A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de junho de 2019
Anuncie Aqui
9082
De volta a Aquidauana

Com síndrome do pânico e pressão alta, Raul Freixes cumpre prisão domiciliar

Segundo a esposa do ex-prefeito de Aquidauana, seu estado de saúde é bastante debilitado

13 JUN 2019 - 11h16min
Redação

Nesta segunda-feira (10) o ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual, Raul Freixes, deixou o Centro de Triagem Anizio Lima, na Capital, e foi transferido para Aquidauana a fim de cumprir prisão domiciliar, após determinação da Justiça diante do seu atual estado de saúde que é considerado bastante crítico.

Ao jornal O Pantaneiro, Vanessa Arguelho, esposa de Raul Freixes, falou sobre as circunstâncias pelas quais a Justiça concedeu a prisão domiciliar, que, segundo ela, a permanência no presídio tornou-se inviável ao ex-político de 58 anos por conta de sua saúde que se deteriorou muito.

“Na segunda-feira ele veio para casa. Nós fomos a Campo Grande e buscamos ele. Ele está muito abalado, inclusive estamos tentando interná-lo neste momento. Por isso, o juiz concedeu a autorização para ele sair de casa apenas para tratamento médico, fora isso ele não pode sair de casa”, confirmou Vanessa.

Ainda conforme Vanessa Arguelho, o estado de saúde de Raul Freixes só piorou enquanto esteve no presídio nos últimos três meses, pois, como argumenta a advogada, o local não tem condições de conceder tratamento adequado.

“Um psiquiatra já veio atendê-lo aqui em casa. Para ele poder sair para ir a consultas em hospital, temos que comunicar ao juiz e ainda não tivemos tempo de levá-lo. É preciso autorização do juiz, a não ser que seja uma emergência”, relatou.

Problemas de saúde – Vanessa diz que Raul Freixes atualmente sofre com pressão alta, tem desmaios e convulsões. “Ele está passando por tratamento psiquiátrico, pois tem síndrome do pânico em grau muito elevado e depressão também.”

Quando questionada sobre como o ex-prefeito de Aquidauana enxerga a situação, a advogada rebate. “Ele fez tanto bem para a cidade, foi um bom prefeito e o sentimento é de revolta por ter ganho isso em troco de tudo o que fez por Aquidauana. Ele acha que é perseguição política, tanto que o processo dele ainda não transitou em julgado. Entretanto, como há a execução provisória da pena, ele teve que cumprir [a prisão] em um processo de 19 anos que já estava para prescrever, mas foi condenado”, desabafa.

A esposa de Freixes afirma que a doença dele não tem cura. “O perito médico do Tribunal de Justiça já determinou isso, pois é uma doença grave. Muitas pessoas daqui da cidade, que têm carinho por ele, pediram para visitá-lo, mas por enquanto não há essa possibilidade”, finalizou.

Entenda o caso

De acordo com o Ministério Público, há quase 19 anos (21 de novembro de 2000) faltando pouco mais de um mês para o fim do mandato de prefeito, Raul Freixes se apropriou de R$ 100 mil em verba pública pertencente ao município. Ele, segundo a denúncia, preencheu um cheque de titularidade da prefeitura e determinou que uma funcionária fosse ao banco, descontasse o valor do cheque e lhe entregasse o valor, o que foi feito.

Um mês depois, poucos dias antes do encerramento de seu mandato, Raul Freixes se apropriou de R$ 14.958,32 em verba pública. Desta vez, ele e o então secretário de fazenda e administração, Augusto Paim Mendes, confeccionaram uma nota de empenho simulando pagamento à empresa que realizaria ampliação de ruas da cidade.

Condenação - Os dois foram condenados pela Justiça. Eles recorreram ao Tribunal de Justiça. O recurso foi aceito em parte, mantendo-se a condenação. Assim, Raul Freixes foi condenado à pena de 11 anos de reclusão, com regime inicial fechado e com a inabilitação para o exercício função pública pelo prazo de 10 anos. Carlos Augusto Paim, por sua vez, foi condenado à pena de cinco anos e seis meses de reclusão, em regime inicial semiaberto e com a inabilitação para o exercício de cargo, emprego ou função pública, eletivo ou de nomeação, pelo prazo de cinco anos.

*Com informações do Campo Grande News

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Delegado de Aquidauana é transferido após sumiço de 100 kg de cocaína

2
Aquidauana

Homem agride ex-mulher e rasga as roupas dela durante churrasco

3
Aquidauana

Amigos fazem campanha para localizar familiares de travesti de Aquidauana

4
Anastácio

Bombeiros encontram corpo de jovem de 25 anos que se afogou no rio Aquidauana

Vídeos

Motorista que causou acidente admitiu ter bebido cerveja e não tinha CNH

PRF promove campanha de combate a violência sexual infantil

Portal Atacado • Anastácio MS | Especial Dia das Mães

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min16 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min16 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,69m
Miranda
3,48m
Paraguai
5,59m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Tudo...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: MOROS

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

5° ENCONTRO RELÍQUIAS DE AQUIDAUANA (7 a 9 DE JUNHO ...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Hospitais/Postos de Saúde

Posto de Saúde Familiar Nova Aquidauana

R. Timóteo Proença, s/nº - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4596
Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Restaurantes

Joinha Restaurante e Pizzaria

Rua Antonio João, 443 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5754
Ver Mais
508110564