A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de setembro de 2018
Anuncie Aqui
8500
Aquidauana

Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe é prorrogada

Prazo vai até o dia 10 de maio. Meta ainda não foi atingida nos municípios de Aquidauana e Anastácio.

26 ABR 2013 - 07h30min
redação / Aníbal Placêncio
A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe Influenza A foi prorrogada até o dia 10 de maio. Em Mato Grosso do Sul, todos os municípios participam da campanha, tendo como meta atingir 80% do público alvo, em um total de 538.596 pessoas. A ação envolve as três esferas gestoras do SUS (Sistema Único de Saúde), contando com recursos da União, das SES (Secretarias Estaduais de Saúde) e SMS (Secretarias Municipais de Saúde).
 
A meta de Aquidauana é alcançar 13 mil pessoas imunizadas. Já em Anastácio, a meta é vacinar cerca de 4,5 mil pessoas. Porém, nos dois municípios vizinhos, os números almejados ainda estão longe de serem atingidos e as campanhas serão intensificadas, segundo informações das respectivas Secretarias de Saúde. Para se vacinar, as pessoas devem comparecer a um ESF (Estratégia Saúde da Família) munidas da carteira de vacinação.
 
A novidade este ano é a inclusão, no grupo prioritário, das populações com doenças crônicas e também as mães com até 45 dias após o parto. Segundo o Ministério da Saúde, para os pacientes com doença crônicas (doença respiratória, renal, hepática, neurológica, diabetes, transplantados e obesos) será obrigatória a apresentação da prescrição médica durante a campanha. Também estão incluídos no grupo prioritário: gestantes, população indígena, idosos, trabalhadores em saúde e crianças de seis meses a menores de dois anos.
 
A vacinação é feita com objetivo de diminuir o risco de ter a doença grave. As pessoas que apresentarem os sintomas da gripe devem procurar o posto de saúde, pois há tratamento. As ações do Ministério da Saúde, em parceria com Estados e municípios, visam tanto à prevenção quanto ao tratamento e ao diagnóstico precoce. 
 
A principal tecnologia disponível para a prevenção da Influenza é a vacina. A campanha anual, sempre realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para a prevenção da gripe nas pessoas vacinadas e reduziu consideravelmente os gastos com internações e medicamentos para tratamento da gripe provocada pelo vírus da Influenza.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Policial atacado por pit bull ganha tratamento avaliado em R$ 60 mil e passa por duas cirurgias em MS

2
Aquidauana

Campeiro cai do cavalo em fazenda e é resgatado por piloto de avião e bombeiro

3
Aquidauana

Com muito esforço, Dona Preta está prestes a inaugurar casa nova

4
Aquidauana

Festa do Peixe de Camisão terá pratos típicos e show com Alex & Yvan na abertura

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
3,40m
Miranda
2,74m
Aquidauana
5,64m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tento...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: INSENSATEZ

Robinson L Araujo

AMAR PARA SER AMADO

Ver Mais Colunas
498110593