X
Dia dos Professores

Dedicação e saudade marcam o Dia dos Professores em Aquidauana

Conversamos com a professora Eliana Mara e lembramos da nossa querida "Tonha"

Professora Eliana Mara na Formatura da sua turma de educação infantil / Arquivo Pessoal

Dedicação em ensinar é o que move toda a vida da professora Eliana Mara Prado Estadulho. Simpática, sorridente e doce, Eliana lembra que esse amor pela licenciatura veio desde quando sua mãe ainda lecionava. “Quando eu estava na oitava série, estudava no Instituto Educacional Falcão, local onde trabalho há 27 anos, e via a minha mãe dando aula lá. Eu achava tão bonito. Gostava de ajudar a corrigir as atividades, de vê-la ensinando e com isso me apaixonei pela profissão”.

Professora Eliana Mara com seus alunos

Responsável pela alfabetização, Eliana fala do orgulho em poder participar das primeiras descobertas de cada criança. “Eu sou responsável por ensinar escreverem sua primeira letra, a ler do jeito certo. É algo que eles levarão para o resto de suas vidas. Para isso é preciso muita atenção, dedicação, carinho porque é ali que eles começam a descobrir o tamanho do mundo”, fala emocionada.

Orgulhosa em dizer que dia 12 deste mês completou 40 anos sem tirar uma só licença, Eliana se aposentou em 2012, mas a ideia de parar de trabalhar nunca passou por sua cabeça.

“Estou com 57 anos e a cada dia tenho mais vontade, mais paciência e mais amor no que faço. Gosto de participar de tudo. Enfeito cada pedacinho da minha sala de aula. No primeiro dia minha sala tá lotada. Eu sempre falo que enquanto Deus me der saúde e lucidez, quero ensinar os meus pequenininhos. Fui professora do prefeito e da primeira dama e de tantas pessoas que onde me encontram, fazem questão de me chamar, me abraçar e me cumprimentar. Saber que fiz parte da fase inicial de cada um deles me emociona”.

Uma saudade para os aquidauanenses

Data em que se comemora o Dia dos Professores, também se comemora o nascimento da professora Maria Antônia Pinheiro Rodrigues. Querida por todos aquidauanenses, professora ‘Tonha’, como era conhecida, faleceu em 2017, aos 47 anos, após lutar contra uma infecção bacteriana.

Sua mãe, Creuza Pinheiro Rodrigues fala da filha com saudades. “Lembro de tudo dela. Minha filha sempre foi uma criança ativa, não parava quieta e era muito espuleta. Desde pequena falava que queria ser professora de educação física, e foi uma ótima professora. Lecionou por quase 25 anos. Quando ela faleceu me senti confortada pela população de Aquidauana. Todos gostavam dela e eu pude sentir todo esse carinho no dia da sua partida. Ela era uma pessoa especial, e eu fiquei muito emocionada em ver o quanto a amavam”

De acordo com o site O Pantaneiro na época, a professora de Educação física Maria Antonia Pinheiro Rodrigues, de 47 anos, conhecida, carinhosamente, como “Tonha”, faleceu no dia 3 de outubro de 2017, após duas semanas internada na Santa Casa de Campo Grande. A moradora de Aquidauana havia contraído uma bactéria, mas não resistiu ao tratamento.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Após 16 dias, carro de motorista de aplicativo sequestrado em Corumbá é devolvido

Veículo estava no Pátio da Diprove, na Bolívia

Serviços

Judiciário de MS não terá expediente nos dias 28 e 29 de março

O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como mandados de segurança, habeas corpus, por exemplo

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo