A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
22 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Cidadania

Estudantes participam de projeto de reflorestamento da área queimada da Lagoa Comprida

Recentemente devastada em parte pelas chamas, região turística de Aquidauana recebe atenção e carinho dos jovens

5 SET 2019 - 16h14min
Redação

Não é de hoje que a prática criminosa de atear fogo em espaços públicos de lazer da cidade tem se repetido ostensivamente ano após ano, sobretudo em épocas de seca extrema, como tem ocorrido nos últimos meses em Aquidauana. Nem o Parque da Lagoa Comprida, considerado cartão postal do município, escapou das chamas nocivas ao meio ambiente e à própria saúde do público que frequenta o local, incluindo pessoas de todas as idades, sendo os mais frágeis e suscetíveis as crianças e idosos.

Em face a esse problema crônico, estudantes da Escola Estadual Profª Doris Mendes Trindade decidiram ser exemplo para os mais velhos e arregaçaram as mangas com a finalidade de mudar esse cenário de destruição. Com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana (CPAQ), 9º Batalhão de Engenharia de Combate Carlos Camisão e Secretaria Municipal de Saúde (SESAU)/ Controle de Vetores e a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) de Aquidauana, os jovens plantaram 40 mudas de espécies nativas disponibilizadas pela Prefeitura para reconstituir a área degradada do parque nesta quarta-feira (4).

A fim de manter a integridade da Lagoa Comprida, que conta com uma extensa área verde e uma grande lagoa, o Parque já apresenta as características do ecossistema do Pantanal. Possui pista iluminada para caminhadas, quadra de areia e o Viveiro Municipal. É uma importante área de preservação e de contato com o meio ambiente. Para os estudantes, é inimaginável ficar de braços cruzados enquanto a comunidade for omissa ou mesmo responsável por jogar lixo ou atear fogo no local.

A ação

Os biólogos Secretaria de Meio Ambiente, Fernando Ibanez Martins e Grace Ferreira da Silva, acompanharam a atividade e orientaram os alunos quanto às características singulares do Parque Natural Municipal da Lagoa Comprida. Os profissionais também explicaram aos alunos a maneira correta de plantar as mudas, que foram regadas com apoio do exército e da Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (SANESUL).

Unidos pela reconstituição da Lagoa Comprida, todos os jovens estiveram engajados na ação que integra a programação do PIBID da Biologia da UFMS do Campus de Aquidauana, realizado na Escola Dóris, com apoio do Profº José Américo Fiori Grance e coordenado na UFMS pela Profª Doutora Dirce Ferreira Luz, além disso, foi uma atividade alusiva ao Dia do Biólogo, comemorado em todo o país no dia 3 de setembro.

Depois de plantar as mudas de maneira correta, os estudantes ainda recolheram o lixo acumulado na área do parque com apoio da equipe da Coordenadoria de Controle de Vetores da SESAU.

Estudantes plantam árvores e deixam legado para as futuras gerações. Foto: divulgação

O perigo das queimadas

A causa mais frequente, nos focos de incêndio em vegetação, amontoado de lixo e amontoado de madeira é o ato incendiário por atuação humana, ou seja, pessoas que utilizam a ação do fogo para a limpeza de terrenos e/ou pastagens, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar.

As consequências diretas dos incêndios são: destruição de plantas, mortes de animais e micro-organismos, além de pôr em risco edificações próximas e o tráfego de veículos. Os acidentes de trânsito e riscos para a aviação estão entre as causas diretas.

As consequências indiretas são entre outras: agravamento de problemas respiratórios; mortandade de peixes; morte de animais; empobrecimento do solo; agravamento do aquecimento global; destruição da camada de ozônio; congestionamento do sistema de saúde (postos, hospitais, etc.).

Fonte: CBMMS

Com informações da ASCOM/Prefeitura de Aquidauana

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Acidente entre Gol e Harley Davidson deixa uma pessoa ferida

2
Bodoquena

Motorista perde controle e tomba carreta na MS-339 entre Miranda e Bodoquena

3
Policial

Policial agiu em legítima defesa ao matar o ex-namorado que invadiu casa dela, diz delegada

4
Policial

Homem flagra a ex com outro, tenta despi-la e a agride com soco na boca em Aquidauana

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min22 max30

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,99m
Miranda
6,45m
Paraguai
1,50m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"A PESCA MILAGROSA"

Valdemir Gomes

Quando...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

CASA DO ARTESÃO

Praça dos Estudantes, s/n Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 96012585 (Louri
Distribuidoras de Gás

Disk Gás Ultragás

Rua Roberto Scaff, s/n Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2877
Telefones Úteis

Corpo de Bombeiros - 7º SGB

Leônidas de Mattos, 464 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2900/193
Ver Mais
Supermercado Siriema