A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
01 de abril de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Comunicado aos empresários do comércio de Aquidauana e Anastácio

Confira a nota divulgada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Aquidauana

29 ABR 2013 - 13h20min
Anibal
Como é notório a Convenção Coletiva de Trabalho, que estabelece, dentre outras, reajuste salarial, as condições especiais de abertura em datas especiais, trabalho em domingos e feriados, banco de horas e outras normas na relação entre empregadores e empregados, nos municípios de Aquidauana e Anastácio, ainda não foi firmada. Em face do enunciado nº 277 do TST, a vigência da convenção coletiva anterior que era até 31.10.2012 esta prorrogada até o resultado da ação de Dissidio Coletivo - que o Sindicato representante dos empregados ajuizou no Tribunal Regional do Trabalho ou de solução negociada.
 
Embora esteja sendo veiculado por entidade e pessoas não autorizadas e sem a prerrogativa legal para fazê-lo, o pagamento de novo piso e de eventuais diferenças, depende do resultado do julgamento do dissídio ou de firmar nova convenção. Portanto, deverão ser efetuadas no futuro quando for publicada a sentença ou se firmarmos nova convenção.
 
Cuidado com as informações que não forem editadas pelo sindicato patronal. A competência de NEGOCIAR, FIRMAR INSTRUMENTOS COLETIVOS OU AJUIZAR AÇÕES é do Sindicato e na falta deste a Federação Patronal. A lei não autoriza nenhuma outra entidade em substituição.
 
Empresas só podem firmar acordos coletivos diretamente com o sindicato laboral, e nunca poderão prever situações que conflitam com o instrumento coletivo em vigência. Trabalho nos dias de feriado e a instituição de banco de horas somente podem ser ajustados através de Convenção Coletiva, que somente pode ser firmada entre entidades sindicais.
 
Alertamos os empresários para tomar todo o cuidado com falsas informações, principalmente de pessoas ou instituições não autorizados a fornecê-las.
 
Repetimos, ainda, tendo em vista as ingerências não institucionais intentadas pela comissão criada para auxiliar o sindicato nas negociações, que as suas orientações e ou recomendações não tem nenhum valor jurídico, pois não possuem autorização legal para tal ofício. Seguir orientação ilegal pode resultar em prejuízos junto ao Ministério do Trabalho, Ministério Público do Trabalho e na justiça.
 
Portanto, em face de não estar cumprindo a finalidade de subsidiar e acompanhar as tratativas da convenção coletiva e às ingerências não institucionais intentadas por essa comissão, preferindo o caminho da discórdia, COMUNICAMOS aos comerciantes de Aquidauana e Anastácio, que estamos nesta data, por decisão unânime da diretoria da entidade, destituindo a referida comissão.
 
Por derradeiro, reafirmamos que o sindicato segue firme na defesa dos interesses maiores da comunidade empresarial. O nosso silêncio até o momento deu-se para evitar veiculação de notícias sem o cunho de verdade e evitar prejuízos no relacionamento entre os empregadores e empregados ou causar desinformações à comunidade.
 
Sindicato do Comércio Varejista de Aquidauana
Denire Carvalho
Presidente
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Mulher é presa por cortar adolescente com garrafa e persegui-lo em Aquidauana

2
Coronavírus

Idosa de 64 anos morre e é primeira vítima do coronavírus em MS

3
Aquidauana

Atenção motoristas: Ponte Velha será interditada na quarta-feira

4
Charges

Luto

Vídeos

PM grava vídeo na língua terena para orientar indígenas sobre prevenção ao coronavírus

Lideranças de Taunay fecham o acesso ao distrito para quem não é morador

Dona Izabel confere as novidades nas vitrines tranquilamento no 1º dia de quarentena na cidade

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,73m
Miranda
2,95m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"ANONIMATO"

Raquel Anderson

Diário de um tempo de Pandemia I

Valdemir Gomes

As...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Supermercados

Supermercado Princesa 3

7 de Setembro, 1029 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3989/3241-
Telefones Úteis

Procon- Casa da Cidadania

Praça Afonso Pena, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 5650
Hotéis

Hotel Aquidauana Palace

R. Manuel Antonio Paes de Barros, 904 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1492/ 1602
Ver Mais