A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de fevereiro de 2019
Anuncie Aqui
8508
Aquidauana

Instalação de radar e revisão da 'Cota Zero' estão entre pedidos de vereadores

Solicitações foram encaminhadas à Prefeitura durante sessão na Câmara Municipal desta quarta-feira

7 FEV 2019 - 15h29min
Danielle Valentim

Sessão na Câmara Municipal de Aquidauana desta quarta-feira (6) somou solicitações que vão da instalação de radar à reforma de Complexo Esportivo do bairro Santa Terezinha. 

A vereadora Lenilda Damasceno (PDT) solicitou parceria entre a Prefeitura e o 9º Batalhão de Engenharia de Combate de Aquidauana para construção de calçada e rampas de acessibilidade no trecho da rua Joaquim Nabuco, acesso ao bairro da Serraria. 

A parlamentar também solicitou o lajotamento das Ruas: João Dias, Quintino Bocaiúva e Travessa Joaquim Cruz. As ruas citadas são paralelas à Rua Joaquim Nabuco, sendo esta uma via importante, com tráfego intenso de pessoas, sejam elas pedestres e ciclistas ou proprietários de veículos automotores.

O vereador Sebastião Rodrigues dos Santos (PSDB) solicitou a implantação de radar fixo tipo pardal nas vias: Rua Dos Ferroviários, Rua Estevão Alves Corrêa e Ovidio Costa. A instalação de câmeras em pontos estratégicos e principalmente nas entradas e saídas do Município também é reivindicação do vereador.

O vereador Yousseff Saliba (PDT) reivindicou a reforma em curto prazo do Complexo Esportivo da Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Ovídio Costa I e II no bairro Santa Terezinha. Entre as ações está a substituição do alambrado que contorna o campo de futebol, instalação de bancos de concreto na lateral do campo e manutenção da iluminação. 

Com base em uma solicitação da comunidade indígena da Aldeia Água Branca no Distrito de Taunay, o vereador Anderson Meireles (PSB) pediu a instalação de uma torre de transmissão de telefonia celular para tirar a região do isolamento. 

A instalação vai facilitar e agilizar a comunicação entre pessoas, contribuindo de forma significativa para elevação da qualidade de vida e conforto dos usuários de telefonia celular.  A reivindicação também foi encaminhada ao deputado federal Beto Pereira por ser de extrema importância para a região que agrega inúmeras aldeias. 

O vereador Edinho Grande (DEM) solicitou estudo para efetivar a doação de um lote de terreno na área urbana da cidade para a Associação dos Familiares de Portadores de Transtorno do Espectro Autista com sede provisória no bairro Alto. A associação foi fundada em junho de 2018 e vem desenvolvendo - mesmo sem um local adequado - ações de apoio aos familiares e autistas, além de um trabalho de conscientização junto a sociedade local.

O vereador Anderson Meireles (PSB) solicitou elaboração de um projeto para aquisição de um aparelho de Ultrassom Morfológio. O parlamentar informa que o aparelho é indispensável no atendimento ao pré-natal, pois pode detectar problemas como descolamento de placenta e má formação. Aparelho a ser instalado no CEM (Centro de Especialidades Médicas) atenderá não só Aquidauana, mas pacientes de toda a micro região pactuada, sendo: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Nioaque e Dois Irmãos do Buriti. 

O vereador Agnaldo da Saúde (PDT) solicitou a contratar de médicos legistas para atendimento no Imol de Aquidauana. O município de Aquidauana conta com apenas um médico legista que atende também a micro região, sendo que quando está de folga, principalmente nos finais de semana a população fica sem o serviço, sendo necessário a remoção de corpos para Miranda, Sidrolândia ou até mesmo Campo Grande.

Já os vereadores Edinho Grance (DEM) e Professor Gabriel (SD) pedem regulamentação e disciplina no uso das dependências do Ginásio Poliesportivo de Aquidauana denominado “José Campelo”, para preservar o patrimônio. O local passou por uma ampla reforma que custou aos cofres públicos aproximadamente R$ 780.000,00, sendo meio milhão destinado pelo Governo do Estado e R$ 280.000,00 de recurso próprio do município de Aquidauana. 

A vereadora Lenilda Damasceno (PDT) solicitou ao governador Reinaldo Azambuja e Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, a revisão da proposta da Lei da Cota Zero, que proíbe a pesca amadora no Estado de Mato Grosso do Sul.

A parlamentar ressalta que a pesca amadora movimenta recursos diretos e indiretos à inúmeras pessoas no Estado de Mato Grosso do Sul. Com base no cadastro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é possível verificar o registro em MS de pelo menos 4.900 pescadores. Lenilda Damasceno enfatiza que a Lei da Cota Zero implicará na redução direta e indireta de recursos provenientes da pesca arrefecendo o comércio nos municípios com potencial turístico. 

 (67) 99984.6000

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Dono de motel em Aquidauana é preso com fuzil e munições na Vila Paraíso

2
Aquidauana

Motociclista fica ferido ao perder controle e cair em Aquidauana

3
Anastácio

Conselheira tutelar e filho são presos por tráfico de drogas em Anastácio

4
Aquidauana

Jovem de 23 anos é preso com maconha perto de posto de saúde em Aquidauana

Vídeos

1º Leilão Direito de Viver

Ciclista sofre fratura após ser atropelado por caminhão

Despedida do Pe. Thiago Machado

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min23 max29

Aquidauana

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.
min23 max29

Anastácio

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,52m
Miranda
5,26m
Aquidauana
2,66m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Robinson L Araujo

QUANDO A FAMÍLIA FAZ DO PERDÃO UMA PONTE DE RESTAURA...

Raquel Anderson

Morrer na lama!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Óticas

Óptica View - Lentes de Contato

Rua João Leite Ribeiro, 291 Centro - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245-2923
Telefones Úteis

IBGE

Rua Nelson Felicio dos Santos, 205 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3408
Auto Posto

Posto Jato

Av. Dr.Sabino, 161 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2354 / 324
Ver Mais
508110825
SERIEMA FIXO