A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
27 de Junho de 2017
Anuncie Aqui
8459
Especial

Mães são capazes de ensinar e aprender todo dia

O Pantaneiro ouviu as funcionárias do Asilo São Francisco, mães que afirmam aprender a cada dia cuidando das "mamães-vovós" que vivem na instituição

14 MAI 2017 - 10h13min
Flávio Brito.

Quando se forma uma família, ali está presente o amor. É assim que se reconhecem as funcionárias do Asilo Francisco, em Aquidauana. A instituição conta com o trabalho de 11 mulheres, muitas delas são mães. Juntas, elas têm a missão de cuidar de outras "mamães-vovós". Relações baseadas em uma das características mais reconhecidas do amor materno: a troca de carinho e cuidados. 


Para homenagear todas as Mães, neste domingo (14) , a equipe de reportagem de O Pantaneiro conversou com as trabalhadoras do Asilo. "Pra gente, elas são nossas mães, porque são mais idosas. A gente procura fazer o melhor que pode por elas", diz Catarina Cavalheiro, 32 anos, que é mãe de três filhos.

As relações se constroem nos pequenos gestos do dia a dia, depositando "carinho" e "afeto" nos menores detalhes do cotidiano. As funcionárias recebem em troca o incentivo para continuar. Este incentivo vem na forma de "confiança". Esta é a experiência de Liedes Pereira, 60 anos, que trabalha no local há 25 anos. "Aprendemos muito com eles [idosos], porque aqueles em que eles mais confiam é em quem cuida deles", afirma a cuidadora, que tem cinco filhos.

A  palavra mais citada pelas mães que têm a missão de cuidar? de outras mamães é "aprendizado". "A gente aprende muito com eles", disseram elas, ao longo das conversas com a equipe de reportagem. Luzia Batista, 43 anos, Celina Alves, 50 anos, Renata Lopes, 37 anos, Simone Martins, 45 anos, são algumas das pessoas que nos ajudaram a lembrar que ser mãe é um eterno aprendizado? e que elas nunca perdem a disposição de nos  ensinar.

Em nome das mães que integram a família O Pantaneiro,  agradecemos e homenageamos a todas neste domingo. Que todas as palavras sobre o Dia das Mães contenham troca, confiança, carinho, cuidado. E que as relações sejam permeadas sempre por gratidão.

 

Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães.
Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães. / Luiz Guido
Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Semáforo com defeito aumenta risco e motociclista se envolve em acidente

2
Aquidauana

Funcionários protestam contra decisão que pode levar Simasul a fechar

3
Anastácio

Idoso de 67 anos fica ferido depois de cair de árvore em Anastácio

4
Anastácio

Morre Liberato Fernandes, morador de Anastácio, aos 90 anos

Vídeos

Sepultamento de Sophia Rondon

Uno estoura pneu e capota com cinco pessoas a caminho do INSS

Veículo pega fogo no Centro de Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
3,14m
Miranda
3,99m
Paraguai
4,75m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Err....

Rosildo Barcellos

Heróis Brasileiros

Manoel Afonso

2018: Internet versus currais eleitorais

Ver Mais Colunas
481710629