A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
18 de Novembro de 2017
Anuncie Aqui
8504
Aquidauana

O Pantaneiro entrevista gerente de governo da Prefeitura de Aquidauana

Professor, jornalista e escritor acadêmico José Pedro Frazão foi o entrevistado da semana

21 ABR 2013 - 08h00min
Da redação
O professor, jornalista e escritor acadêmico José Pedro Frazão, que faz parte da equipe do novo prefeito de Aquidauana, José Henrique Trindade (PDT), após ter assumido dia 23 de janeiro a importante pasta Gerência de Governo da Prefeitura Municipal, foi o entrevistado da semana no jornal O Pantaneiro.
 
Frazão já foi assessor do ex-prefeito Tico Ribeiro e exerceu diversos cargos, tanto em Aquidauana quanto em Anastácio, entre os quais o de assessor de comunicação nas câmaras e prefeituras das duas cidades vizinhas. Possui considerável experiência na administração pública, tendo atuado, inclusive, na Secretaria de Planejamento do Governo do Estado, quando participou do Plano Estratégico MS-2020, que orienta o desenvolvimento regional.
 
Editor do jornal anastaciano O Porta-voz desde 1982, o nosso entrevistado foi também gerente de redação deste ?O Pantaneiro? (no período de 78 a 81), apresentou programa na Rádio Independente e ainda dirigiu a Rádio Difusora de Aquidauana (tendo sido ele o criador do famoso programa policial ?A Patrulha da Cidade?, apresentado pelo consagrado radialista Corrêa Filho).
 
Colega de faculdade e correligionário do saudoso ex-prefeito anastaciano Cláudio Valério, Frazão deixou expressiva marca à frente da Secretaria Municipal de Educação. E em virtude de sua reconhecida produção literária, com a publicação de dois romances autorais e diversas antologias, foi indicado para a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras, para representar Aquidauana e Anastácio, tendo tomado posse em agosto de 2002, como membro titular da Cadeira 29, em solenidade que se deu no anfiteatro ?Dóris Trindade? do Centro Universitário de Aquidauana. Esse ato solene fez parte do calendário festivo do 110º aniversário da Princesa do Sul. E, por este e outros feitos, a Câmara Municipal lhe outorgou o título honorífico de Cidadão Aquidauanense, na mesma data em que igual reconhecimento foi dado, também, ao então prefeito de Campo Grande (e hoje governador) André Puccinelli.
 
O PANTANEIRO ? O que representa para você, repentinamente, integrar a equipe do novo prefeito de Aquidauana?
FRAZÃO ? Representa um retorno natural, pois esta é a quarta vez que sirvo a prefeitura de Aquidauana. Além de já ter morado nesta cidade, na época em que trabalhei no Cartório Múcio Teixeira e no jornal O Pantaneiro, fui assessor de imprensa do prefeito Tico Ribeiro ? quando o Zé Henrique era chefe de gabinete ? e depois participei como assessor nos dois mandatos do prefeito Felipe Orro.
 
O PANTANEIRO ? Qual é o papel da Gerência de Governo no primeiro escalão da prefeitura?
FRAZÃO ? A Gerência Municipal de Governo é o órgão de assessoramento direto e imediato do prefeito. É responsável pela coordenação do governo, com vistas a garantir a unidade do planejamento, do ordenamento administrativo, da organização e do controle dos processos de gestão, bem como a otimização de recursos e a eficiência operacional.
 
O PANTANEIRO ? Qual a diferença entre a Gerência de Governo e a Chefia de Gabinete?
FRAZÃO ? Ambas assessoram o prefeito. Mas, enquanto a Chefia de Gabinete prioriza o atendimento à população e a agenda do Chefe do Executivo, a gerência se dedica mais à parte institucional interna e externa, pois, compete ao Gerente de Governo a orientação dos órgãos e entidades do governo municipal, garantindo o ordenamento das ações, documentos, projetos, organização, direção e controle das atividades e dos processos administrativos, no que diz respeito à orientação política aplicada, acompanhando a execução do programa de governo e as relações do prefeito com os demais poderes constituídos e com a sociedade.
 
O PANTANEIRO ? Recentemente você fez uma reunião expositiva com todos os gerentes municipais. Compete também à gerência de governo orientar o plano de gestão político e administrativo? Você está preparando algo nesse sentido?
FRAZÃO ? Sim. Após fazer um diagnóstico e traçar o perfil da nova administração, elaborei e apresentei ao prefeito, e depois aos colegas gerentes, uma proposta de gestão dinâmica técnico-política, sugerindo uma diretriz para a construção de um plano mais amplo, detalhado e articulado entre todas as pastas. O plano também visa sintonizar e integrar os setores da administração e transformar os recursos humanos em uma grande equipe.
 
O PANTANEIRO ? E, baseado nesse perfil, qual é o horizonte traçado pela nova administração?
FRAZÃO ? A administração do prefeito está preocupada em promover um governo de alta confiabilidade, unindo competência, experiência, conhecimento, dedicação e austeridade, pois esta última será a marca principal da gestão.
 
O PANTANEIRO ? Depois da transição de governo conturbada, por envolvimento da administração anterior com a justiça, quanto tempo vai demorar para que prefeitura volte ao seu estado normal de pleno atendimento à população.
FRAZÃO ? Na verdade, como é do conhecimento de todos, nem aconteceu transferência de cargo. Mas o prefeito Zé Henrique está diuturnamente dirigindo um trabalho de recuperação da estrutura administrativa e econômica da prefeitura e, tão logo conclua a quitação dos compromissos passados e proceda à reabilitação do município junto aos órgãos do governo estadual e federal, a administração vai deslanchar. No entanto, à medida do possível, estamos caminhando bem, sobretudo, priorizando os serviços públicos mais imediatos.
 
