X
Discussão

Piracema termina no sábado, mas regras para pesca ainda não foram divulgadas

O plano era cota zero, mas empresas de turismo e o MPF querem flexibilizar o projeto quem vive da pesca

Marcos Lopes/ALMT

Nesta sexta-feira (28) será o último dia de piracema em Mato Grosso do Sul, porém as novas regras para pesca ainda não foram divulgadas pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), deixando os apaixonados pela pesca apreensivos.

Conforme informou a administração do Rancho Pirapora, conhecido em Aquidauana pela prática de pesca esportiva, ainda não há nada certo, mas tudo indica que será “cota zero”, ou seja, pegue e solte.

Para que o pescador esteja legalizado, é necessário que tenha uma carteirinha, onde especifica o tipo de modalidade realizará. No sistema na Semagro ainda só está disponível a prática de pesca esportiva.

Caso isso prevaleça, os pescadores não poderão transportar exemplares de peixes, apenas consumir em pesqueiros e barcos autorizados.

Data limite

No começo deste mês, durante a cerimônia de abertura das atividades da Assembleia Legislativa, o secretário titular da Semagro, Jaime Verruck, informou ao Campo Grande News que os novos decretos estariam disponibilizados antes mesmo do Carnaval.

Conforme explicou a reportagem, pelo decreto publicado em 2019, para vigorar em 2020, só seria permitida a pesca amadora no sistema pesque e solte e com a modalidade esportiva completamente proibida.

Após pressão de empresas de turismo e do Ministério Público Federal, a proposta foi descaracterizada. O projeto em análise prevê, em vez da cota zero, o direito a cada pescador de transportar um exemplar de peixes nativos, de qualquer peso, mas com limite de tamanhos, além de cinco piranhas.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

FGTS Futuro: entenda novo modelo de financiamento do Minha Casa Minha Vida

Modalidade poderá ser utilizada por famílias da Faixa 1 que tenham um membro empregado formalmente com objetivo de reduzir as parcelas ou quitar contratos

Serviços

Equipe de limpeza retira toneladas de lixo no bairro São Francisco

Prefeitura recomendou contribuição de moradores para evitar o descarte irregular de entulho

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo