A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
28 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

FCMS realiza visita técnica em Pontos de Cultura de Aquidauana e Anastácio

Visitas têm como objetivo acompanhar e orientar os projetos desenvolvidos nos dois municípios

12 ABR 2013 - 07h30min
redação / Aníbal Placêncio
A FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), por meio da Assessoria de Projetos, realiza, nesta sexta-feira (12), visita técnica de acompanhamento e fiscalização dos Pontos de Cultura integrantes da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS em Aquidauana e Anastácio. Amina, Sapicuá Pantaneiro e Músicas Sem Fronteiras serão os Pontos que serão visitados. 
 
A valorização da cultura popular pantaneira, promoção do desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a comunidade aquidauanense são os objetivos do Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro. Em busca de fortalecer e proporcionar renda aos artesãos, desenvolve um núcleo de produção artesanal de lã de carneiro, faixa paraguaia e couro, resgatando e aprimorando as práticas artesanais que compõem o repertório de saberes de homens e mulheres do Pantanal. Como ação complementar, que visa contribuir para a valorização integral da comunidade local, o projeto pretende proporcionar acesso à cultura audiovisual e literária, por meio da oferta de curso de vídeo e criação/disponibilização de acervo bibliográfico e de filmes. 
 
O Ponto de Cultura Amina, coordenado pela Associação de Mulheres Independentes na Ativa de Aquidauana, tem por finalidade capacitar associadas e mulheres da comunidade na confecção de produtos artesanais regionais, para torná-los fonte de renda para a comunidade. O ponto oferece cursos de pintura em tecido, crochê, trabalhos em argila, produtos ornamentais em madeira, chifre de boi, adereços feitos de coco-da-baía, couro bovino e osso, bordado em chinelo, trabalhos com garrafas descartáveis, bordados, corte e costura e biojoias. 
 
Já o Ponto de Cultura Música sem Fronteiras fomenta o ensino da música instrumental por meio de uma Banda de Música, segmento de extrema tradição cultural no município de Anastácio. Contribui para a formação cultural de alunos portadores de necessidades especiais através de um processo de arte-transformação, promovendo a inclusão e interação com os alunos não-portadores de deficiência da rede pública de ensino. O Ponto é coordenado pela Apae (Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais) e integra atividades de música e dança, oferece oficinas de percussão e sopro, coreografia e cultura digital para crianças, adolescentes e jovens entre oito e 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. Estendendo as ações ao núcleo familiar, também oferece oficinas de artesanato para mães de alunos frequentadores da entidade. 
 
Segundo a gestora da Rede Estadual de Pontos de Cultura de MS, Adriane Cação, as visitas têm como objetivo acompanhar e orientar sobre o desenvolvimento dos projetos, para visar a melhor execução e a aplicação dos recursos públicos disponibilizados.
 
Ação prioritária do Programa Cultura Viva, o Ponto de Cultura é desenvolvido por meio de convênio entre Fundação de Cultura do Governo do Estado e Ministério da Cultura.
 
Seminário
 
Também nesta sexta-feira, o Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro realiza a segunda edição do Seminário Cultura para o Desenvolvimento do Pantanal. O evento conta com o apoio da FCMS. As atividades acontecem das 07h às 15h30, na Escola Estadual Marly Russo Rodrigues, localizada no Bairro Nova Aquidauana. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Fazendeiro denuncia à Polícia Civil furto de 56 cabeças de gado em Aquidauana

2
Aquidauana

Casos de embriaguez levaram PM a aumentar rigor das ações em Aquidauana

3
Aquidauana

7º Pira Folia encerrado com chave de ouro e muita animação em Aquidauana

4
Policial

Foragido briga com a mulher em festa de Carnaval e acaba preso pela PM

Vídeos

Video da perseguição da Policia Civil

“Amigo que é amigo não derruba” Compartilha o Corpo de Bombeiros nas redes sociais

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max34

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min23 max34

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,17m
Miranda
5,89m
Paraguai
1,58m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"MINHA ALMA TEM O PESO DA LUZ"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: FANTASIAS

Valdemir Gomes

NUm...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

José Arruda Fialho

Sete de Setembro, 1193 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Transportes

Viação Da Mata

AV. Dr Sabino, 252 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 1966
Studio e Gravações

Alternativa Studio

Pandia Calogeras, s/n Centro - 79200000 Anastácio/MS (67) 8115 8680
Ver Mais