A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8834-->
AQUIDAUANA

Em dois anos de ciclismo, Andréia se consagra campeã estadual do Mountain Bike Marathon

Nas duas primeiras etapas, a ciclista conquistou a primeira colocação na categoria B1

7 AGO 2019 - 09h05min
ALINE OLIVEIRA

A paixão pelo ciclismo aconteceu de forma bastante inusitada na vida da professora universitária e mestra em Enfermagem, Andreia Cezar de Oliveira, 40 anos, moradora de Aquidauana. O esposo que é pescador amador trocou um caiaque por uma bicicleta e os dois começaram a tomar gosto pelo pedalo. Ele comprou uma `bike` nova e presenteou a esposa com a usada, a partir daí começou a história de um talento que já rendeu várias medalhas.

No campeonato nacional realizado em Mairiporã (SP), a atleta conquistou a oitava posição 

Depois de dois anos de muito treino e dedicação, Andreia se aventurou em campeonatos regionais e nacionais, caiu da bicicleta, fraturou o osso do braço (rádio) e ficou quatro meses sem treinar. Ainda assim, não desistiu e o resultado foi compensador.

No último final de semana (4 de agosto), a ciclista participou da terceira etapa do campeonato estadual de Mountain Bike em Coxim conquistando o 1º lugar, o qual lhe rendeu o título de campeã na categoria B1 XCM. A primeira vitória do certame aconteceu em São Gabriel do Oeste e a segunda, em Chapadão do Sul, nos quais conquistou a primeira colocação.

O próximo desafio de Andreia já está marcado na agenda, o Desafio das Araras, realizado no dia 25 de agosto em Piraputanga.

Nas três etapas do campeonato, Andréia ficou em primeiro lugar

TRAJETÓRIA

Em 2018 depois de uma queda enquanto pedalava, Andreia teve que ficar quatro meses sem treinar, mas, assim que se recuperou encarou um desafio que exige bastante esforço físico.

Trata-se da competição de mountain bike conhecida nacionalmente como “Pata de Onça”, realizada na cidade de Nova Andradina (MS) e reconhecida pela Confederação Brasileira de Ciclismo. “O trajeto estava bastante íngreme, tanto que furei o pneu da minha bicicleta e fiquei em último lugar na metade da competição. No entanto, não me abati e terminei em 3º lugar”, relembra satisfeita.

Outra experiência memorável para ciclista foi a primeira participação em um evento nacional, realizado na cidade paulista de Mairiporã. Na ocasião, concorreu na categoria de 40 a 49 anos e obteve a 8ª colocação, já na primeira experiência.

No final de julho, mais uma medalha para conta e uma subida no pódio, durante o Campeonato Mundial de MTB 24h Solo, realizado no município de Costa Rica (MS). “Conquistei a 3ª colocação e foi um sentimento muito bom, pois, minha primeira disputa aconteceu na cidade e foi quando despertou minha vontade de investir no ciclismo”, observa.

Percurso realizado em Coxim, no dia 4 de agosto.

Porém, a atleta explica que para conseguir competir é realizado um trabalho de condicionamento físico que exige dedicação. Ela revela que o seu treinador é o professor de Educação Física, Vanderlei, que criou uma planilha de treinamento rigorosa. “Alterno exercícios aeróbicos na academia para ganhar forca e equilíbrio com pedaladas. É um cuidado que precisa ser tomado já que nas corridas encontramos trechos com rampas, trilhas, pistas e pedras”, pontua.

DESAFIOS

Andreia explica que atualmente faz parte da Associação de Ciclismo de Bodoquena, pois, no ano passado, imprevistos na entidade de Aquidauana poderiam deixa-la sem autorização para participar dos certames.

Questionada sobre a visibilidade do esporte, a ciclista explica que ainda deixa muito a desejar, principalmente na divulgação pela mídia que prioriza o futebol. No entanto, é defensora ferrenha da modalidade e explica que os benefícios a saúde são muito bons.

Em Costa Rica, a ciclista subiu ao pódio na terceira colocação

`Qualidade de vida, emagrecimento, disposição, são algumas das comprovações que observei no ciclismo. Já presenciei atletas que emagreceram até 20 quilos por se dedicarem e treinarem`, conclui.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Veja Vídeo: Mulher ‘voa’ após ser atingida por touro em rodeio no interior de MS

2
Bodoquena

Incêndio em Bodoquena atinge vegetação e ameaça casas na região da Vila Bandeira

3
Casa do Trabalhador

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

4
Aquidauana

Festa do Peixe de Camisão terá pratos típicos e shows com artistas locais

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min20 max32

Aquidauana

Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.
min20 max32

Anastácio

Sol e muitas nuvens à tarde. À noite o céu ainda fica com muita nebulosidade, mas não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,83m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Será...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Auto eletrica Cruzeiro

Manoel Antonio Paes de Barros, 790 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3228
Advocacia

Luiz Eduardo de Arruda

Rua Manoel Antonio Paes de Barros, 1469 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3294 / 324
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Esporte Bilhar

Rua Estevão Alves Corrêa, 975 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1931
Ver Mais
508110736