A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de Dezembro de 2017
Anuncie Aqui
8492
Aquidauana

Poliomielite: 47% das crianças já foram vacinadas na microrregião de Aquidauana

Dados foram atualizados no fim da tarde desta segunda-feira. Microrregião de Aquidauana compreende seis municípios

11 JUN 2013 - 09h10min
redação / Aníbal Placêncio
O balanço parcial do Ministério da Saúde indica que 4.668 crianças da microrregião de Aquidauana foram vacinadas contra a poliomielite no primeiro fim de semana da campanha. Ou seja, 47,30% das 9.869 crianças de seis meses a menores de cinco anos já participaram da mobilização.
 
Os dados, repassados pelas secretarias estaduais e municipais de Saúde, foram atualizados às 17 horas desta segunda-feira (10). O Ministério da Saúde realizou no último sábado (08) o Dia D de Mobilização.
 
As coberturas vacinais de Aquidauana e Anastácio ainda estão abaixo do esperado, correspondendo a 41,05% e 38,8% do público-alvo, respectivamente. Até o momento, foram imunizadas 1.484 crianças em Aquidauana (meta de 3.615) e 709 em Anastácio (meta de 1.826).
 
A maior cobertura vacinal da microrregião foi registrada em Miranda, com 62,78% das crianças vacinadas, seguida por Bodoquena (57,97%) e Nioaque (50,78%). Em Dois Irmãos do Buriti, a campanha já atingiu 39,14% do público-alvo.
 
Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite será realizada somente em uma etapa, que vai até o dia 21 de junho. No ano passado, todas as crianças até cinco anos incompletos participavam. Em 2013, o público-alvo da campanha são as crianças a partir dos seis meses, que tomam a vacina oral, as chamadas gotinhas. Isso porque as menores de seis meses já estão sendo vacinadas com a vacina injetável nos postos.
 
A campanha é realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde. O Ministério da Saúde investiu R$ 32,3 milhões em repasses do Fundo Nacional para os estados e municípios, sendo destinados R$ 13,7 milhões à aquisição das vacinas. Em todo o país, foram distribuídas 19,4 milhões de doses da vacina oral.
 
Para repetir o sucesso das campanhas anteriores, é preciso que os pais e responsáveis levem as crianças aos postos com a caderneta de vacinação dos filhos. Dessa forma, o profissional de saúde pode avaliar a situação vacinal da criança, considerando o esquema sequencial (veja abaixo).
 
Calendário básico de vacinação (Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite)
 
Idade      Qual a vacina?
2 meses    Vacina Inativada Poliomielite VIP (injetável)
4 meses    VIP
6 meses    Vacina Oral Poliomielite (atenuada) - VOP (oral)
15 meses  VOP reforço
 
Vacina oral
 
Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite e somente a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. 
 
A vacina é extremamente segura e não há contraindicações, sendo raríssimas as reações associadas à administração da mesma. Em alguns casos ? como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina ?, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. 
 
Casos
 
O último caso registrado de poliomielite (paralisia infantil) no Brasil foi em 1989, na Paraíba. As ações do PNI (Programa Nacional de Imunizações) estão voltadas à manutenção do país livre do poliovirus selvagem. Desde 1994, o Brasil mantém o certificado emitido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) de erradicação da poliomielite.

Veja também

Mais Lidas

1
Anastácio

Corpo de ex-presidente da OAB de Aquidauana é encontrado carbonizado na BR-419

2
Anastácio

Suspeito da morte de ex-presidente da OAB é preso no Bairro Alto

3
Aquidauana

‘Muito alegre’: amigos lembram com carinho de Severino Alves de Moura

4
Aquidauana

Jornal divulga matéria e incomoda empresário, que solicita nota de esclarecimento

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
6,11m
Miranda
7,09m
Paraguai
1,86m

Colunas e Blogs

Manoel Afonso

Odilon lidera, André o mais rejeitado

Robinson L Araujo

TENDO UM SONO RESTAURADOR

Rosildo Barcellos

Pequenas reflexões sobre o Biodireito

Ver Mais Colunas
498110413