A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
20 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

Das mãos de Dilma, prefeito recebe chaves de novos ônibus escolares

1 MAI 2013 - 07h00min
AGECOM / Aline Saraiva
O prefeito Zé Henrique recebeu na manhã de segunda-feira (29), das mãos da presidente Dilma Rousseff, as chaves dos três ônibus que serão usados para o transporte de alunos da zona rural dos municípios. A cerimônia contou ainda com a presença do ministro da Educação, Aloísio Mercadante; do senador Delcídio do Amaral; do governador do Estado, André Puccinelli; do presidente da Assomasul (Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo; e dos outros 77 prefeitos que também receberiam as chaves.
 
Em sua primeira visita oficial ao Estado, a presidente ressaltou projetos que beneficiam os municípios e fez a entrega das chaves, em uma solenidade realizada no Jockey Clube de Campo Grande.
 
Um dos projetos foi destacado pelo presidente da Assomasul e prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, denominado Projeto Estrada Vicinal, que garante melhorias para as cidades de até 50 mil habitantes, onde receberão uma retroescavadeira, uma motoniveladora e um caminhão caçamba para reparos nas estradas. Segundo o prefeito, é uma política de fortalecimento das prefeituras para garantir melhorias nas cidades.
 
A entrega das chaves
 
Apesar de outros assuntos abordados durante a cerimônia, o fato principal era a entrega das chaves dos 300 ônibus que serão usados no transporte de alunos, em 78 municípios do Estado. Uma parceria entre o governo do Estado e o governo Federal que contemplou Aquidauana com três destes veículos.
 
Segundo dados do IBGE, Mato Grosso do Sul possui, aproximadamente, 69 mil alunos da zona rural matriculados na REME (Rede Estadual e Municipal de Ensino). ?Nós sabemos que se não tiver ônibus de qualidade além das crianças terem de andar quilômetros e quilômetros para chegar à escola, ao mesmo tempo ela passa por muitas dificuldades e as vezes nem vai na escola?, comentou Dilma.
 
?É um orgulho estar aqui e ver esta quantidade de ônibus, resultado de uma parceria entre o governo Federal, governo de Estado e municípios. O programa Caminho da Escola é de grande importância para nós?, disse a presidente sobre o programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, que garante aos estados e municípios os recursos necessários para implantar soluções de transporte escolar para alunos da educação básica, nas zonas rurais e urbanas do país.
 
O ministro da Educação, Aloísio Mercadante, disse estar emocionado por voltar à cidade em que ele morou durante muitos anos (Campo Grande) e ressaltou a importância que uma boa educação teve em sua vida. ?No Brasil, são 70 milhões de alunos e 2 milhões de professores. A educação dá a oportunidade de melhoria de vida?, comentou ele.
 
Em Mato Grosso do Sul, serão beneficiados mais de 59 mil alunos, sendo 15.499 da Rede Estadual e 44.307 dos municípios. Os ônibus são equipados com bagageiros para acomodar as mochilas, cintos de segurança em todos os bancos, piso antiaderente e cadeira de rodas para facilitar o acesso dos alunos da educação especial. ?Estes ônibus vão levar milhares de crianças para as salas de aula, que têm dificuldade com as chuvas e estradas ruins para chegar às escolas. Todos vão chegar de forma igual e retornarão as suas casas em segurança? disse Mercadante.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Homem assassina jovem em carvoaria de fazenda na Estrada do Taboco

2
Policial

Jovem é assassinado com três tiros após emboscada durante a madrugada

3
Policial

Homem agride mulher e a deixa nua no Jardim Independência

4
Aquidauana

Mulher busca ajuda para encontrar parentes de sua mãe, que não os vê há 53 anos

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

O “modelo de lei”, o ambientalismo municipal e a mu...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DE VOLTA AO MEIO DO MUNDO (E AO ...

Manoel Afonso

Falta honra, sobra esperteza.

Ver Mais Colunas
498110796