A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
24 de Maio de 2017
Anuncie Aqui
8461
Especial

Mães são capazes de ensinar e aprender todo dia

O Pantaneiro ouviu as funcionárias do Asilo São Francisco, mães que afirmam aprender a cada dia cuidando das "mamães-vovós" que vivem na instituição

14 MAI 2017 - 10h13min
Flávio Brito.

Quando se forma uma família, ali está presente o amor. É assim que se reconhecem as funcionárias do Asilo Francisco, em Aquidauana. A instituição conta com o trabalho de 11 mulheres, muitas delas são mães. Juntas, elas têm a missão de cuidar de outras "mamães-vovós". Relações baseadas em uma das características mais reconhecidas do amor materno: a troca de carinho e cuidados. 


Para homenagear todas as Mães, neste domingo (14) , a equipe de reportagem de O Pantaneiro conversou com as trabalhadoras do Asilo. "Pra gente, elas são nossas mães, porque são mais idosas. A gente procura fazer o melhor que pode por elas", diz Catarina Cavalheiro, 32 anos, que é mãe de três filhos.

As relações se constroem nos pequenos gestos do dia a dia, depositando "carinho" e "afeto" nos menores detalhes do cotidiano. As funcionárias recebem em troca o incentivo para continuar. Este incentivo vem na forma de "confiança". Esta é a experiência de Liedes Pereira, 60 anos, que trabalha no local há 25 anos. "Aprendemos muito com eles [idosos], porque aqueles em que eles mais confiam é em quem cuida deles", afirma a cuidadora, que tem cinco filhos.

A  palavra mais citada pelas mães que têm a missão de cuidar? de outras mamães é "aprendizado". "A gente aprende muito com eles", disseram elas, ao longo das conversas com a equipe de reportagem. Luzia Batista, 43 anos, Celina Alves, 50 anos, Renata Lopes, 37 anos, Simone Martins, 45 anos, são algumas das pessoas que nos ajudaram a lembrar que ser mãe é um eterno aprendizado? e que elas nunca perdem a disposição de nos  ensinar.

Em nome das mães que integram a família O Pantaneiro,  agradecemos e homenageamos a todas neste domingo. Que todas as palavras sobre o Dia das Mães contenham troca, confiança, carinho, cuidado. E que as relações sejam permeadas sempre por gratidão.

 

Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães.
Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães. / Luiz Guido
Funcionária tratam as idosas como se estas fossem suas mães.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Assassinato de Katiele Cordeiro choca e promove debate sobre feminicídio

2
Policial

Animal na pista ou "fechamento" podem ter causado acidente na BR 262

3
Educação

Abertas as inscrições para os cursos técnicos do Senac EAD em Aquidauana

4
Aquidauana

Artista de rua recria Chaves e encanta público de Aquidauana

Vídeos

Alimentos feito com polpa de bocaiúva

Reforma sede da Rotai

Blitz educatica frente ao Exercito

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
5,28m
Miranda
Paraguai
3,93m

Colunas e Blogs

Raquel Anderson

Chovendo

Valdemir Gomes

Ufa!

Rosildo Barcellos

Amor em Preto e Branco

Ver Mais Colunas
481710582