A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2019
Anuncie Aqui
9194-->
AQUIDAUANA

Após passar por 10 estados, ciclista descobre belezas do Pantanal em Aquidauana

Carlos fez da bicicleta sua principal companhia

20 JUL 2019 - 13h58min
Danielle Matos

Sentado em um dos bancos da praça central da cidade, o alagoano Carlos Alberto não pretende ficar muito por Aquidauana. Há sete anos ele decidiu percorrer o país de bicicleta em busca de sua própria definição de liberdade. Fazendo amigos por onde passa, ele se encantou pelas cachoeiras de Mato Grosso do Sul e tira fotos com araras canindé para guardar de recordação.

Em menos de um ano, Carlos fez da bicicleta sua principal companhia. Após perder o pai para um câncer e a mãe por um AVC, ele decidiu percorrer todos os estados brasileiros e chegou a Mato Grosso do Sul com o desejo de conhecer o Pantanal. 

Ao se preparar para a viagem, Carlos não colocou na pouca bagagem que carrega, estabilidade e nem pressa. Com apenas uma mochila e algumas sacolas plásticas, o que ele leva na garupa são boas conversas e amizades feitas nos lugares por onde passa. 

Ao visitar Bonito, principal destino de ecoturismo do país, o alagoano tem postura bem diferente de quem planeja conhecer os balneários da cidade ou saborear a culinária dos peixes de água doce. Mas, nem por isso ele deixou de tirar a famosa foto com as araras da cidade ou em frente ao Monumento das Piraputangas, na praça central.

A preparação também não inclui compra de passagens e nem preocupação com estadias. Ele conta que nem cogitou a possibilidade de fazer o percurso em outro meio de transporte que não fosse sua ‘bike’. “De carro ou de ônibus a gente não vê nada e são muitos gastos. Eu quero ter uma vida tranquila, percorrer lugares e conhecer pessoas. Viajar assim dá a sensação de ser livre”.

Com uma bandeira do Brasil hasteada, ele faz questão de citar os estados, e países, que já visitou. “Já fui para Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraguai, Argentina e agora estou em Mato Grosso do Sul. É difícil dizer qual lugar mais gostei, mas as praias e a Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, me encantaram”.

A relação com sua bicicleta vai muito além de hobbie. Apaixonado por aventura desde os quatro anos de idade, ele começou no bice cross, esporte praticado em forma de corridas em pistas de terra. Carlos não tem filhos e nem esposa. A família que poderia sentir saudade na estrada, já não o prende mais ao estado no nortdeste do país.  A primeira viagem para fora de casa foi logo após a morte de seu pai, em 1998 por câncer, e no ano seguinte, sua mãe, vítima de um derrame cerebral. 

Carlos decide seu próximo destino sem amarras de querer chegar logo. Segundo ele, a próxima parada é Campo Grande. A partir daí, as cidades futuras são incertas. Ele atualiza seu instagram com fotos dos lugares por onde passa e comidas que saboreia. Quem quiser acompanha-lo pode procurar por @carlosalbertovieira9 na rede social.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Vídeo: Jovens de Aquidauana são presos rebocando veículo com droga em Goiás

2
Aquidauana

“Nasci de novo. Não vejo a hora de sair e ir pra casa viver a vida melhor”

3
Policial

Idoso é preso em flagrante suspeito de estuprar netos de quatro e seis anos em Terenos

4
Geral

"Não consegui salvar minha filha": a dor da mãe de criança atacada

Vídeos

Motorista de caminhão afirma que fazia conversão à direita quando motociclista tentou ultrapassá-lo

Pra onde vão nossas crianças?

Veja vídeo: Capivara invade clínica e é flagrada tomando banho em piscina

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max33

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min21 max33

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,52m
Miranda
5,41m
Paraguai
1,00m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Como...

Raquel Anderson

Domingo pantaneiro!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

“CULTURA NÃO É PARA PRINCIPIANTE!”

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Pousada dos Monteiros

Nhecolândia acesso pela Estrada do Taboco, - 79200-000 Aquidauana/MS (55) (67) 3324-8237/ www.pousadadosmonteiros.com.br
Auto Posto

Auto posto WA II

Rua Oscar Trindade de Barros, Santa terezinha - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Montana Lanches

Praça Nossa Senhora Conceição, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9731
Ver Mais
514010603