A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

Jogador de futsal aquidauanense acumula títulos e prêmios individuais

Thiago Binatti, pivô do Santa Fé do Sul-SP, visitou sua cidade natal nesta semana

25 AGO 2013 - 12h08min
redação / Aníbal Placêncio
Desde a época de criança, o aquidauanense Thiago de Lima Binatti já tinha em mente o que pretendia ser na vida. Do primeiro toque na pelota, com seis anos, até o recente título da Copa Morena de Futsal, pela seleção de Bela Vista, quando também se consagrou artilheiro da competição, ele construiu uma carreira sólida e conquistou diversos prêmios individuais. 
 
Hoje com 35 anos - completados no último dia 21 de agosto, Thiago é pivô da equipe de futsal do Santa Fé do Sul-SP. Ele começou a praticar o esporte pra valer aos seis anos, na sua cidade natal, primeiro pela AABB (Associação Atlética Banco do Brasil) e depois pelo IEA (Instituto de Educação Aquidauanense), escola onde estudou. 
 
Apesar da preferência pelas quadras, o início da carreira do atleta foi no futebol de campo. Com 12 anos, ele passou a treinar no Operário Futebol Clube, de Campo Grande, equipe mais tradicional de Mato Grosso do Sul. Retornou brevemente para Aquidauana e, aos 16, assinou o seu primeiro contrato profissional no Grêmio Maringá-PR. Após a passagem pelo futebol paranaense, voltou ao Operário e ainda jogou uma temporada no futebol do Marrocos.
 
?Atuei uma temporada no futebol marroquino, foi uma experiência boa e diferente. O mais difícil é a adaptação, porque lá não tem carne, arroz, feijão e uma série de outras coisas que nós, brasileiros, estamos acostumados. Nesse período, morei junto com outro jogador brasileiro, o que facilitou um pouco?, diz o aquidauanense, que também atuou, posteriormente, nas equipes do Glória de Vacaria-RS e Cene, onde conquistou o título sul-mato-grossense de 2002. A passagem pelo Furacão Amarelo foi a última etapa antes da mudança definitiva para o futsal.
 
A troca não tardou a se mostrar acertada e, apesar de ainda atuar esporadicamente no futebol de campo, foi dentro das quadras que Thiago conquistou uma série de títulos importantes: tricampeão da Copa Morena, tricampeão dos Jogos Abertos de MS, tricampeão da Taça Canarinho, bicampeão da Copa dos Campeões, campeão da Copa Jales, dos Jogos Abertos Brasileiros, do Paulista e do Campeonato Nacional Paraguaio, entre outros.
 
O faro apurado de gols também já rendeu ao atleta os prêmios de artilheiro do Campeonato Nacional de Futsal Fifa ? UFI - que dá vaga à Copa Libertadores da América de Futsal, do Campeonato Paulista, da Copa Record 2008 e da edição deste ano da Copa Morena, quando atuou por Bela Vista e também conquistou o título da competição. Em todos esses anos de carreira, já teve a oportunidade de dividir a quadra com seu ídolo pessoal, Lenísio, além de Falcão, considerado o melhor jogador da modalidade de todos os tempos.
 
Thiago conta que o apoio de todos os seus familiares foi fundamental para que ele pudesse levar adiante o sonho de construir carreira. ?Só tenho a agradecer pelo apoio de minha família, em especial dos meus pais, da minha esposa, Adriana, e do meu filho, Thiago Filho?, destaca o atleta, que passou a semana de seu aniversário na cidade natal e já retornou para Santa Fé do Sul.
 
Treinando dois períodos por dia e com dois ou até três jogos por semana, ele diz que, para quem busca seguir o mesmo caminho de ser jogador, é preciso ter muita determinação e força de vontade . ?Não é fácil seguir carreira na modalidade, mas a pessoa precisa acreditar sempre e não desistir dos seus objetivos. A pessoa nunca pode desistir do sonho que tem?.
 
Para a sequência de temporada, o aquidauanense tem como grande objetivo conquistar os títulos da Copa Record, pela equipe paulista, e da Copa dos Campeões de Futsal, disputada entre os melhores times de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Thiago é pivô da equipe de futsal do Santa Fé do Sul-SP
Thiago é pivô da equipe de futsal do Santa Fé do Sul-SP / Rhobson T. Lima
Thiago é pivô da equipe de futsal do Santa Fé do Sul-SPThiago ao lado da esposa, Adriana (Foto: Rhobson T. Lima)Jogador aquidauanense conquistou inúmeros prêmios durante sua carreira (Foto: Rhobson T. Lima)

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

Tentativa de suicídio na Ponte Nova mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar

2
Aquidauana

Mulher que desapareceu ao sair de Caps estava em casa no Nova Aquidauana

3
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

4
Trânsito

Por conta da claridade, motorista de ônibus não vê moto e causa acidente no bairro Serraria

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

DEPRESSÃO NÃO É FRESCURA.

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: AFINAL, PARA QUE SERVE UM PÓS-D...

Ver Mais Colunas
498110676