A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

IFMS inicia atividades do Mulheres Mil em Aquidauana

Programa atende mulheres em situação de vulnerabilidade social. Aulas serão oferecidas duas vezes por semana

8 JUN 2013 - 08h00min
redação / Aníbal Placêncio
O campus Aquidauana do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) realizou, na última segunda-feira (03), a aula inaugural do Programa Mulheres Mil no município. Serão atendidas 100 mulheres em situação de vulnerabilidade social, com os cursos de empreendedorismo e confecção de faixa pantaneira.
 
De acordo com a gestora do programa, Hilda Romero, a oferta contempla a demanda local e estimula a preservação da cultura da região. ?Muitas vezes, as mulheres recebem formação sem haver mudança significativa de vida, já que não conseguem gerir a renda. O curso de empreendedorismo busca sanar esse problema?, comentou Hilda.
 
Quanto à confecção de faixa pantaneira, cinta usada pelos peões das comitivas para carregar facas e dar suporte à coluna durante as cavalgadas, Hilda explica que a oferta é um reconhecimento do saber. ?A maioria das mulheres já sabe trabalhar com este artesanato. Vamos ajudá-las a aprimorar o conhecimento que elas detêm?.
 
Além de oferecer qualificação profissional, o Mulheres Mil aborda temas como saúde e direito da mulher, noções básicas de português, matemática, informática e história de Aquidauana. Os cursos têm carga horária de 160 horas.
 
As aulas serão oferecidas duas vezes por semana, nas Escolas Cândido Mariano e Marly Russo Rodrigues.
 
Solenidade
 
Durante a aula inaugural, o diretor-geral do campus Aquidauana, Delmir Felipe, destacou a importância do programa. ?A elevação da escolaridade dessas mulheres provoca uma mudança de perspectiva de vida, pois melhora a autoestima e isso provoca uma série de consequências positivas?, argumentou.
 
Delmir citou o exemplo de uma estudante do Mulheres Mil de 2012, que certificou 63 mulheres no município vizinho, Anastácio. ?Uma das alunas da turma do ano passado, após a conclusão do curso, deu prosseguimento aos estudos e hoje cursa edificações em nosso campus?, disse.
 
A aula inaugural foi ministrada por Maria José de Jesus Alves Cordeiro, professora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), e contou com a presença de autoridades locais e representantes de diversos segmentos.
 
Maria José abordou as lutas, conquistas e desafios da mulher, e encorajou as estudantes a aproveitarem a oportunidade. ?A professora falou da nossa realidade, que é possível mudar, e eu vou mudar, aprender mais. Estou ansiosa e feliz para começar esse curso?, comemorou Rosa Chaparra (41), nova estudante de empreendedorismo.
Programa do Governo Federal vai atender 100 mulheres de Aquidauana
Programa do Governo Federal vai atender 100 mulheres de Aquidauana / Divulgação
Programa do Governo Federal vai atender 100 mulheres de AquidauanaEquipe do campus desenvolve o Programa pelo segundo ano consecutivo na região (Foto: Divulgação)Diretor-geral do campus Aquidauana destacou a importância do Mulheres Mil (Foto: Divulgação)

Veja também

Mais Lidas

1
Trânsito

Acidente entre carro e caminhão na MS-339 deixa duas vítimas fatais

2
Policial

Durante surto, homem tenta cometer assassinatos e provoca incêndio

3
Policial

PM fecha boca de fumo com pés de maconha, prende 2 e captura foragido

4
Aquidauana

Após desentendimento por carona, homem passa a perseguir mulher nas redes sociais

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
4,40m
Miranda
6,72m
Paraguai
1,60m

Colunas e Blogs

Pedro Puttini Mendes

Cadastro Ambiental Rura: Prazo Curto!

Robinson L Araújo

POR QUE EXISTEM CASAMENTOS EM CRISE?

Rosildo Barcellos

O Arroubo Âmago do Cedro!

Ver Mais Colunas
498110691