A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8500
Aquidauana

Fundação de Cultura de Aquidauana apresenta: 'Mario Quintana: o poeta das coisas simples'

26 MAI 2013 - 07h00min
Fundação de Cultura
A Prefeitura Municipal de Aquidauana, através da Fundação de Cultura, convida para o espetáculo ?Mario Quintana: o poeta das coisas simples?, que reúne performance, teatro, música e poesias. Agraciado com o prêmio Procultura 2010 do Ministério da Cultura.
 
A diretora-presidente da Fundação de Cultura de Aquidauana, Reni Cicalise, observou que este é um grande espetáculo, oportunizando à população aquidauanense, um evento de alto nível, garantido o acesso à cidadania cultural.
 
O trabalho, composto por diversas linguagens artísticas, leva ao palco um ator e três atrizes interpretando e cantando a vida e obra de Mario Quintana. Há também dois áudios históricos, um com o próprio poeta recitando seu ?Poeminha do Contra? e outro com um poema escrito para Bruna Lombardi (grande amiga e admiradora do poeta). A direção musical escolheu o acordeon para musicar alguns poemas e pontuar outros com acompanhamento ao vivo. A direção mescla as variadas formas de expressão para transmitir a poesia de Quintana.
 
?Mario Quintana ? O Poeta das Coisas Simples? resgata toda essa maestria em uma única apresentação no dia 28 de maio de 2013, às 20h, no Anfiteatro da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) Campus I, e a entrada será 1 kg de alimento não perecível. Haverá ainda uma apresentação exclusiva para estudantes às 15h no mesmo local e data. 
 
O elenco
 
A equipe de profissionais é formada por artistas que consolidaram renomadas carreiras no teatro, no cinema e na televisão. A direção é do professor de teatro, diretor e crítico de cinema Rubens Lima Júnior, que, com apurada sensibilidade, mescla as diversas linguagenspara transmitir toda a beleza poética de Quintana. 
 
Selma Lopes é atriz de grandes musicais como ?Gota D?água?, no qual contracenou com Bibi Ferreira, e é uma das mais procuradas dubladoras do país inclusive para nomes como Whoopi Goldberg e Margie Simpson; O ator Sergio Miguel Braga fez parte das experiências inovadoras de teatro de grupo e recentemente participou da novela global ?A Vida da Gente?; Isis Koschdoski, também é dubladora e tem participação em inúmeras novelas de sucesso como ?Cabocla?, ?Água Viva? e ?Gente Fina? e, por fim, Vivian Duarte que recentemente fez parte do elenco da novela ?Aquele Beijo?.
 
O projeto ?Mario Quintana ? o Poeta das Coisas Simples? já passou pelas cidades: São Paulo e São José dos Campos, em São Paulo; Porto Alegre, Rio Grande, Bagé, Pelotas, Caxias do Sul, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Nova Petrópolis, Passo Fundo, Santo Ângelo, Alegrete, Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, Garanhuns, em Pernambuco, Juiz de Fora em Minas Gerais, Salvador-Bahia e Fortaleza-Ceará. 
 
Há grande expectativa da chegada no Estado do Mato Grosso do Sul, estado que valoriza seus poetas, onde, além de Aquidauana o projeto terá apresentações em Corumbá e Campo Grande.
 
O Poeta Mario Quintana
 
Mario Quintana, natural de Alegrete no Rio Grande do Sul, é considerado pela crítica e pelo público um dos mais importantes poetas do país. Além de diversas publicações premiadas, ele recebeu em 1980, pelo conjunto de sua obra, o renomadoPrêmio Machado de Assisconferido pela Academia Brasileira de Letras. 
 
Conhecido pela maestria com que lidava com as palavras, fazendo ressignificações várias de seus sentidos originais, o poeta ficou também lembrado pelo humor e o sarcasmo que davam um tom especial a essas mesmas palavras. Quintana foi indicado três vezes para ocupar uma vaga na Academia Brasileira de Letra e por três vezes não foi aceito. O que poderia ser motivo de tristeza para uns, para ele foi inspiração. Nascia, dessa maneira, o ?Poeminha do Contra? que no espetáculo poderá ser apreciado em um áudio do próprio Quintana.
 
Como demonstração de seu gênio inventivo, tem-se o trecho datado de 14/11/1984, em edição da Revista IstoÉ: ?Idades só há duas: ou se está vivo ou morto. Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade?.
 
Serviço
?Mario Quintana - o Poeta das Coisas Simples?
Local: Anfiteatro Dóris Mendes Trindade - UFMS - 
Campus de Aquidauana- Unidade I - MS
Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, 163
Dias: 28 de maio de 2013, às 20h
Entrada: 1 kilo de alimento não perecível
Site: www.opoetadascoisassimples.com.br
 
Ficha Técnica
Texto: do próprio Mario Quintana (excertos de seus poemas, contos e entrevistas)
Pesquisa, seleção e roteiro: Sergio Miguel Braga
Direção: Rubens Lima Junior
Direção Musical: Fáthima Rodrigues
Figurinos e Adereços: Pedro Lacerda
Programação Visual: TitaBevilaqua
Assistente de Direção: Vivian Duarte
Operador de Som: Josué Fernandez
Operador de Luz: Leandro Gass
Foto Programa: Liane Neves
Direção de Produção: Sergio Miguel Braga
 
Elenco:
Selma Lopes 
Isis Koschdoski
Vivian Duarte
Sergio Miguel Braga
Acordeon: Grasi Muller

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

No 'adeus' ao ex-presidente da OAB, família e amigos demonstram revolta com homicídio

2
Aquidauana

Jovem sai para ir ao banco e desaparece em Aquidauana

3
Anastácio

Dentes de ex-presidente da OAB estariam quebrados; laudo da morte sai em 7 dias

4
Aquidauana

Família procura por adolescente de 14 anos sumida há 2 dias em Aquidauana

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: ANTES QUE TERMINE O DIA...

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Ver Mais Colunas
498110506