X
Solidariedade

Altruísmo: menina de 5 anos doa seus cachos para quem trata de câncer

Valentina tem pouca idade e já mostrou como é se colocar no lugar do outro

Era tão longo que nem coube aqui na foto / Arquivo Pessoal

Quando fazemos uma rápida pesquisa no Google, descobrimos que altruísmo significa “o amor desinteressado ao próximo”. É também compreensível que o sentimento de se colocar no lugar do outro é algo que começamos a entender quando somos mais maduros, no momento em que temos total consciência do mundo ao nosso redor.

Hoje quero contar a história da pequena Valentina Lange, de cinco anos, moradora da Vila Paraíso em Aquidauana, que mantinha os seus belos cachinhos castanhos desde que “se conhece por gente”, mas um dia, viu crianças como ela sem nenhum fio de cabelo na cabeça. Valentina lembrou das explicações da mãe e logo decidiu fazer a sua parte para amenizar a dor daquelas crianças, pacientes de câncer.

“Ela ficou comovida das outras crianças que não têm cabelo e decidiu doar o seu. Soubemos na última sexta-feira do caso de um menininho que foi diagnosticado com a doença com pouco mais de um ano e se curou. Eu senti que isso a tocou”, conta a mãe de Valentina, Vanesca de Souza Barbosa, 26 anos.

Vanesca conta que já havia ensinado para a filha o significado de se colocar no lugar do outro, mas ver que isso se tornou uma verdade em suas atitudes encheu nossa conversa pelo Whatsapp com emojis de coração. “Tento sempre ensinar ela a se colocar no lugar das outras pessoas e vejo que ela fez isso lindamente”, se orgulha a mãe. E tem como não se orgulhar?



Conheço as sequelas do tratamento de câncer bem de perto. A queda de cabelo é quase inevitável para quem não tem grandes caches, como a modelo Suzana Gullo, esposa do apresentador Marcos Mion. Assim como outras artistas, ela usou uma “touca fria” que preserva o bulbo capilar durante a aplicação da quimioterapia.

Todo cabelo, por menor que seja a quantidade, é importante para os institutos de tratamento dessa doença. Elas são enviados para os peruqueiros parceiros, que conseguem tornar esse pequeno ato de amor ao próximo em um grande presente para a autoestima de quem está em tratamento.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo