A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

Há oito anos trabalhando com Lula, filho ilustre de Aquidauana mantém humildade

'É um trabalho como outro qualquer', diz ele

17 JUL 2013 - 10h00min
redação
Valmir Moraes da Silva nasceu em Aquidauana e poderia estar até hoje morando aqui. Os pais e os irmãos continuam na cidade, e este também é o motivo pelo qual o coração do homem que há oito anos faz a segurança do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acende quando está na cidade.
 
Modesto, o homem que trabalhou na segurança do presidente desde o primeiro mandato e a coordenou no fim do segundo é enfático: é um trabalho como outro qualquer. Tive uma oportunidade e fui. Nada demais, diz.
 
O tenente do Exército, uma das forças que compõem a segurança da presidência, conta que começou a trabalhar com Lula a partir de um convite e diz nem saber por que o convidaram, mantendo a modéstia. Mas, confessa que sempre fez tudo com vontade do máximo, do melhor, e talvez por isso tenha se destacado em alguns lugares.
 
A função de coordenador de segurança de presidente da república, fez com que ele pudesse conhecer diversos países e culturas diferentes. Da experiência de conhecer o mundo trouxe muitos aprendizados e diz que as pessoas precisam começar a pensar de uma forma mais macro para que se construa um mundo melhor. ?è preciso pensar em uma integração entre os povos. Não só na minha cidade, mas na do vizinho. Não só no meu país, mas em toda a América Latina?, explica.
 
Ele conta que sua função é institucional e não política, por isso, prefere não opinar em determinadas questões. Mas, questionado sobre o momento em que o Brasil passa aponta que é preciso haver mais ações cidadãs por parte de todos.
 
Valmir explica ser a favor das pessoas se manifestarem, da democracia, mas diz que o cidadão precisa começar a ter um comportamento cidadão e responsável. Para ele, não adianta as pessoas reivindicaram por melhorias, se não mudam a forma de agir. ?Todos são responsáveis pelas suas ações?, pontua.
 
Ele lembra que na hora do voto, na hora de escolher os governantes é quando o cidadão está com o poder de mudança nas mãos. Por isso, para que haja uma alteração profunda é preciso amadurecer politicamente e começar a escolher quem nos governa e participar da política. ?Cobrar o que foi prometido, participar. Não apenas ficar reclamando. Pois, somente com esse amadurecimento político, nossas cidades, estados, e por consequência todo o país vai mudar e melhorar verdadeiramente?, finaliza.
 
  • Valmir, com sua esposa Rosemeire, e as filhas Rafaela e Beatriz
  • Valmir e família em Aquidauana

Veja também

Mais Lidas

1
Região

Comerciante de Miranda se assusta com bombons cheios de larvas

2
Policial

Após tiros com bala de borracha e perseguição, PM prende 3 por tráfico

3
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar casa da irmã após dormir no Cemitério Municipal

4
Aquidauana

Aquidauana: inscrições para vagas com salário de até R$ 6,2 mil terminam hoje

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
498110641
SERIEMA 1260