A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
Aquidauana

Aquidauanense lança livro em evento estadual sobre resistência

19 JUN 2019 - 11h22min
Redação e Amanda Gomes de Oliveira (UEMS).

Foi lançado na noite desta terça-feira, 18, no auditório da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade de Jardim o livro "Linguística e Literatura: Intersecções e Transgressões (2018)". O lançamento ocorreu durante a programação do 1° Simpósio de Literaturas de Resistência.

Organizado pelos professores doutores Adélia Maria Evangelista Azevedo, Neurivaldo Campos Junior Pedroso e Paulo Eduardo Benites de Moraes, a obra traz importantes discussões de pesquisadores de diferentes instituições, nacionais e internacionais que se unem em rede para refletirem sobre questões de linguística, literatura e outras ciências.

Adélia Maria cursou Letras na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana, e chegou a ministrar aulas na rede municipal de ensino na Prefeitura de Aquidauana. Sua formação inicial foi influenciada, segundo ela, pelo fato de sempre centrar os estudos e vivências numa instituição pública de qualidade com excelentes profissionais e na diversidade das experiências pedagógicas no campo das linguagens com os povos indígenas, as comunidades urbanas e rurais.
 "É preciso defender  os espaços dos saberes oportunidades pelas instituições de ensino superior. Garantir a permanência e a divulgação do conhecimento em prol da formação de profissionais da área de Letras", ressalta. Desde 1999 a professora reside em Jardim (MS) onde atua como professora efetiva na UEMS no curso de Letras.

Sobre o livro, a aquidauanense afirma que "a obra tem por objetivo fortalecer o ensino de Língua Portuguesa, promovendo uma melhoria no desempenho do profissional e na busca de soluções pedagógicas para o ensino da educação básica de Mato Grosso do Sul e demais regiões do país". 

A publicação emerge do contexto de produção intelectual de pesquisadores, discentes e docentes que se unem a partir do Plano Estratégico de fortalecimento do Curso de Letras – UEMS – Unidade de Jardim, com financiamento via Edital Fundect nº025/2015, UEMS – Apoio à Graduação, centrando esforços e projetando a melhoria na formação do futuro profissional da área com vistas à Pós-Graduação.



O evento

Organizado pela professora Dra Regiane Corrêa de Oliveira Ramos, o 1° Simpósio de Literaturas de Resistência foi realizado nos dias 17 e 18 de junho e contou com a apresentação de palestras e grupos de estudos tanto de professores quanto de acadêmicos do curso de Letras/Inglês e de Geografia da Unidade bem como de convidados como a professora Ingrid Terena da cidade de Bonito.

As falas abordaram as diversas manifestações de resistência das culturas nacionas e internacionais desde o pós-colonialismo até a contemporaneidade tanto na Literatura quanto na Linguagem.

Estiveram presentes no lançamento a autora do pós fácio Profa Drª Rita Pacheco Limber?i e os professores Dr Gilson Vedoin e Drª Sandra Cristina de Souza autores de um dos capítulos.

 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Por ciúmes, homem dá soco no rosto da esposa durante a festa Pantanetta

2
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

3
Anastácio

Acidente deixa motociclista em estado grave, com possibilidade de amputação do pé

4
Aquidauana

Jovem é espancado por 10 rapazes em baile na Aldeia Água Branca

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,75m
Paraguai
2,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Em Harmonia Com a Vida

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Advocacia

Sortica e Santos Advogados Associados S/C

Rua Augusto Mascarenhas, 506 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) - 3241-3122 / 3
Pesqueiros

Pousada Amarelinho

Acesso pelo Frigorífico, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2828/99186
Ver Mais
508110733