X

Equipe e personagens durante filmagem em Aquidauana. / Luiz Guido


Aquidauana é palco das filmagens do longa metragem que conta a história de Alexander Sasha Siemel, caçador da Letônia que ficou famoso perseguindo a onça-pintada no Pantanal há mais de 40 anos, quando o estado era apenas o Mato Grosso. Os trabalhos são coordenados pelo cineasta Cândido Alberto da Fonseca, especialista em usar o cinema pra retratar as histórias do Pantanal.

A produção acontece em uma chácara adquirida recentemente por Alexandra Siemel, filha de Sasha que mora no exterior, mas que visita o Brasil pelo menos duas vezes por ano. Segundo registros históricos, fazendeiros contratavam Sasha para caçar as onças que se alimentavam das criações.

À época, não havia a mesma consciência de hoje, de que o maior felino das Américas teve o território invadido e destruído pelas pastagens, o que não lhe deixava outra alternativa a não ser incluir bovinos na alimentação. Foram pelo menos 300 onças abatidas. "Sasha virou ícone, porque filmava e levava o trabalho para Europa e Estados Unidos, fazendo o Pantanal conhecido pelo mundo", disse Cândido.

Segundo ele, o longa-metragem é pautado em um curta-metragem exibido em 2007, sobre as façanhas de Sasha. "Tínhamos muito material colhido, e decidimos fazer uma nova produção", explicou. Alexandra, filha de Sasha, se mostrou satisfeita com a iniciativa. "É um ótimo projeto, principalmente porque mostra que meu pai não está esquecido", disse. O filme é produzido com incentivo de emenda parlamentar.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo