A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
14 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Aquidauana

Equipe mirim do Falcão conquista título dos Jogos Escolares de MS

Em entrevista ao site O Pantaneiro, técnico fala sobre o título e destaca a classificação para as Olimpíadas Escolares

20 JUL 2013 - 08h00min
Da redação
Conhecido por formar equipes fortes no cenário do vôlei sul-mato-grossense, o Instituto Educacional Falcão segue acumulando conquistas importantes na modalidade. As garotas da categoria mirim (12 a 14 anos) se sagraram campeãs dos Jems (Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul), disputados de 08 a 13 de julho, no Ginásio Poliesportivo de Anastácio. Na decisão pelo título, a escola aquidauanense venceu Ponta Porã, por 3 sets a 2, em um jogo bastante equilibrado. É importante destacar que, na categoria mirim, os sets vão até 18 pontos.
 
O Falcão foi representado pelas atletas Rafaela, Milena, Ísis, Gabriela, Isabela, Alice, Vitória, Lorena e Luana. A comissão técnica é formada por Guto Portocarrero (técnico), Roney da Silva (auxiliar), professora Santina (coordenadora) e Vitor Maksoud (médico da equipe).
 
Com o título dos Jems, a escola conquistou também o direito de representar Mato Grosso do Sul nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, que serão disputadas em Natal (RN), no mês de setembro.
 
O técnico Guto Portocarrero exaltou mais esse feito do Instituto Educacional Falcão e disse que a preparação das atletas será intensificada, visando essa competição a nível nacional. A partir de agora, os treinos também passarão a ocorrer aos fins de semana, afirmou. "O nível das Olimpíadas Escolares é muito alto, com times que disputam a Divisão Especial de Vôlei. Nosso objetivo é fazer um bom trabalho de preparação, pois a elite do vôlei brasileiro estará em quadra", explicou ele.
 
Técnico das equipes de vôlei do Falcão há 25 anos, Guto está prestes a participar das Olimpíadas Escolares pela quarta vez seguida. Desta vez, segundo ele, o título dos Jems teve um motivo a mais para ser comemorado, já que a equipe mirim treina junta há apenas quatro meses.
 
"Esse time está em fase de formação e, na verdade, foi planejado pensando mais no ano que vem. As garotas surpreenderam ao conquistarem o título dos Jems deste ano e acabaram adiantando o processo, valorizando ainda mais o feito. Só temos a agradecer aos pais dos alunos, aos professores e à direção da escola, que sempre deram apoio e confiança para desenvolvermos nosso trabalho?.
 
Transformação através do esporte
 
Ao comentar sobre o desempenho de suas atletas durante os Jems, o técnico Guto Portocarrero diz que o esporte é o maior transformador social que existe. Na opinião dele, a criação de uma perspectiva de vida para as crianças e adolescentes é um dos grandes legados das práticas esportivas, seja dentro ou fora do ambiente escolar.
 
?A conquista dessas garotas pode incentivar outras mais novas a seguir o mesmo caminho, algo que já é extremamente satisfatório para nós. Não se trata apenas de revelar novos talentos, mas também de construir uma história de vida, de ensinar a trabalhar em equipe, de criar um sonho e uma perspectiva melhor para os alunos. O valor do esporte é inquestionável?.
 
No caso do Instituto Educacional Falcão, a escola oferece bolsas de estudo para algumas atletas, mas o mesmo empenho demonstrado nas quadras deve ser visto também dentro das salas de aula. ?Ao mesmo tempo em que eu cobro pelo melhor rendimento das minhas atletas, a escola exige que elas se dediquem aos estudos, pois, caso contrário, perdem a bolsa. Ou seja, a prática do esporte também serve de incentivo para que tirem boas notas. Se num grupo de 10 atletas, mesmo que nenhuma siga a carreira esportiva, mas se todas conseguirem concluir os estudos em alguma faculdade, para nós já é motivo de orgulho?, afirmou Guto.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Encontrado o corpo do trabalhador que desapareceu no rio Negro

2
Policial

PRF apreende 27,5 quilos de cocaína no banco traseiro de veículo em Anastácio

3
Aquidauana

Helicóptero leva bombeiros, peritos e policiais para buscar corpo de pedreiro

4
Policial

Trabalhador cai no rio Negro durante pescaria e desaparece; bombeiros preparam resgate

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Valdemir Gomes

Numa...

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas