A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de Outubro de 2017
Anuncie Aqui
8494
Aventura

Aquidauana é rota de família de viajantes argentinos

Família saiu de Mendonza, na região da Cordilheira dos Andes, para percorrer toda a América do Sul dentro de uma Kombi que mais parece uma casa

3 OUT 2017 - 16h00min
Da Redação

Há três meses, Luiz Gaston, 40 anos, a esposa Gabriela, 40, e os filhos Ignácio, 14, Lucila, 12, e Benjamin, 6, deixaram a Argentina em busca de aventuras pela América do Sul dentro de uma Kombi personalizada. Naturais de Mendonza, cidade localizada na região da Cordilheira dos Andes, chegaram em Aquidauana na noite de ontem, após mais de cinco mil quilômetros de percurso iniciado no Brasil pelo Rio Grande do Sul.


Apesar do pouco tempo, as impressões sobre o município sul-mato-grossense são as melhores possíveis. "Gostamos de cidades pequenas, porque podemos falar com as pessoas e trocar experiências sobre a cultura local. Em cidades grandes, geralmente as pessoas estão sempre com pressa", disse Luiz que sobrevive da venda de artesanatos junto com a esposa.


O projeto teve início no ano passado. Ao todo foram oito meses preparando o veículo, para que pudesse atender às necessidades da família durante as viagens. "Foi o tempo que precisamos para reformar  e instalar a cozinha, pia, gás e tomadas que eu mesmo projetei", explicou, lembrando que teve o apoio da esposa advogada. "Ela ajudou a vender todos os móveis da casa antes de partirmos. A casa está alugada".


Apesar do mínimo de conforto que o veículo oferece, eles costumam tomar banho em postos de combustíveis e casas de famílias que os acolhem, onde também lavam as roupas. "Os melhores banhos são em rios e cachoeiras". Entretanto, nem tudo é só festa. Os filhos, por exemplo, estudam por meio de um projeto do governo argentino que fornece ensino à distância. Eles conectam o computador à internet e fazem as lições com apoio dos pais.


O grupo deve partir em breve. Geralmente param a cada 100 quilômetros, vendem os artesanatos e, depois que conseguem dinheiro suficiente, seguem para outra viagem. "Pretendemos conhecer toda a América Latina", completou.
 

Família está na estrada há três meses.
Família está na estrada há três meses. / Isaac Motta
Família está na estrada há três meses.

Veja também

Mais Lidas

1
Turismo

Vídeo: sucuri surpreende turista durante passeio em balneário de MS

2
Aquidauana

Moto bate na traseira de Saveiro e deixa dois rapazes de 19 anos feridos

3
Aquidauana

O Pantaneiro errou em reportagem sobre retirada de ambulantes

4
Policial

Dupla mata anta a tiros e acaba presa e multada em R$ 10 mil

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,87m
Miranda
2,28m
Paraguai
2,41m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Oswaldão e o horário de Verão!

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Viajar só faz bem...

Pedro Puttini Mendes

Aquidauana: "meio" ambiente ou um ambiente inteiro?

Ver Mais Colunas
498110551