06 de agosto de 2020
Anuncie Aqui
-->
Aquidauana

Poliomielite: 47% das crianças já foram vacinadas na microrregião de Aquidauana

Dados foram atualizados no fim da tarde desta segunda-feira. Microrregião de Aquidauana compreende seis municípios

11 JUN 2013 - 09h10min
redação / Aníbal Placêncio
O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 4.668 crianças da microrregião de Aquidauana foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha. Ou seja, 47,30% das 9.869 crianças de seis meses a menores de cinco anos já participaram da mobilização.
 
Os dados, repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, foram atualizados às 17 horas desta segunda-feira (10). O Ministério da Saúde realizou no último sábado (08) o Dia D de Mobilização.
 
As coberturas vacinais de Aquidauana e Anastácio ainda estão abaixo do esperado, correspondendo a 41,05% e 38,8% do público-alvo, respectivamente. Até o momento, foram imunizadas 1.484 crianças em Aquidauana (meta de 3.615) e 709 em Anastácio (meta de 1.826).
 
A maior cobertura vacinal da microrregião foi registrada em Miranda, com 62,78% das crianças vacinadas, seguida por Bodoquena (57,97%) e Nioaque (50,78%). Em Dois Irmãos do Buriti, a campanha já atingiu 39,14% do público-alvo.
 
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada somente em uma etapa, que vai até o dia 21 de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam. Em 2013, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos seis meses, que tomam a vacina oral, as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de seis meses já estão sendo vacinadas com a vacina injetável nos postos.
 
A campanha é realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde. O Ministério da Saúde investiu R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões à aquisição das vacinas. Em todo o país, foram distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral.
 
Para repetir o sucesso das campanhas anteriores, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos com a caderneta de vacinação dos filhos. Dessa forma, o profissional de saúde pode avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (veja abaixo).
 
Calendário básico de vacinação (Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite)
 
Idade      Qual a vacina?
2 meses    Vacina Inativada Poliomielite VIP (injetável)
4 meses    VIP
6 meses    Vacina Oral Poliomielite (atenuada) - VOP (oral)
15 meses  VOP reforço
 
Vacina oral
 
Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. 
 
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos ? como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina ?, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. 
 
Casos
 
O último caso registrado de poliomielite (paralisia infantil) no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do PNI (Programa Nacional de Imunizações) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o Brasil mantém o certificado emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da poliomielite.
 

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Luto: Familiares e amigos se despedem de Ênio do Carmo, funcionário dos Correios

2
Coronavírus

Aquidauanense morre vítima do coronavírus em Campo Grande

3
Aquidauana

Dona de casa flagra sucuri ‘atravessando’ a rua em Aquidauana

4
Política

Casanova lança pré-candidatura 100% digital à prefeitura de Aquidauana

Vídeos

Cães encontram droga escondida em estofado de veículo

Morador de Taunay encontra jaguatirica morta às margens da BR-262

Bombeiros de Aquidauana estão na operação para controle de grande incêndio no Pantanal

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min24 max39

São Paulo

min24 max39

São Paulo

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,15m
Miranda
1,74m
Paraguai
1,52m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Quando...

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

"NÃO ME..."

Manoel Afonso

Covid-19: Assusta candidatos, intimida eleitores!

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Médicos

Aldemir Fernandes Filho - Clinico Geral

Rua Manuel Antonio Paes de Barros, 606 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-2630
Escolas Municipais

Escola Municipal Indígena Pólo Lutuma Dias

Aldeia Limão Verde, Aldeia Limão Verde - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Fest Já

Rua Estevão Alves Corrêa, 1741 Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3740
Ver Mais