cadastro Ambiental Rura: Prazo Curto!

Robinson L Araújo

POR QUE EXISTEM CASAMENTOS EM CRISE?

Ver Mais Colunas
498110558