A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
25 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
AQUIDAUANA

Em dois anos de ciclismo, Andréia se consagra campeã estadual do Mountain Bike Marathon

Nas duas primeiras etapas, a ciclista conquistou a primeira colocação na categoria B1

7 AGO 2019 - 09h05min
ALINE OLIVEIRA

A paixão pelo ciclismo aconteceu de forma bastante inusitada na vida da professora universitária e mestra em Enfermagem, Andreia Cezar de Oliveira, 40 anos, moradora de Aquidauana. O esposo que é pescador amador trocou um caiaque por uma bicicleta e os dois começaram a tomar gosto pelo pedalo. Ele comprou uma `bike` nova e presenteou a esposa com a usada, a partir daí começou a história de um talento que já rendeu várias medalhas.

No campeonato nacional realizado em Mairiporã (SP), a atleta conquistou a oitava posição 

Depois de dois anos de muito treino e dedicação, Andreia se aventurou em campeonatos regionais e nacionais, caiu da bicicleta, fraturou o osso do braço (rádio) e ficou quatro meses sem treinar. Ainda assim, não desistiu e o resultado foi compensador.

No último final de semana (4 de agosto), a ciclista participou da terceira etapa do campeonato estadual de Mountain Bike em Coxim conquistando o 1º lugar, o qual lhe rendeu o título de campeã na categoria B1 XCM. A primeira vitória do certame aconteceu em São Gabriel do Oeste e a segunda, em Chapadão do Sul, nos quais conquistou a primeira colocação.

O próximo desafio de Andreia já está marcado na agenda, o Desafio das Araras, realizado no dia 25 de agosto em Piraputanga.

Nas três etapas do campeonato, Andréia ficou em primeiro lugar

TRAJETÓRIA

Em 2018 depois de uma queda enquanto pedalava, Andreia teve que ficar quatro meses sem treinar, mas, assim que se recuperou encarou um desafio que exige bastante esforço físico.

Trata-se da competição de mountain bike conhecida nacionalmente como “Pata de Onça”, realizada na cidade de Nova Andradina (MS) e reconhecida pela Confederação Brasileira de Ciclismo. “O trajeto estava bastante íngreme, tanto que furei o pneu da minha bicicleta e fiquei em último lugar na metade da competição. No entanto, não me abati e terminei em 3º lugar”, relembra satisfeita.

Outra experiência memorável para ciclista foi a primeira participação em um evento nacional, realizado na cidade paulista de Mairiporã. Na ocasião, concorreu na categoria de 40 a 49 anos e obteve a 8ª colocação, já na primeira experiência.

No final de julho, mais uma medalha para conta e uma subida no pódio, durante o Campeonato Mundial de MTB 24h Solo, realizado no município de Costa Rica (MS). “Conquistei a 3ª colocação e foi um sentimento muito bom, pois, minha primeira disputa aconteceu na cidade e foi quando despertou minha vontade de investir no ciclismo”, observa.

Percurso realizado em Coxim, no dia 4 de agosto.

Porém, a atleta explica que para conseguir competir é realizado um trabalho de condicionamento físico que exige dedicação. Ela revela que o seu treinador é o professor de Educação Física, Vanderlei, que criou uma planilha de treinamento rigorosa. “Alterno exercícios aeróbicos na academia para ganhar forca e equilíbrio com pedaladas. É um cuidado que precisa ser tomado já que nas corridas encontramos trechos com rampas, trilhas, pistas e pedras”, pontua.

DESAFIOS

Andreia explica que atualmente faz parte da Associação de Ciclismo de Bodoquena, pois, no ano passado, imprevistos na entidade de Aquidauana poderiam deixa-la sem autorização para participar dos certames.

Questionada sobre a visibilidade do esporte, a ciclista explica que ainda deixa muito a desejar, principalmente na divulgação pela mídia que prioriza o futebol. No entanto, é defensora ferrenha da modalidade e explica que os benefícios a saúde são muito bons.

Em Costa Rica, a ciclista subiu ao pódio na terceira colocação

`Qualidade de vida, emagrecimento, disposição, são algumas das comprovações que observei no ciclismo. Já presenciei atletas que emagreceram até 20 quilos por se dedicarem e treinarem`, conclui.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Idoso sai para levar filho na igreja e desaparece em Aquidauana

2
Aquidauana

Idoso é localizado na BR-262 saída para Miranda e já está com a família

3
Policial

Homem mata a namorada com 20 facadas na frente da filha dela, em Sidrolândia

4
Policial

Mulher diz que matou marido porque ele a obrigava a ter relações sexuais

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,99m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

SINFONIAS FANTÁSTICAS

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FANTASIAS

Valdemir Gomes

NUm...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Dentistas

Claudio C. T. França e Halessandra J. C. França

Rua Augusto Mascarenhas, 574 Centro - 79200000 Aquidauana/MS (67) 3241-1729 /8402
Farmácias e Drogarias

Farmácia Popular

Rua 7 de setembro, 540 e 771 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3583/1057
Jornal

O Pantaneiro

XV de Agosto, 339 Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3254 / 324 www.opantaneiro.com.br
Ver Mais