A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->

Com sala de milagres e quermesse, começa hoje festa em honra à Perpétuo Socorro

Com quatro dias de programação, fiéis de toda região agradecem pela intercessão da Santíssima Virgem

24 JUN 2019 - 12h15min
Redação

Padroeira do Estado de Mato Grosso do Sul, chegou a vez de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro receber o carinho e amor dos fiéis católicos de Aquidauana e região. Começa nesta segunda-feira (24) às 19 horas, na Comunidade localizada na Rua Estêvão Alves Corrêa, Bairro Alto, o tríduo em honra à Santíssima Virgem e termina no dia 27 de junho (próxima quinta-feira), data oficial da celebração da Virgem em todo o planeta.

As festividades deverão movimentar a cidade e o tema desse ano é o fortalecimento da gratidão dos fiéis pelas bênçãos alcançadas. Segundo uma das organizadoras do tríduo de 2019, Érika Torres, a edição deste ano traz algumas mudanças que devem ser percebidas pelos católicos da região.

“Geralmente nós sempre pedimos algo e esse ano será diferente. Nós vamos agradecer pelas graças alcançadas através da intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”, explica. Com um local específico para a exposição dos milagres alcançados, a organizadora diz que os fiéis poderão depositar algo que remeta à graça alcançada pela ajuda de Nossa Senhora.

“Tenho recebido muitos objetos que simbolizam as graças alcançadas. Fotos de pessoas que estavam enfermas e que foram curadas pela intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, cópia de chaves de quem conseguiu comprar uma casa nova, entre outras peças de cunho pessoal que comprovam o alcance desses milagres”, relata Érika.

Ela mesma revela que obteve uma graça muito difícil de alcançar. Mesmo enfrentando obstáculos, Érika foi aprovada no concurso público da Polícia Civil. “Obtive essa graça por intercessão Dela. Passei por dificuldades durante a prova de aptidão física e errei em uma das modalidades, que era o salto. Eu clamei por Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na hora da prova e era a última tentativa que eu tinha. Consegui passar, escrevi uma carta de agradecimento e agora vou depositá-la junto ao meu uniforme da Polícia”, antecipa repleta de gratidão a coordenadora da Comunidade.

Tema geral

Esse ano, o tríduo de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro tem como tema geral a jaculatória “E vos dou graças por todos os benefícios que até agora me tendes feito”, trecho da oração de Santo Afonso, costumeiramente lida durante as novenas em consagração à Virgem Santíssima, todas as quartas-feiras.

Hoje (24) às 19 horas, a Santa Missa tem como tema Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Saúde dos Enfermos. Trata-se da Bênção da Saúde aos que necessitam de cura física e espiritual. Amanhã (25) será a vez de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Consoladora dos Aflitos, com a Bênção das Necessidades Materiais e Espirituais, também com início às 19 horas.

Já na quarta-feira (26), o tema do último dia do tríduo será Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Rainha dos Apóstolos, com a Bênção das Vocações Religiosas e Leigas e no último dia de festividades, quinta-feira (27) será a Solenidade em Honra à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir das 19 horas.

Os objetos que simbolizam as graças alcançadas por intercessão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro ficarão expostos na entrada da igreja durante todos os dias. Também começa hoje a quermesse da Comunidade, com barracas de pastéis, doces, arroz carreteiro, entre outros pratos típicos, além do espaço kids, com pula-pula e tobogã para as crianças se divertirem.

Barracas já começam a ser organizadas na Comunidade. Foto: divulgação

Quem é Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Também muito conhecida como “Maria, Mãe de Deus”, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das santas mais populares no Brasil principalmente por suas novenas perpétuas, geralmente realizadas às quartas-feiras.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro que hoje veneramos, apareceu em forma de pintura-quadro e segundo relatos, pintada pelas mãos de São Lucas. Além de médico e escritor, Lucas também era pintor e as pintura feitas por ele eram muito mais do que um simples retrato. Por conta de sua herança grega, ela contém simbolismos e significados escondidos além de uma forte carga de emoção e verdade por trás da beleza da arte.

A imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro contém vários significados muito importantes por trás da simples figura da Virgem Maria segurando o Menino Jesus.

Envolta em mistérios, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro possui milhares de fiéis na região. Imagem: reprodução

Na parte superior do quadro, encontramos inscrições em grego que significam “Mãe de Deus”. Acima dos ombros de Nossa Senhora, encontram-se dois anjos, um de cada lado onde um segura uma lança, uma vara e uma esponja e o outro segunda uma cruz e pregos. São símbolos que indicam o sofrimento de Cristo na cruz e anunciam a Paixão de Cristo.

Discretamente, a mão direita de Nossa Senhora aponta para o Menino Jesus, como num gesto de mostrá-lo como “esse é o Deus de verdade”.

Fonte: Sagrada Família

Veja a programação completa:

Escreva a legenda aqui
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Briga entre irmãos termina com um deles ferido com golpe de facão em Aquidauana

2
Policial

Em Anastácio, ladrões invadem fazenda e furtam buldogue de estimação

3
Aquidauana

Sábado chega com previsão de chuvas e trovoadas isoladas em Aquidauana

4
Geral

Ivo de Souza, cantor e violeiro, morre em acidente de carro na BR-262

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min23 max34

Anastácio

Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,64m
Paraguai
1,79m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Distribuidoras de Gás

Tele Gás 24h

Rua Oscar Trindade de Barros, 457 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2222
Auto Posto

POSTO JC

Estevão Alves Correa, 901 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3426
Médicos

Marcos Rondon Vaz de Melo

, - Aquidauana/MS (67)
Ver Mais
508110682