A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de fevereiro de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Feira alia contexto atual do mundo à história dos 50 anos do Instituto Educacional Falcão

Feira Histórica, Científica e Cultural movimenta 350 estudantes junto à comunidade escolar

7 OUT 2019 - 09h33min
Redação

Difícil encontrar nos dias atuais uma escola que possui 50 anos e que promove o aprendizado pleno de conhecimentos e temas tão atuais debatidos pela sociedade. Considerada patrimônio de Aquidauana, o Instituto Educacional Falcão comemora meio século de existência em 2019. Neste sábado (5), a Feira Histórica, Científica e Cultural reuniu em torno de 350 estudantes junto aos pais, professores e demais participantes da comunidade escolar para celebrar o aprendizado dos alunos, através de apresentações de projetos que abordaram diversos assuntos que fizeram parte do conteúdo de ensino ao longo do ano.

Alunos explicam o que aprenderam sobre o Sistema Solar. Foto: Rhobson Tavares Lima

Rejane Rocha Reis, secretária do Instituto Educacional Falcão, explica que cada série preparou um estudo sobre vertente do conhecimento, mas com ênfase na vida de José Rodolfo Falcão, fundador da escola em 1969. “Os alunos desenvolveram projetos e expuseram os conhecimentos para os pais e demais estudantes de outras salas. A iniciativa é de fazer com que, através da apresentação, eles possam assimilar de fato o conteúdo. Temos uma sala com todo o histórico do Dr. Falcão, as evoluções da escola, banda marcial, objetos pessoais do diretor, como terno, relógio, caneta, entre outros”.

Falecido em 1999, Dr. Falcão foi o grande homenageado desta Feira. Natural de Vertentes, estado de Pernambuco, se formou em Direito na Universidade Federal da Bahia e em 1966 chegou a Aquidauana. Visto que trabalhava como professor, adquiriu a escola, que enfrentava dificuldades financeiras e três anos depois, em 1969, adquiriu a escola e iniciou sua trajetória educacional ao lado da esposa, Gleice Rocha Falcão, que atualmente é a diretora do Instituto Educacional Falcão.

“Temos projetos especiais esse ano que mostra justamente a cultura e os costumes do Nordeste, região de origem do Dr. Falcão. Assuntos como a geografia do local, como a caatinga, literatura de cordel e também toda a história de vida do fundador do Instituto Educacional Falcão foram resgatados e explicados pelos alunos deste projeto”, complementou Rejane.

Cultura nordestina, região de origem do Dr. Falcão, é apresentada pelos alunos da escola. Foto: Rhobson Tavares Lima

Feira do conhecimento

Dilene Farias Pimentel, 46 anos, trabalha como professora do Instituto Educacional Falcão há 29 anos. Ela esclarece que todo ano a escola realiza o evento, na expectativa de interagir mais todos os entendes da comunidade escolar: pais, alunos, professores e equipe técnica. “Nosso objetivo é que os estudantes aprendam, de uma forma mais lúdica. Quando eles escutam e vivem, de uma forma mais intensa, a aprendizagem consequentemente fixa melhor. Sabemos que os projetos são muito importantes para a vida escolar dos alunos e a partir deles, nunca mais esquecem, então é uma aprendizagem para a vida toda”, analisou a professora.

Conforme esclarece a professora Dilene, todos os anos, os alunos apresentam projetos diferentes, em sintonia com a própria evolução do conhecimento ao longo dos anos. A novidade é que este ano, os pais e responsáveis tiveram maior participação junto aos projetos de seus filhos. “Nos primeiros anos de feiras, a participação era exclusiva aos alunos, mas depois percebemos a importância da participação dos pais nessa interação entre estudantes, pais, professores, e essa interação da família com a comunidade escolar nos fez crescer muito.”

Pai de aluno que apresentou projeto na sala de games, o dentista Cláudio França, de 49 anos, viu com entusiasmo os projetos integrantes da Feira. “É uma oportunidade dos pais terem ciência do trabalho e do estudo que as crianças aprendem e desenvolvem no dia a dia. Essa é uma iniciativa importante do Instituto Educacional Falcão. Gostei demais e ano que vem estaremos aqui novamente”, considerou.

Resgate histórico e temas do século 21

Salas do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio trouxeram uma gama de conhecimento tanto histórico quanto científico na edição deste ano. Enquanto uma sala resgatou os jogos e brincadeiras lúdicas, como bulita, xadrez e demais jogos lúdicos, outra abordou o mundo dos games e a nova modalidade que tem dado o que falar: o e-sport.

Temos como violência doméstica, feminicídio, Avengers, genocídio no Prata e até a história de Chernobyl, acidente nuclear que foi tema de uma das séries da HBO que mais tiveram sucesso e recorde de audiência neste ano, foram explicados com maestria pelos alunos.

Dr. Falcão, fundador da escola.

Aliado a estes temas, estava a sala da Manuelli Harissa, aluna do 7º ano. Sua sala foi responsável por mostrar detalhes da vida e da carreira do Dr. Falcão. Prestes a completar 13 anos, Manuelli gostou de ser uma das responsáveis por resgatar as origens e a história de seu fundador. “Achei muito legal e produtivo. Como o nosso diretor já está falecido, acho importante contar essa história, pois muitos alunos ainda não conheciam a sua trajetória. Esta é a quinta feira que participo”.

Instituto Educacional Falcão

Com sua frase emblemática “Não há vento favorável, para quem não sabe a direção do porto”, José Rodolfo Falcão deixou um legado na educação de Aquidauana. A Escola está situada na Rua XV de Agosto, nº 186/260, Bairro Alto, na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul.

Telefones: (67) 3241-3034 – (67) 3241 1394 - Fax: (67) 3241-3384.

 

*Com informações de Rhobson Tavares Lima.

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Militar do exército morre em acidente na BR-262 em Corumbá

2
Aquidauana

Homem é preso após tentar estuprar adolescente no Bairro Alto

3
Aquidauana

Polícia desarticula esquema de “disk drogas” do Bairro Alto

4
Miranda

Homem é preso após abusar sexualmente de meninas de 8 e 9 anos

Vídeos

Águas do Miranda representa o Centro-Oeste na 7ª edição do Concurso Lei Maria da Pena

Urgente: Caminhão carregado com mortadela cai em serra entre Nioaque e Sidrolândia

PRF persegue veículo suspeito por 10km na BR 262 e apreende 149 tabletes de cocaína

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max35

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min23 max35

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,65m
Miranda
6,11m
Paraguai
1,45m

Colunas e Blogs

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"EXERCÍCIO"

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SONHOS

Valdemir Gomes

Ser...

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

J Pneus e Escapamentos

Rua Manoel Antônio Paes de Barros, 987 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3726 / Fax
Hotéis

Hotel de Trânsito do Exército

Rua 7 de Setembro, 1575 Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1600/241-3
Hotéis

Pousada Portal da Serra

Rua Marechal Mallet, 885 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-1809 / 991
Ver Mais