A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

IFMS encerra Semana do Meio Ambiente em Aquidauana com atividades práticas

Cerca de 200 estudantes e servidores do campus Aquidauana participaram das atividades

11 JUN 2013 - 15h30min
redação / Aníbal Placêncio
O encerramento da Semana do Meio Ambiente 2013 mobilizou cerca de 200 estudantes e servidores do campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), na manhã do último sábado (08), quando foram realizadas duas atividades práticas.
 
A corrida de orientação na Fazendinha do 9º Batalhão de Engenharia de Combate envolveu 80 alunos dos cursos técnicos integrados. Já a terceira edição da ação no Morro Pimentel contou com a participação de cerca de 120 participantes, entre calouros e servidores.
 
?O encerramento da Semana do Meio Ambiente no campus é feito com uma atividade fora da sala de aula, que permite ao aluno ter a conscientização prática do que é abordado nas oficinas?, comenta o professor Pablo Salomão, vice-presidente da comissão local da Semana.
 
Neste ano, foram oferecidas duas ações para agregar mais conhecimento aos participantes. ?A maioria dos alunos que entram no IFMS não conhece as belezas naturais do Morro Pimentel, enquanto os ?veteranos? já tiveram a chance de visitá-lo nos anos anteriores?, explica Salomão.
 
Morro Pimentel
 
A visita ao local, que fica a 12 quilômetros do Centro de Aquidauana, teve caça ao tesouro, descida de rapel na pedra do morro, além da ?falsa baiana?, atividade em que os estudantes cruzaram a distância entre duas árvores com o uso de duas cordas estendidas paralelamente.
 
Os participantes foram divididos em três grupos, que se revezaram entre as atividades. Toda a ação foi feita em parceria com o Corpo de Bombeiros de Aquidauana.
 
Corrida de Orientação
 
Realizada pela primeira vez, a atividade teve a participação de 15 grupos de estudantes dos cursos técnicos em Informática e Edificações. O objetivo era percorrer o caminho determinado no menor tempo possível. Os participantes receberam uma carta topográfica da região e uma bússola, para auxiliá-los na tarefa.
 
O tempo gasto por cada grupo variou entre 20 minutos e uma hora. ?A atividade fez com que os estudantes aprendessem a se localizar em um ambiente novo, em contato com a natureza. Para os alunos do curso de Edificações foi uma atividade prática, já que uma das disciplinas trabalha justamente com topografia e coordenadas geográficas?, afirma o presidente da comissão local da Semana, Paulo Dutra, .
 
Três dias antes, os estudantes assistiram a uma oficina do 9º BE Cmb. ?Além de aprenderem a utilizar a bússola e a carta, eles receberam instruções de segurança, como o traje que deveriam vestir, a alimentação a ser levada e o que fazer caso encontrassem animais peçonhentos?, diz o diretor de ensino do campus, Nilson Oliveira.
 
Semana do Meio Ambiente 2013
 
Entre os dias 03 e 08 de junho, estudantes dos sete campi do IFMS participaram de atividades ligadas à Semana do Meio Ambiente 2013, organizada em virtude do Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho).
 
Em Aquidauana, a Semana teve início na quarta-feira (05). Além das atividades práticas, foram realizadas palestras sobre as características do Pantanal e oficinas com temas relacionados ao meio ambiente, como reaproveitamento de caixotes de madeira e arborização.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Criança de 4 anos morre afogada em açude de chácara no Pulador em Anastácio

2
Anastácio

Menino que morreu afogado em açude é velado em Anastácio

3
Anastácio

Operador de máquina de 56 anos morre após acidente grave em Anastácio

4
Anastácio

Bombeiros resgatam pescador embriagado que caiu no rio Aquidauana em Anastácio

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Oxala...

Manoel Afonso

MDB sobreviverá sem Puccinelli?

Alessandro Arruda

As leis e nossa incapacidade de produzi-las

Ver Mais Colunas
498110677
SERIEMA 1260