A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

Feijoada atinge meta e viabiliza sede da Pastoral da Criança de Aquidauana

A sede da Pastoral da Criança será erguida em uma área doada pela Prefeitura no bairro Arara Azul

11 JUN 2013 - 14h55min
Assessoria de Imprensa Gabinete Felipe Orro / João Prestes
O êxito da II Feijoada da Solidariedade detonou a contagem regressiva para inaugurar a sede própria da Pastoral da Criança de Aquidauana, abrindo nova perspectiva para as mais de mil crianças e mães atendidas pela entidade no município. O dinheiro arrecadado com a venda das camisetas que davam acesso ao evento, a venda de doces e o leilão de um quadro ofertado pelo fotógrafo Marcos Quinhonez somou R$ 15.640,00. ?O dinheiro será repassado ainda nesta semana ao padre Álvaro (Pároco de Aquidauana)?, disse a médica Viviane Orro, esposa do deputado Felipe Orro, que esteve à frente da organização. Na segunda-feira pela manhã ela já repassou o valor da arrecadação ao religioso.
 
Presente ao evento ao lado da primeira-dama do município Liliane, o prefeito de Aquidauana, Zé Henrique Trindade (PDT), garantiu que vai repassar por convênio com a Pastoral os recursos necessários para a conclusão da obra. ?Se não fosse essa ajuda a obra ficaria lá, não sei mais quantos anos. A paróquia não tem recursos, fazemos das tripas coração para custear as despesas com o que arrecadamos de dízimo?, conta o padre Donizete Araújo, diretor espiritual da Pastoral da Criança.
 
A sede da Pastoral da Criança será erguida em uma área doada pela Prefeitura no bairro Arara Azul, um dos mais carentes de Aquidauana. Apenas o alicerce e o contrapiso foram feitos, isso há mais de dois anos, e a obra não avançou desde então. ?Temos 4 mil tijolões e 2 mil tijolinhos, dá para erguer as paredes. Temos as telhas e algum material, tudo doado. Só faltava o dinheiro para o madeiramento, a mão-de-obra e os acabamentos. Agora vai dar pra tocar a obra e concluir, espero que em dois ou três meses?, prevê o coordenador do projeto Mário Ravaglia.
 
A obra compreende um amplo salão onde será feito o atendimento ao público, como pesagem das crianças, cursos e palestras às mães, confraternização e orientações diversas. Conta ainda com cozinha, despensa, sanitários e salas administrativas. O projeto é de responsabilidade técnica do arquiteto Paulo Correia de Oliveira, voluntário da Pastoral e que na Feijoada atuou como caixa da mesa de doces.
 
Feijoada
Findo o evento e constatado o sucesso da promoção, acaba a agonia de anos dos mais de 40 líderes e demais voluntários da Pastoral da Criança de Aquidauana. ?A gente ficava naquela aflição, não sabia o que fazer para continuar a obra. Aí vieram o Felipe e a Viviane e sugeriram fazer a feijoada para arrecadar fundos. Era o que a gente precisava. Atitudes dessas mostra o reconhecimento do trabalho da Pastoral da Criança, agora vamos poder melhorar o atendimento num ambiente decente, isso ajuda até na autoestima das pessoas atendidas?, avalia a coordenadora diocesana da Pastoral, Suely Maria de Araújo Lynch.
 
Foi em março que o deputado Felipe Orro e sua esposa decidiram promover a II Feijoada da Solidariedade. Toda a equipe do Gabinete do parlamentar foi mobilizada, assim como os membros da Pastoral e amigos de Aquidauana na organização e promoção do evento. O almoço aconteceu no Mônica's Buffet, próximo à Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, que foi o núcleo do povoamento da cidade.
 
O toque da decoradora Denise Carvalho Martins transformou o amplo salão em um ambiente requintado, com bananeiras em bases de ráfia trazendo o verde tropical ao interior, arranjos de pimentas ornamentais sobre as mesas antecipando sabores, quadros do fotógrafo Marcos Quinhonez em molduras rústicas e cachos de bacuris espalhados em locais estratégicos, lembrando que o Pantanal é aqui.
 
A cozinha ficou sob responsabilidade da cheff Márcia Cristina Oliveira Figueiredo que teve o apoio de mais cinco auxiliares. Preparar alimento para tanta gente é especialidade dela, com mais de 20 anos de experiência no setor. ?Cozinhamos 60 quilos de feijão e a mesma quantidade de carnes e linguiças. Além dos acompanhamentos (arroz, couve, farofa e muita laranja)?. Antes do almoço os convidados degustaram o caldo de feijão servido com alho frito e cheiro verde, e muito molho de pimenta para combinar com a música contagiante das bandas SPCIA e Mania do Samba.
 
A promoção teve o apoio de: Good & Goods, Casa Portuguesa, Tinho Proença, Nelson Scaff, O Pantaneiro, Lise Jones, Serv Já, FM 87.9, ABCdário Produções, Depillare, Denise Decorações, SV Áudio, Brodway Outdoors, Frigorífico Buriti, Jeca Ingresso Fácil, Portal Pantaneiro Hotel, rádios AM Pantaneira, AM Difusora e Independente. O prefeito de Anastácio e presidente da Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), e a primeira-dama Cynthia Figueiredo, prestigiaram o evento, entre outras personalidades da região. 
A organizadora do evento Viviane Orro recebe autoridades
A organizadora do evento Viviane Orro recebe autoridades / Sirnay Moro
A organizadora do evento Viviane Orro recebe autoridadesCerca de 350 pessoas estiveram presentes na II Feijoada da SolidariedadeFá, Lejania e Dani ganharam prêmios por suas camisetas customizadas

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Anastácio

Mãe e motorista, moradora de Anastácio conquista respeito do Brasil

4
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

ME CONHECE COMO NINGUÉM

Valdemir Gomes

Hoje...

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Ver Mais Colunas
498110541