X
Homenagem

Mulher negra de Aquidauana é destaque em Brasília pela defesa de movimentos sociais

Raimunda Luzia de Brito foi uma das cinco mulheres do país a receber o Diploma Bertha Lutz

Aquidauanense recebeu destaque durante evento no DF. / Divulgação

No mês em que as mulheres são lembradas por suas conquistas, uma aquidauanense esteve entre as cinco agraciadas com o diploma Bertha Lutz, entregue pelo senado federal, em Brasília, como homenagem à luta pela defesa dos direitos das mulheres e questão de gênero no Brasil.

Raimunda Luzia de Brito, educadora com forte participação em movimentos sociais em favor das mulheres e negros é uma das referências que honram Aquidauana. Nascida no Portal do Pantanal, mestra em Serviço Social e doutora em Ciências da Educação, foi professora durante 29 anos na Universidade Dom Bosco e tem uma longa ficha de serviços prestados à causa das mulheres, especialmente as negras, as quais representa por conta de sua ascendência.

Outra mulher de Mato Grosso do Sul teve um papel importante na merecida homenagem feita a uma das filhas negras mais honradas de Aquidauana: a senadora Simone Tebet, que preside o Conselho do Diploma, composto por um senador de cada partido com assento no senado.

A entrega da comenda aconteceu no último dia 8, fazendo parte da programação do senado comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Ela corre anualmente na capital federal, recebendo o nome da deputada federal Bertha Maria Júlia Lutz (1894-1976), por ser uma das pioneiras do feminismo no Brasil e líder na luta pelos direitos políticos igualitários.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Serviços

Atualização de tecnologia deixará Portal do Servidor indisponível temporariamente

Portal ficará indisponível até sábado, 30

Economia

Caixa começa a oferecer financiamentos com FGTS Futuro em abril

Modalidade é ofertada para trabalhadores com salário de até R$ 2.640

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo