14 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Famílias diversificam produção para melhorar renda em Aquidauana

8 JUL 2020 - 10h08min
Agecom

A equipe técnica da Secretaria Municipal de Produção (SEMP) esteve vistoriando os serviços de preparação da terra e plantio nas áreas de produção da agricultura familiar na Aldeia Limão Verde.

A Prefeitura de Aquidauana por meio da Secretaria Municipal de Produção atende mensal e diretamente mais de 50 famílias na Aldeia Limão Verde. Além dessa aldeia, a Prefeitura de Aquidauana tem auxiliado em todas as aldeias produtoras com apoio técnico da SEMP e com as patrulhas mecanizadas.

"Durante o dia de ontem, 07, estivemos visitando as áreas gradeadas, conversando com os agricultores familiares e o resultado das produções estão muitos satisfatórios. Agradecemos o apoio da Administração Municipal e autonomia dada a SEMP para poder atuar diretamente junto às aldeias na agricultura familiar, com conhecimento técnico e maquinários", afirmou a secretária Naiara Nogueira Arguelo.

Conforme levantamento feito pela SEMP, as famílias agricultoras do Limão Verde estão realizando plantio de diversas culturas, dentre elas: feijão miúdo, maxixe, abóbora, moranga, milho, limão-taiti, limão-rosa, banana e melão caipira.

Na avaliação da secretária Naiara Nogueira, para a Administração Municipal o investimento e apoio disponibilizado à agricultura familiar possibilita a diversificação de culturas e isso é muito positivo.

"Essa diversificação no plantio significa que os pequenos produtores estão incentivados em investir na produção de novos alimentos, visando ter mais alimentos na aldeia e também comercializarem, para aumentar a renda das famílias. Tudo isso nos chamou a atenção, principalmente pela quantidade plantada na comunidade. Estão em um ritmo muito bom de trabalho e de produção", completou a secretária Naiara.

No mês de Agosto, a comunidade do Limão Verde iniciará o plantio de melancia. Atualmente, a mandioca é a cultura com maior índice de plantio da região, estima-se cerca de 200 hectares de mandioca. As plantações estão divididas em diversas fases: plantio, crescimento e colheita. Essa divisão e planejamento de plantio e áreas, tem garantido às famílias indígenas produtoras uma rentabilidade mais equilibrada durante todo o ano, ou seja, todos os meses eles tem algum tipo de alimento para colher e comercializar.

"Ver na prática e in loco que o apoio da Prefeitura de Aquidauana tem ajudo as famílias a produzir e garantir sua subsistência e renda é satisfatório", afirmou a secretária Naiara.

 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Terezinha de Jesus Arruda morre aos 63 anos em Anastácio

2
Aquidauana

Idoso morador do Cidade Nova é nova vítima do coronavírus em Aquidauana

3
Policial

Homem matou desafeto em Bodoquena após receber ameaças de morte

4
Aquidauana

Moradores do Serraria e região denunciam matança de animais domésticos

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min21 max37

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,04m
Miranda
1,60m
Paraguai
1,14m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"TER UM AMOR"

Valdemir Gomes

Como...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: LUGAR DE CALA (A BOCA)

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Veículos

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Farmácias e Drogarias

Drogaria Progresso

Rua João Leite Ribeiro, 345 c Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-0643
Pousadas

Fazenda Rio Negro

Rio Negro, - Aquidauana/MS (67) 326-0002 / 326- www.fazendarionegro.com.br
Ver Mais