A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8828-->
Aquidauana

Feijoada atinge meta e viabiliza sede da Pastoral da Criança de Aquidauana

A sede da Pastoral da Criança será erguida em uma área doada pela Prefeitura no bairro Arara Azul

11 JUN 2013 - 14h55min
Assessoria de Imprensa Gabinete Felipe Orro / João Prestes
O êxito da II Feijoada da Solidariedade detonou a contagem regressiva para inaugurar a sede própria da Pastoral da Criança de Aquidauana, abrindo nova perspectiva para as mais de mil crianças e mães atendidas pela entidade no município. O dinheiro arrecadado com a venda das camisetas que davam acesso ao evento, a venda de doces e o leilão de um quadro ofertado pelo fotógrafo Marcos Quinhonez somou R$ 15.640,00. ?O dinheiro será repassado ainda nesta semana ao padre Álvaro (Pároco de Aquidauana)?, disse a médica Viviane Orro, esposa do deputado Felipe Orro, que esteve à frente da organização. Na segunda-feira pela manhã ela já repassou o valor da arrecadação ao religioso.
 
Presente ao evento ao lado da primeira-dama do município Liliane, o prefeito de Aquidauana, Zé Henrique Trindade (PDT), garantiu que vai repassar por convênio com a Pastoral os recursos necessários para a conclusão da obra. ?Se não fosse essa ajuda a obra ficaria lá, não sei mais quantos anos. A paróquia não tem recursos, fazemos das tripas coração para custear as despesas com o que arrecadamos de dízimo?, conta o padre Donizete Araújo, diretor espiritual da Pastoral da Criança.
 
A sede da Pastoral da Criança será erguida em uma área doada pela Prefeitura no bairro Arara Azul, um dos mais carentes de Aquidauana. Apenas o alicerce e o contrapiso foram feitos, isso há mais de dois anos, e a obra não avançou desde então. ?Temos 4 mil tijolões e 2 mil tijolinhos, dá para erguer as paredes. Temos as telhas e algum material, tudo doado. Só faltava o dinheiro para o madeiramento, a mão-de-obra e os acabamentos. Agora vai dar pra tocar a obra e concluir, espero que em dois ou três meses?, prevê o coordenador do projeto Mário Ravaglia.
 
A obra compreende um amplo salão onde será feito o atendimento ao público, como pesagem das crianças, cursos e palestras às mães, confraternização e orientações diversas. Conta ainda com cozinha, despensa, sanitários e salas administrativas. O projeto é de responsabilidade técnica do arquiteto Paulo Correia de Oliveira, voluntário da Pastoral e que na Feijoada atuou como caixa da mesa de doces.
 
Feijoada
Findo o evento e constatado o sucesso da promoção, acaba a agonia de anos dos mais de 40 líderes e demais voluntários da Pastoral da Criança de Aquidauana. ?A gente ficava naquela aflição, não sabia o que fazer para continuar a obra. Aí vieram o Felipe e a Viviane e sugeriram fazer a feijoada para arrecadar fundos. Era o que a gente precisava. Atitudes dessas mostra o reconhecimento do trabalho da Pastoral da Criança, agora vamos poder melhorar o atendimento num ambiente decente, isso ajuda até na autoestima das pessoas atendidas?, avalia a coordenadora diocesana da Pastoral, Suely Maria de Araújo Lynch.
 
Foi em março que o deputado Felipe Orro e sua esposa decidiram promover a II Feijoada da Solidariedade. Toda a equipe do Gabinete do parlamentar foi mobilizada, assim como os membros da Pastoral e amigos de Aquidauana na organização e promoção do evento. O almoço aconteceu no Mônica's Buffet, próximo à Praça Nossa Senhora Imaculada Conceição, que foi o núcleo do povoamento da cidade.
 
O toque da decoradora Denise Carvalho Martins transformou o amplo salão em um ambiente requintado, com bananeiras em bases de ráfia trazendo o verde tropical ao interior, arranjos de pimentas ornamentais sobre as mesas antecipando sabores, quadros do fotógrafo Marcos Quinhonez em molduras rústicas e cachos de bacuris espalhados em locais estratégicos, lembrando que o Pantanal é aqui.
 
A cozinha ficou sob responsabilidade da cheff Márcia Cristina Oliveira Figueiredo que teve o apoio de mais cinco auxiliares. Preparar alimento para tanta gente é especialidade dela, com mais de 20 anos de experiência no setor. ?Cozinhamos 60 quilos de feijão e a mesma quantidade de carnes e linguiças. Além dos acompanhamentos (arroz, couve, farofa e muita laranja)?. Antes do almoço os convidados degustaram o caldo de feijão servido com alho frito e cheiro verde, e muito molho de pimenta para combinar com a música contagiante das bandas SPCIA e Mania do Samba.
 
A promoção teve o apoio de: Good & Goods, Casa Portuguesa, Tinho Proença, Nelson Scaff, O Pantaneiro, Lise Jones, Serv Já, FM 87.9, ABCdário Produções, Depillare, Denise Decorações, SV Áudio, Brodway Outdoors, Frigorífico Buriti, Jeca Ingresso Fácil, Portal Pantaneiro Hotel, rádios AM Pantaneira, AM Difusora e Independente. O prefeito de Anastácio e presidente da Assomasul (Associação de Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo (PSDB), e a primeira-dama Cynthia Figueiredo, prestigiaram o evento, entre outras personalidades da região. 
 
  • Cerca de 350 pessoas estiveram presentes na II Feijoada da Solidariedade
  • Fá, Lejania e Dani ganharam prêmios por suas camisetas customizadas
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem que comprou vários imóveis em Aquidauana é executado com três tiros

2
Policial

Morte de ex-vereador e esposa envolveu autores de Aquidauana e Anastácio

3
Policial

Trabalhador rural é preso depois de estuprar e ameaçar sobrinha com arma em Aquidauana

4
Policial

Homem que devia R$ 7 mil de pensão alimentícia é preso

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min19 max31

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min19 max31

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,72m
Miranda
2,73m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Para...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Restaurantes

Churrascaria e lanchonete Laçador II

Pedroso Alagues, s/n BR 262 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 0300
Farmácias e Drogarias

Farmácia Pantanal

Rua Bichara Salamene, 1633 Bairro da Serraria - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-8712
Ver Mais
508110637