A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
21 de abril de 2019
Anuncie Aqui
9086
Aquidauana

Instalação de radar e revisão da 'Cota Zero' estão entre pedidos de vereadores

Solicitações foram encaminhadas à Prefeitura durante sessão na Câmara Municipal desta quarta-feira

7 FEV 2019 - 15h29min
Danielle Valentim

Sessão na Câmara Municipal de Aquidauana desta quarta-feira (6) somou solicitações que vão da instalação de radar à reforma de Complexo Esportivo do bairro Santa Terezinha. 

A vereadora Lenilda Damasceno (PDT) solicitou parceria entre a Prefeitura e o 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana para construção de calçada e rampas de acessibilidade no trecho da rua Joaquim Nabuco, acesso ao bairro da Serraria. 

A parlamentar também solicitou o lajotamento das Ruas: João Dias, Quintino Bocaiúva e Travessa Joaquim Cruz. As ruas citadas são paralelas à Rua Joaquim Nabuco, sendo esta uma via importante, com tráfego intenso de pessoas, sejam elas pedestres e ciclistas ou proprietários de veículos automotores.

O vereador Sebastião Rodrigues dos Santos (PSDB) solicitou a implantação de radar fixo tipo pardal nas vias: Rua Dos Ferroviários, Rua Estevão Alves Corrêa e Ovidio Costa. A instalação de câmeras em pontos estratégicos e principalmente nas entradas e saídas do Município também é reivindicação do vereador.

O vereador Yousseff Saliba (PDT) reivindicou a reforma em curto prazo do Complexo Esportivo da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Ovídio Costa I e II no bairro Santa Terezinha. Entre as ações está a substituição do alambrado que contorna o campo de futebol, instalação de bancos de concreto na lateral do campo e manutenção da iluminação. 

Com base em uma solicitação da comunidade indígena da Aldeia Água Branca no Distrito de Taunay, o vereador Anderson Meireles (PSB) pediu a instalação de uma torre de transmissão de telefonia celular para tirar a região do isolamento. 

A instalação vai facilitar e agilizar a comunicação entre pessoas, contribuindo de forma significativa para elevação da qualidade de vida e conforto dos usuários de telefonia celular.  A reivindicação também foi encaminhada ao deputado federal Beto Pereira por ser de extrema importância para a região que agrega inúmeras aldeias. 

O vereador Edinho Grande (DEM) solicitou estudo para efetivar a doação de um lote de terreno na área urbana da cidade para a Associação dos Familiares de Portadores de Transtorno do Espectro Autista com sede provisória no bairro Alto. A associação foi fundada em junho de 2018 e vem desenvolvendo - mesmo sem um local adequado - ações de apoio aos familiares e autistas, além de um trabalho de conscientização junto a sociedade local.

O vereador Anderson Meireles (PSB) solicitou elaboração de um projeto para aquisição de um aparelho de Ultrassom Morfológio. O parlamentar informa que o aparelho é indispensável no atendimento ao pré-natal, pois pode detectar problemas como descolamento de placenta e má formação. Aparelho a ser instalado no CEM (Centro de Especialidades Médicas) atenderá não só Aquidauana, mas pacientes de toda a micro região pactuada, sendo: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti. 

O vereador Agnaldo da Saúde (PDT) solicitou a contratar de médicos legistas para atendimento no Imol de Aquidauana. O município de Aquidauana conta com apenas um médico legista que atende também a micro região, sendo que quando está de folga, principalmente nos finais de semana a população fica sem o serviço, sendo necessário a remoção de corpos para Miranda, Sidrolândia ou até mesmo Campo Grande.

Já os vereadores Edinho Grance (DEM) e Professor Gabriel (SD) pedem regulamentação e disciplina no uso das dependências do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana denominado “José Campelo”, para preservar o patrimônio. O local passou por uma ampla reforma que custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 780.000,00, sendo meio milhão destinado pelo Governo do Estado e R$ 280.000,00 de recurso próprio do município de Aquidauana. 

A vereadora Lenilda Damasceno (PDT) solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a revisão da proposta da Lei da Cota Zero, que proíbe a pesca amadora no Estado de Mato Grosso do Sul.

A parlamentar ressalta que a pesca amadora movimenta recursos diretos e indiretos à inúmeras pessoas no Estado de Mato Grosso do Sul. Com base no cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é possível verificar o registro em MS de pelo menos 4.900 pescadores. Lenilda Damasceno enfatiza que a Lei da Cota Zero implicará na redução direta e indireta de recursos provenientes da pesca arrefecendo o comércio nos municípios com potencial turístico. 

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem ameaça matar outro com faca de açougueiro e é preso em Aquidauana

2
Policial

Homem invade casa em Aquidauana para esfaquear rival e é preso

3
Bodoquena

Motorista ameaça trocar tiros com PMs em posto e vai preso em Bodoquena

4
Anastácio

Homem invade casa da ex-mulher no Cristo Rei e a agride enquanto ela dorme

Vídeos

Com festa, Prefeitura e Governo do Estado reabrem ginásio de Aquidauana

Revitalização do Poliesportivo de Aquidauana

Identificadas vítimas de acidente entre carros na BR-262

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max38

Aquidauana

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
min24 max38

Anastácio

Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
5,32m
Miranda
6,66m
Aquidauana
3,17m

Colunas e Blogs

Robinson L Araujo

ELE RESSUSCITOU!

Valdemir Gomes

Parece...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

AQUIDAUANA INTELIGENTE, HUMANA E SUSTENTÁVEL

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Auto Elétrica/Oficinas

Centro Automotivo Globo

Rua Theodoro Rondon, 347 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4357
Pizzarias

Fiorella Pizza

Duque de Caxias, 1171 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 8172
Pousadas

Sítio Ana Paula

BR 262 Km 487, s/n - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3241-2591
Ver Mais
508110602