O PANTANEIRO ? E do ponto de vista político, qual vem sendo a relação do prefeito com os vereadores, deputados e o próprio Governador?
FRAZÃO ? A governabilidade passa pelo bom entendimento entre Executivo e Legislativo. O prefeito tem cumprido suas obrigações institucionais e, apesar de não contar politicamente com a maioria na câmara, é consciente de que os parlamentares tendem a apoiar as ações positivas de interesse da comunidade, mesmo porque o prefeito vem demonstrando publicamente ser um administrador desprovido de vaidades e outros interesses que não estejam ligados à população. Em relação ao governador André Puccinelli, ele já se declarou parceiro da administração, da mesma forma que o senador Delcídio e os deputados federais Vander Loubet, Giroto e Fábio Trad. Quanto aos deputados estaduais, estamos programando contato com todos eles, ampliando os laços de afinidade e compromisso com Aquidauana. Particularmente, o deputado Felipe Orro, nosso maior aliado e principal representante da região na Assembléia Legislativa, tem estado mais presente nas ações do prefeito Zé Henrique.
 
O PANTANEIRO ? E quanto às obras do novo gestor, quando teremos uma maior visibilidade?
FRAZÃO ? Depende do que se entende por obra. A reestruturação da prefeitura é uma obra e tanto. Outra boa obra para Aquidauana é o resgate do crédito do município junto a fornecedores, prestadores de serviços e setores de convênios dos governos do Estado e da União, onde Aquidauana se tornou inadimplente no ano passado. Da mesma forma a recuperação de equipamentos e o aparelhamento da máquina administrativa são obras caríssimas. Ademais, o atual prefeito e assessores vêm recuperando, junto ao governo, projetos e obras paralisadas no passado por diversos motivos e que aos poucos estão sendo retomadas.
 
O PANTANEIRO ? E quais são as outras obras mais importantes?
FRAZÃO ? Para exemplificar está sendo resgatada uma boa quantidade de obras de saneamento e pavimentação asfáltica, construção de centros de educação infantil, além de um projeto emergencial de recuperação das ruas da cidade e da malha viária rural, que se iniciam esta semana.
 
O PANTANEIRO ? Qual foi a avaliação da prefeitura sobre a entrevista coletiva referente aos cem dias de governo? E o que foi priorizado: o elenco de realizações ou o estado deplorável da máquina pública deixada pela administração passada?
FRAZÃO ? A entrevista foi boa, mas como as perguntas se concentraram no prefeito, os gerentes acabaram não apresentando verbalmente os relatórios de trabalho de cem dias de suas respectivas pastas. O prefeito não quer se reportar ao passado, mas à medida que é provocado por setores da oposição que tentam lhe imputar culpas por problemas oriundos da gestão anterior, a atual administração se vê no direito de responder à altura. Porém, o melhor seria para Aquidauana se as forças políticas, mesmo mantendo suas ideologias, unissem ideias e influências em prol do bem da coletividade.
 
O PANTANEIRO ? E como o prefeito vem enfrentando as críticas da oposição, quase sempre ácidas e orquestradas?
FRAZÃO ? Ele não tem se preocupado com isso. Tanto que, até agora, não teve qualquer despesa com nenhum veículo de comunicação. O que mais assusta o prefeito e sua equipe são as dívidas do município, que a cada dia emergem do passado, a exemplo da conta de energia, que beira quase um milhão e meio de reais, e do montante de dinheiro que o município está devolvendo por culpa de convênios que outrora não tiveram suas contas honradas. Mas as críticas serão bem-vindas, porque, apesar de tudo (e até do modo amador e debochado como é feita), não deixa de ajudar a nova administração se policiar melhor e, assim, cumprir o seu plano de austeridade a que se propõe.
 
O PANTANEIRO ? Por fim, como o prefeito vê e como a administração pretende se relacionar com a imprensa?
FRAZÃO ? Como disse, a imprensa é importante aliado da democracia e do município. Embora uma boa parte dela seja partidarizada e equivocada sobre conduta ética, devido ao viés da extorsão e do escárnio em detrimento do profissionalismo, no final, mesmo assim, é positiva. A imprensa de consequência é algoz de si mesma, até por ser carente de bons profissionais. Mas grande parte da imprensa tem demonstrado maturidade, e o relacionamento com ela será dos melhores na atual administração, cuja meta de austeridade traçada pelo prefeito Zé Henrique coaduna com o seu lema ?Confiança e Participação Social?.

Veja também

Mais Lidas

1
Policial

'Gordinho da moto preta' que aterrorizava Aquidauana e Anastácio disse que 'roubava por prazer'

2
Policial

Homem procura Polícia Civil para 'denunciar' conversa de esposa com desconhecido no WhatsApp

3
Anastácio

Mãe e motorista, moradora de Anastácio conquista respeito do Brasil

4
Policial

Após investigação policial, mulher é presa por tráfico de drogas no Cristo Rei

Vídeos

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Fiações rompidas são recuperadas e motoristas ‘fora do padrão’ podem ser responsabilizados

Moradores de Anastácio flagram óleo descendo para Rio Aquidauana

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,45m
Miranda
6,08m
Paraguai
1,72m

Colunas e Blogs

Robinson L Araújo

ME CONHECE COMO NINGUÉM

Valdemir Gomes

Hoje...

Rosildo Barcellos

Andar por Andar !

Ver Mais Colunas
498110541