A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
16 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
Homenagem

Há 22 anos em Anastácio, empresário que já trabalhou em lavoura comemora conquistas

Domingos Coradeli completa 63 anos em meio a uma história de luta e sucesso de empresa familiar

19 JUN 2019 - 17h01min
Redação

Há valores que nunca mudam com o passar do tempo, independente dos obstáculos e adversidades impostas pela vida. Respeito, honra, credibilidade e compromisso com a sociedade são algumas das qualidades notórias de Domingos Coradeli, empresário do ramo do gás em Anastácio, que completou 63 anos no último dia 11 de junho (terça) e mora com a família em Anastácio há 22 anos.

À primeira vista, quem observa a trajetória bem-sucedida de Domingos não imagina que o empresário já trabalhou em uma lavoura com os pais e os irmãos, além de ter cumprido expediente durante 20 anos como funcionário, tanto em uma unidade da Sadia quanto terceirizado na Ultragáz, corporação que mais tarde viria a lhe oferecer uma representação para ser o detentor de uma distribuidora de gás em terras anastacianas.

Domingos representa Ultragáz em Anastácio desde 1997. Foto: Rhobson Tavares Lima

Nascido no ano de 1956 em São Joaquim, estado de Santa Catarina, aos 3 anos se mudou com a família para Dois Vizinhos, interior do Paraná. Durante duas décadas, acumulou experiência e se dedicou ao máximo às empresas que lhe contrataram. “Eu costumava sempre ir além, e pela dedicação, conseguia resultados acima do esperado”, relembra o empresário.

Domingos se casou jovem. No ano de 1977 encontrou em Alzira Coradeli sua companheira de uma vida toda e que hoje também trabalha ao seu lado na distribuidora de gás. “Sou pai de três filhos, Cristina Maria, Gilvani e Givanildo. Pois é, me casei muito cedo. Costumo dizer que foi porque não tínhamos televisão na época”, conta entre risos.

Chegada a Anastácio

Em Dois Vizinhos, no Paraná, enquanto Domingos trabalhava como terceirizado da Ultragáz, literalmente “deu o gás” nas vendas. A empresa entendeu que toda a sua dedicação e compromisso mereciam se converter em uma oportunidade para expandir os negócios da empresa.

Convidado representar a marca, Domingos veio com a família para Mato Grosso do Sul. Chegou em Anastácio em 1997. “Naquela época implantamos serviços que não havia no momento, como o disk-entrega que facilitou sobremaneira a vida das pessoas. Implantamos um serviço diferenciado e com foco na qualidade de atendimento. O mercado era um pouco diferente, mas acreditamos no potencial da cidade”, se recorda o empresário.

Fachada da empresa familiar. Foto: Rhobson Tavares Lima

Hoje a filha Cristina Maria também trabalha com os pais na distribuidora de gás. A filha Gilvani tem uma distribuidora no mesmo segmento em Amambai. Já Givanildo retornou para Dois Vizinhos e também é empresário, mas no ramo de manutenção e reparo de ar-condicionado.

“Eu e Alzira vamos completar 43 anos de casados no dia 7 de agosto. Hoje a empresa está no nome da minha filha, Cristina Maria e temos quatro funcionários e dois terceirizados. É uma empresa familiar da cidade”, complementa Domingos, que dedicou a vida ao trabalho e à prestação de serviços à população.

Reconhecimento à promoção do trabalho digno

Pela história de luta, valorização do trabalhador e por acreditar no potencial de Anastácio, Domingos Coradeli recebeu em 2017 das mãos do deputado Felipe Orro, uma das maiores honrarias do Legislativo ao empresariado: a Comenda do Mérito do Trabalho Ministro Wilson Sadul.

“Nosso objetivo é prestar justas homenagens às personalidades que se destacam em prol da dignidade e respeito ao trabalho, especialmente quando se comemora o Dia Mundial do Trabalho. O nome da Comenda não poderia recair, senão ao ex-ministro Wilson Fadul, o qual dedicou sua vida ao trabalhismo no Brasil”, salientou Felipe Orro à época da instituição do prêmio, em 2011.

Ex-funcionários o consideram um chefe exemplar, pelo tratamento diferenciado, humanizado e voltado ao desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores. “Eu já estive do outro lado, por isso eu sei o quanto precisam ser valorizados. Todos que passaram pela distribuidora nesses 22 anos, hoje estão bem encaminhados”, confirma Domingos.

Sobre a economia e os rumos do país, o empresário diz que acredita em seu potencial de crescimento. E também argumenta que é preciso estimular as transformações sociais para a melhoria das condições de vida da população. “Tenho confiança também na política estadual e municipal. Há muito potencial a ser explorado e novas as oportunidades devem ser aproveitadas. Hoje percebo que a atuação política proporciona isso”, concluiu.

 

 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Em luto pela perda de funcionário, Padaria Dois Irmãos não abre nesta terça

2
Geral

Inmet alerta para tempestade em 73 cidades de Mato Grosso do Sul

3
Aquidauana

Justiça recebe denúncia contra pai que matou bebê afogado em bacia mês passado

4
Geral

Bebê de 11 meses é resgatado de helicóptero no Pantanal após acidente

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min18 max32

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.
min18 max32

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde. À noite o tempo fica aberto.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,70m
Paraguai
1,84m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Amanhã...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Raquel Anderson

Divisionismo!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Lojas de Souvenirs

Aqui Móveis

Rua Estevão Alves Correa, 363 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3860
Médicos

Carlos Alberto A. Filho - Otorrino

Ruas Marechal Mallet, 601 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2126
Pesqueiros

Rancho do Pedrialli - Piraputanga

, - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3257-1007 www.ranchopedrialli.com.br
Ver Mais
508110651