X
Saúde

Câmara aprova por unanimidade Projeto de Lei da Semana do Transtorno do Espectro Autista

O objetivo será a realização de palestras de conscientização, oficinas e workshops sobre o tema em toda primeira semana de abril

Grupo de pais e vereadores celebram vitória do Projeto de Lei. / Luiz Guido Jr.

A Câmara Municipal de Aquidauana aprovou em unanimidade na última sessão o Projeto de Lei que institui a Semana do Transtorno do Espectro Autista. O objetivo será a realização de palestras de conscientização, oficinas e workshops sobre o tema em toda primeira semana de abril.

A iniciativa partiu do grupo de pais de autistas da região, com apoio de vereadores. Segundo Thaila Maria Coelho Gênova, uma das mães envolvidas no projeto, o grupo foi criado em fevereiro e reúne 30 pais de Aquidauana e de Anastácio, além de 10 crianças.

Com a lei, a Prefeitura será responsabilizada pela realização das palestras e campanhas sobre o tema, tanto em escolas quanto em unidades de saúde, bem como em órgãos públicos em geral. "A partir de agora haverá maior debate sobre assunto, o que vai auxiliar as mães na identificação de sinais e procura pelo diagnóstico. Além do que, esta Semana também vai fazer com outros eventos referentes ao autismo venham para Aquidauana", disse.

De acordo com o Instituto Pensi, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição geral para um grupo de desordens complexas do desenvolvimento do cérebro, antes, durante ou logo após o nascimento. Esses distúrbios se caracterizam pela dificuldade na comunicação social e comportamentos repetitivos.

Pessoas nestas condições apresentam polarização privilegiada do mundo dos pensamentos, das representações e sentimentos pessoais, com perda, em maior ou menor grau, da relação com os dados e as exigências do mundo ao redor.

Embora todas as pessoas com TEA partilhem essas dificuldades, o seu estado irá afetá-las com intensidades diferentes. Assim, essas diferenças podem existir desde o nascimento e serem óbvias para todos; ou podem ser mais sutis e tornarem-se mais visíveis ao longo do desenvolvimento.

Colaborou Luiz Guido Jr.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo