A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de agosto de 2019
Anuncie Aqui
8830-->
Campeões

Atletas de Aquidauana são destaques em campeonato estadual de Fisiculturismo

Amizade e superação são ingredientes da amizade que dura há 30 anos

1 JUL 2019 - 20h18min
ALINE OLIVEIRA

O Campeonato Estadual de Fisiculturismo 2019, realizado nos dias 29 e 30 de junho, em Campo Grande, teve um resultado especial para dois atletas de Aquidauana. O evento aconteceu no espaço de eventos do Shopping Bosque dos Ipês e reuniu pelo menos 100 competidores, além do público que prestigiou o evento.

Depois de nove anos sem competir, Marcelo Monteiro da Silva, 43 anos, conquistou o 2º lugar da categoria Master e garantiu sua participação no evento nacional, realizado no mês de agosto, em Limeira (SP). No currículo apresenta ainda, o título de campeão estadual em 2008 e vice-campeão, em 2009.


“Foi um momento muito gratificante, pois, fiquei afastado por nove anos em razão de problemas na coluna. No entanto, decidi voltar ao fisiculturismo e na primeira oportunidade obtive um bom resultado, o que me estimular a continuar”, relata.

Marcelo é servidor público estadual (Policial Civil) lotado no município de Anastácio e proprietário de uma academia de musculação em Aquidauana. Ele revela que a palavra-chave a ser seguida pelo atleta é a disciplina. “O que determina a vida de uma pessoa é sua força de vontade, então quando colocamos isso em mente, os resultados são muito gratificantes. Treinamento diário e uma dieta regrada fazem parte do meu cotidiano e encaro ambos com naturalidade”, explica.

O atleta sempre gostou de esportes, tanto que já participou de competições de Canoagem e atualmente cursa o bacharelado em Educação Física. “Na atualidade, as pessoas estão muito imediatistas e acompanho isso na academia. Alguns jovens chegam para começar a praticar musculação e querem resultados surpreendentes, em menos de um ano. Isso não vai acontecer, porque o fisiculturismo é uma técnica de médio a longo prazo e requer muito foco, principalmente, na questão alimentar”, acrescenta.


Sobre a participação no campeonato nacional, Marcelo alega que não tem patrocínio e condições financeiras de arcar com os custos para competir, por isso, vai se preparar para 2020. “Neste campeonato eu tive apoio da Drogaria Aquidauana, da Clínica de Estética Cida Bronze e do Treino Pesados Suplementos. Porém, a falta de patrocínio impede que eu vá esse ano. Mas, não estou triste não, vou focar no treinamento e competir no ano que vem”, finaliza.

AMIZADE E SUPERAÇÃO

Luiz Carlos Rodrigues, 50 anos, também mora em Aquidauana e é proprietário de um salão de beleza. Em 2009 conquistou o título de campeão estadual na categoria Master, quando seu melhor amigo, Marcelo foi vice.

Ele conta que decidiu não continuar nas competições e quatro anos depois, sofreu um acidente grave de motocicleta que quase decepou uma das pernas. Sofreu bastante com a recuperação e teve que colocar ferros no processo de reconstrução do osso. “Foi um período difícil e meu médico me proibiu de particular musculação ou fazer qualquer esporte que exigisse esforço das pernas. Porém, encarei a situação de frente e pouco depois de retirar os instrumentos voltei a treinar”, revela.


O atleta conta que a ‘prova de fogo’ escolhida para superar o trauma foi o campeonato e iniciou há um ano o processo de treinamento. “Na época eu pesava 96 kg, porém, com determinação eu me preparei para a competição. Quando subi na balança de pesagem, o resultado foi 77 kg, ou seja, eliminei 19 quilos em um ano”, comenta.

Durante a premiação com a 5ª colocação, Luiz Carlos foi surpreendido pelo árbitro do campeonato que fez uma homenagem por sua trajetória de superação. “Fiquei muito emocionado e chorei bastante. Quero encontrar o árbitro e agradecê-lo pessoalmente por ter me estimulado a continuar”, declara. Questionado se já tem planos futuros, ele acrescenta: “Quero participar de uma Copa de fisiculturismo que acontecerá em outubro, na cidade de Bonito e pedi ao Marcelo que oriente o meu treino”, conclui.  


SOBRE O FISICULTURISMO

O fisiculturismo é reconhecido oficialmente em mais de 100 Comitês Olímpicos Nacionais e no Brasil, há 24 estados com federações filiadas, 2.700 atletas participantes de competições regionais por ano, e um número estimado de 18 mil atletas.

Também chamado de culturismo se fundamenta no objetivo de buscar, por intermédio da musculação, a melhor formação muscular. A disputa acontece em apresentações coletivas ou individuais de comparação, na qual são avaliados os seguintes itens: volume, simetria, proporção e definição muscular.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem de 35 anos é assassinado com quatro tiros ao lado de moto nos Altos de Anastácio

2
Policial

Maníaco da Capital matou esfaqueado jovem de 18 anos por ciúmes em Anastácio

3
Policial

Adolescente é apreendido após matar idoso e espancar homem na Capital

4
Policial

Corpo de Bombeiros busca cozinheiro de comitiva pantaneira desaparecido

Vídeos

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Wild Camp reúne apaixonados por Kombi neste fim de semana em Camisão

Gaeco apreende 26 armas, munições e documentos que já estão na Delegacia de Aquidauana

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max36

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min22 max36

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,24m
Miranda
2,07m
Paraguai
3,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Cadê...

Raquel Anderson

Aquidauana

Fausto Matogrosso

ATÉ QUANDO?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Nelson Andrade Quelho - Cardiologista

Rua Pandiá Calógeras, 242 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3000
Advocacia

Heber Seba Queiroz

Rua Marechal Mallet, 398 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-9999 / Cel
Hotéis

Hotel Escobar

Rua Marechal Mallet, 1850 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2078
Ver Mais
508110820