X
Aquidauana

Com Alzheimer e depressão, Janita consegue extrair o melhor das pessoas

Mulher é cuidada com carinho pela família que vive na Vila São Pedro

Janita com o filho e a Nora. / Fotos: Luiz Guido Jr. e Ivynara Dias

Desde 2009, Janita Simão, de 52 anos, lida com Alzheimer e depressão. A situação só não é pior porque ela recebe cuidados especiais do filho, Levi Marques da Silva, e da nora Marta Pereira Lopes Marques, que vivem na Vila São Pedro, em Aquidauana. Como característica da doença, Janita se esquece dos nomes, dos cômodos da casa e até mesmo de como se vestir e, obviamente, não pode sair sozinha porque se perde facilmente. Mas nada disso é obstáculo para o amor da família.

Levi explica que, junto com a mulher e com a irmã, ajuda nos cuidados da mãe. Ela está com ele há aproximadamente um mês e transformou a rotina da casa, pois mesmo com todas as suas dificuldades, a mãe consegue extrair o que há de melhor nas pessoas. “Eu trabalho o dia todo e minha esposa fica cuidando dela, mas quando chego, ajudo a fazer tudo. Mudou nossas vidas, mas é um sacrifício que vale a pena”, comentou.

O Cras da Vila São Pedro, localizado na Rua Mário Guerreiro (Tel 3241-8056), presta assistência psicossocial a eles.

A doença

O dia 21 de setembro foi instituído pela Associação Internacional do Alzheimer (ADI), como o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. A doença do córtex cerebral foi apresentada em 1906 pelo psiquiatra alemão Aloysius Alzheimer (1864-1915) durante um congresso científico na Alemanha. Para a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), a data é uma oportunidade para sensibilizar a população, as entidades públicas e privadas de saúde, bem como os profissionais da área, para essa doença que acomete mais de 1,2 milhão de brasileiros.

Caracterizada como uma doença degenerativa, progressiva e irreversível, a doença de Alzheimer não tem cura, mas pode ser tratada a fim de amenizar os sintomas. O Alzheimer afeta a memória, a fala e a noção de espaço e tempo do paciente, podendo provocar apatia, delírios e, em alguns casos, comportamento agressivo. Um dos primeiros sintomas é a perda de memória para fatos recentes. Depois, ocorre a desorientação quanto a lugares e datas e mudanças de humor e comportamento – irritabilidade e agressividade. Na fase avançada, a pessoa pode ter alucinações, dificuldade na fala e na alimentação. Além disso, pode não reconhecer mais os familiares e tornar-se totalmente dependente.

Colaboraram Luiz Guido Jr. e Ivynara Dias

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo