A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de novembro de 2019
Anuncie Aqui
9190-->
Aquidauana

Amizade de quase meio século é comemorada por aquidauanenses

Desde 2016, os amigos se encontram anualmente para comemorarem a amizade e colocar o papo em dia

23 OUT 2019 - 11h50min
Mariana Oliveira

A amizade entre 14 meninas e dois meninos começou em 1976, no curso de Habilitação Básica em Agropecuária, na Escola Estadual Cândido Mariano, em Aquidauana. “Naquela época o ensino médio era profissionalizante e o curso foi escolhido por todos nós pela quantidade de horas que tinha”, conta Nivea Mara Quelho Rossi.

A psicóloga conta que nenhum dos 16 amigos que optaram pelo curso seguiram a área escolhida como profissão, mas que a amizade  aconteceu exatamente por isso. “Ríamos muito das matérias do curso. Aprendíamos sobre vários tipos de bois, fazíamos dissecação e achávamos tudo aquilo engraçado”.

Com o passar dos anos e a mudança de cidade de alguns integrantes, o grupo acabou se distanciando, porém por conta da tecnologia, essa distância diminuiu nos últimos anos.

Foto tirada em 1976 na  Fundação Centro de Educação Rural de Aquidauana (CERA)

“Com as redes sociais, fomos nos encontrando e conversando até montarmos um grupo do whats app. Foi aí que surgiu a ideia de realizarmos uma festa para comemorar os 40 anos de amizade, que aconteceu em 2016. Depois deste, os encontros passaram a ser anuais. Fizemos o primeiro em Aquidauana, o segundo em Campo Grande, o terceiro em Bonito e o quarto aqui em Aquidauana”, conta e explica que a escolha das cidades é por conta dos amigos que moram nesses municípios. “Apenas uma ficou mais longe e está em Brasília”.

A felicidade de cada reencontro fica nítida nas fotos tiradas e publicadas pelo grupo. “O primeiro reencontro foi pura emoção porque haviam pessoas que não víamos há anos e quando nos encontramos parecia que tinha sido ontem. Claro que nem todos conseguem ir, mas vemos o esforço de cada um para poder rir e relembrar das histórias conosco. Mas é muito legal porque a gente acompanha tudo, conhece as famílias, os filhos”.

Nívea fala que há histórias de amizades que ultrapassam meio século.  “Eu, Nivea, Xadia, Brigitte, Hermenegilda (Menê), por exemplo, estamos juntas desde a pré-escola, há 52 anos e nos reaproximamos nesses encontros”, comemora.

Sobre as histórias, a psicóloga fala que boa parte das lembranças são de muita risada e cumplicidade. “Toda quarta-feira voltávamos do CERA (Centro de Educaçãoo Rural de Aquidauana) de ônibus com os professores, mas teve uma vez que não ia ter aula à tarde e, então, resolvemos ir a pé os quase 12 km. Pra nós aquilo foi uma aventura marcada por muitas risadas”, relembra.

Desde 2016, todos os grupos se encontram anualmente para comemorar a amizade 

Ela lembra que para realizar a formatura, o grupo se organizava. “Fazíamos vários eventos  para arrecadar fundo para a formatura. Quando era a feira da pechincha cada uma levava um pouco de coisa e íamos pra praça vender no final de semana.  E aí chegava na sexta a gente aproveitava o final da aula para organizar as roupas, colocar os preços. Esses são os momentos que mais dão saudades. A gente sempre se divertia muito e eram essas situações que foi fortalecendo ainda mais o nosso vínculo de amizade”.

Aquidauana foi o município escolhido para o próximo encontro. “Não temos a data definida ainda, mas já sabemos que o encontro será no mês de outubro”.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Menina de 5 anos é estuprada pelo namorado da avó enquanto pai assistia a jogo

2
Anastácio

Inquilinos se mudam de supresa e furtam armário e cômoda de residência

3
Aquidauana

Quase trinta anos depois, ex-alunos de Aquidauana se reúnem em noite memorável

4
Geral

Há dois meses, Santa Casa tenta identificar homem que está internado

Vídeos

Assaltante que aterroriza Aquidauana realiza furtos em cidades vizinhas

Durante combate a incêndio, bombeiros resgatam jaguatirica ferida 1

Família perde tudo em incêndio que atingiu quatro casas

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max37

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max37

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,61m
Miranda
4,02m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Vou...

Dr. Giuliano Máximo

Mais uma vez a prisão em 2º grau

Flavia Rohdt

Aldravia #12

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/ 1602
Médicos

Marcelo H. Nakamiti - Oftalmologista

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, s/nº Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4371
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Ver Mais
508110552