12 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 se reúne para avaliar situação do coronavírus em Aquidauana

10 JUL 2020 - 10h05min
Agecom

Fiscalização, cumprimento de medidas de prevenção, volta às aulas na rede particular e alerta à população sobre a urgência em se prevenirem da Covid-19 foram alguns dos assuntos em pauta na reunião do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus em Aquidauana. A reunião aconteceu ontem (09), no final da tarde, no pátio do CMEI Vereador Ademir Brites.


A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza, com a participação da equipe da SESAU, vice-prefeita Selma Suleiman, vereador Nilson Pontin, Drª Janaína Sant’Ana – defensora pública, representantes da classe comercial e empresarial de Aquidauana, do Conselho Municipal de Saúde, dos hospitais de Aquidauana, comandantes do 7º Batalhão da Polícia Militar, 9º Batalhão de Engenharia de Combate, secretários municipais, representantes da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI/MS), lideranças e caciques de aldeias da região e direção das escolas particulares de Aquidauana: Instituto Educacional Falcão, Centro Cristão de Ensino e Escola Irene Cicalise.

Na reunião, a secretária municipal de Saúde, Cláudia Franco Souza e a coordenadora da Vigilância Epidemiológica municipal, Danieli Garcia explicaram o boletim epidemiológico atualizado do município, detalharam como as equipes de saúde tem feito o monitoramento dos casos suspeitos e confirmados, destacaram o aumento nas notificações e testagens para Covid-19 e afirmaram que o trabalho da SESAU junto com os Hospitais Regional, Funrural e Cassems está funcionando em rede e com alinhamento estratégico para controle e monitoramento de pacientes suspeitos e/ou confirmados que chegam nessas unidades de saúde.

“Nossas equipes de saúde tem trabalhado 24h por dia, todos os dias da semana, tem se dedicado integralmente no enfrentamento à Covid-19. Mas, sozinhos, não conseguiremos vencer esse vírus, precisamos que a população entenda a urgência de se prevenirem, se cuidarem, evitarem sair de casa sem extrema necessidade, não viajarem, não receberem visitantes, não temos suporte de saúde nem na rede pública e nem na rede particular da nossa cidade para enfrentar um surto da Covid”, afirmou a secretária de Saúde.

A vice-prefeita Selma Suleiman também alertou sobre os descumprimentos das medidas de prevenção. “Não queremos um surto de Covid na nossa cidade. Não sabemos como esse vírus vai agir na nossa cidade, no organismo de cada pessoa, como e quando vamos superar tudo isso, o que sabemos é que precisamos nos cuidar e isso é responsabilidade de toda a população”, finalizou a vice-prefeita.

A secretária municipal de Saúde também expôs a dificuldade na aquisição de vários medicamentos para a Rede Municipal de Saúde, pois os laboratórios fabricantes e distribuidoras não tem conseguido atender a grande demanda, estão em falta no mercado nacional diversos medicamentos, dentre eles, ranitidina e losartana.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que o Hospital Regional de Aquidauana tem apenas 02 leitos de UTI disponíveis para atendimento de Covid-19 e que é preocupante o descuido de grande parte da população ao descumprirem as medidas de prevenção para evitar contaminação por Covid-19. Também foi informado ao Comitê sobre a demora na liberação dos resultados de RT-PCR encaminhados ao Lacen, devido a grande quantidade de amostras de todo o MS, que sobrecarregaram o laboratório.

A Polícia Militar e a Vigilância Sanitária Municipal já tem feito a fiscalização e rondas na cidade, mas diante do aumento das notificações e casos confirmados, se a curva contaminação da cidade continuar subindo, medidas mais rigorosas serão adotadas em caráter de urgência.

“Mesmo com todo o alerta e crise de saúde pública, ainda temos recebido denúncias de que há conveniências e bares com aglomeração de pessoas, descumprindo as normas de prevenção à Covid-19. A fiscalização da PM e da Vigilância Sanitária será intensificada nas conveniências, bares e, se necessário, as autoridades atuarão na interdição e fechamento de estabelecimentos”, declarou a secretária de Saúde.
  
VOLTA ÀS AULAS

Ainda na reunião do Comitê, as escolas particulares Centro Cristão de Ensino e Irene Cicalise apresentaram, para apreciação dos membros do comitê, a proposta de retorno das aulas presenciais, diante da cobrança que eles têm recebido dos pais e, uma vez, que já elaboraram o plano de biossegurança e treinaram suas equipes para a volta às aulas. A proposta e argumentação foram apresentadas pelo vereador de Anastácio, Eduardo Carpejani, diretor da Escola Irene Cicalise e a coordenadora do Centro Cristão de Ensino, Delcy Gomes Pereira.

Diante do aumento nos números de casos notificados suspeitos e confirmados em Aquidauana, na reunião no Comitê, foi solicitado e orientado às duas escolas que querem retornar às aulas presenciais (Centro Cristão de Ensino e Irene Cicalise) que aguardem até agosto para uma nova avaliação do quadro epidemiológico do município, pois o risco de contaminação é crescente e não é possível colocar em risco a vida das crianças.

Presentes na reunião, a direção do Instituto Educacional Falcão expôs que a escola mantém aulas EAD e não retornará com as aulas presenciais até que seja declarado pela saúde pública o momento ideal. "Não é o momento seguro para esse retorno e os pais, alunos e professores tem ciência dessa postura administrativa da escola e não temos sido cobrados quanto à isso. Recompensaremos adiante esse tempo educacional e em momento de saúde seguro para todos", pontuou a diretora Gleice Falcão. 

A decisão de suspensão das aulas nas redes municipais e particular em Aquidauana, se ampara também no fator de que a Rede Estadual de Ensino permanece com as aulas presenciais suspensas, somente com aulas EAD, devido às autoridades estaduais de saúde alertarem que números da pandemia em Mato Grosso do Sul indicam que ainda não é seguro o retorno das aulas presenciais, principalmente, com esse aumento exponencial nas últimas semanas.

“Precisamos lembrar da situação de pandemia que todo o Estado enfrenta e não só a nossa cidade. Temos uma estrutura de saúde que não suporta um surto de Covid, estamos com dificuldades nos hospitais para encontrar profissionais, encontrar médicos para atender. Precisamos levar em consideração a prevenção como melhor medida, no momento, para enfrentar a Covid. Quem irá se responsabilizar se uma criança se contaminar e for à aula, dentro do ambiente fechado, que é a sala de aula, transmitir esse vírus para outros?”, indagou a secretária Cláudia.

Na Rede Municipal de Aquidauana, conforme informou na reunião, a secretária municipal de Educação – Profª Ivone Nemer, professores, pais e alunos estão cientes da suspensão das aulas presenciais e de que seguem as atividades com aulas remotas, para segurança da comunidade escolar e obedecendo as medidas de prevenção elencadas pelos órgãos de saúde pública.

“Não é o momento para o retorno às aulas. Todos os professores estão reinventando, diariamente, na missão de ensinar à distância, todos os alunos. A participação dos pais nesse processo tem sido importantíssima. Precisamos, na educação, também fazer a nossa parte no cuidado com a saúde e prevenção, pois se um adoecer dentro da escola, temos certeza que outros também ficarão, o risco de contaminação é grande”, afirmou a secretária de educação, Ivone Nemer.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Fato ou Fake: sucuri filmada na Lagoa Comprida em Aquidauana é real?

2
Aquidauana

Orquídea de 40 anos é a melhor e mais colorida lembrança do Seu Arlindo

3
Eleições 2020

Veja lista de políticos do MS que podem ficar inelegíveis em 2020

4
Aquidauana

Indígena da aldeia Ipegue é mais uma morte por coronavírus em Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max32

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max32

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"APESAR DE..."

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Valdemir Gomes

A...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Roberto Trindade - Ginecologista

Rua Duque de Caxias, 657 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3727
Empréstimos

Empéstimo Banco Matone

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3852 / 990
Escolas Particulares

Escola Dom Aquino

Rua Marechal Mallet, 2000 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 4799
Ver Mais