A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
15 de outubro de 2019
Anuncie Aqui
9028-->
Aquidauana

Prefeito e vereadores reivindicam ao presidente da Sanesul melhorias urgente nas obras em Aquidauana

11 JUL 2019 - 07h32min
Agecom

Saneamento básico, buracos nas ruas e obras em Aquidauana foram os assuntos principais na visita técnica do diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro, ao município na manhã de hoje, 10. Walter foi recebido pelo prefeito Odilon Ribeiro, vice-prefeita Selma Suleiman, vereadores, secretários municipais e a imprensa local, oportunidade em que prestou uma entrevista coletiva, esclarecendo as principais dúvidas e reclamações da população quanto aos serviços da Sanesul.

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) está investindo com recursos próprios de R$ 8 milhões em esgotamento sanitário, construindo 41km de rede coletora de esgoto, 2.195 ligações domiciliares, entre outras obras que irão levar mais saneamento básico à população. 

O prefeito Odilon Ribeiro, vice Selma e vereadores questionaram o presidente sobre as condições do serviço prestado pela empresa contratada Artec, em Aquidauana, o que tem gerado inúmeras reclamações da população devido à falta de melhor acabamento ao realizarem os serviços, deixando danificados os asfaltos, desníveis e buracos nas ruas.

Em resposta aos questionamentos, Walter Carneiro detalhou que a Sanesul tem enfrentado dificuldades contratuais com a empresa Artec - que na época venceu a licitação para executar as obras de esgotamento sanitário-, e estão cientes de que em Aquidauana o serviço executado não tem sido a contento.

"Estamos cientes das reclamações da população, aqui reforçadas pelo prefeito e vereadores. A Sanesul preza pela boa prestação de serviços e execução de obras e investimentos para o bem da população. Estamos trabalhando administrativamente para a solução desses problemas contratuais, pois a população não vê a empresa que não cumpre direito com suas obrigações como responsável por esses buracos, danos, mas são responsabilizadas a Sanesul e a Prefeitura", completou Walter.

O prefeito Odilon Ribeiro agradeceu a visita, os esclarecimentos e pela diretoria abrir um diálogo transparente com a Câmara Municipal e com a Prefeitura, pois diante de tantas reclamações, é preciso que a população seja informada e esclarecida.

“Precisamos e queremos um olhar mais carinhoso e atencioso da Sanesul para com Aquidauana, pois nossa população merece e muito. Somos gratos e sabemos da relevância dos investimentos da Sanesul em Aquidauana, são avanços na qualidade de vida e da saúde pública”, pontuou o prefeito Odilon.

"Viemos ouvir as lideranças do município, a boa relação com o município é fundamental. É uma conversa franca e aberta, viemos para dar uma satisfação para o prefeito, vereadores, imprensa e para a população e dizer que vamos cobrar a empresa sobre o que tem feito no município na execução ainda de apenas 30% dos 100% contratos de esgotamento sanitário", afirmou Walter Carneiro. 

Conforme detalhou o diretor-presidente da Sanesul, o planejamento da Sanesul era para que até dezembro deste ano entregar concluída a obra de esgotamento sanitário de Aquidauana. “Mas, diante dos problemas com a empresa contratada, estamos com atraso na obra em Aquidauana, ainda faltam 70% a ser executada. Nos próximos 15 dias teremos uma tomada de decisão final sobre esse problema com a empresa Artec, ou ela se realinhará ou caminharemos para uma suspensão do contrato", justificou o diretor-presidente Walter Carneiro. 

Na reunião, o secretário municipal de Governo, Wezer Lucarelli, expôs que a sugestão da Administração Municipal é de que a prefeitura e a Sanesul com o apoio dos vereadores façam uma relação das ruas que ficaram em situações precárias após as obras de esgotamento sanitário, para que com essa relação em mãos, a prefeitura e Sanesul firmem um convênio para uso das máquinas no conserto das ruas de forma mais rápida possível. 

"É uma medida mitigadora, mas é emergencial. O prefeito Odilon, vereadores, secretários, a Sanesul estão todos os dias sendo penalizados junto com a população. Recebemos inúmeras reclamações, e a mídia local também, por conta do péssimo serviço feito pela empresa contratada, deixando ruas intransitáveis até com crateras", destacou o secretário Wezer. 

Após a reunião, o prefeito Odilon, vereadores e a diretoria da Sanesul fizeram também uma visita técnica à Estação Elevatória no bairro Cidade Nova e na Estação de Tratamento de Esgoto no Bairro Guanandy e na sede regional no Bairro da Serraria.

Participaram da reunião no gabinete do prefeito Odilon, os vereadores Edinho Grance, Anderson Meireles, Aguinaldo da Silva, Sebastião do Taboco e Lenilda Damasceno. Os edis apresentaram ao diretor-presidente Walter, reforçando indicações já encaminhadas nas sessões da Câmara Municipal, solicitando obras de esgotamento sanitário para a Vila Icaraí, Bairro Alto e Vila Trindade. Em Aquidauana, com os investimentos feitos nos últimos dois anos, o município já conta com 41 km de redes de esgoto. 
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Por ciúmes, homem dá soco no rosto da esposa durante a festa Pantanetta

2
Miranda

Vídeo: Pescador salva onça que ficou presa em anzol de galho no rio Miranda

3
Anastácio

Acidente deixa motociclista em estado grave, com possibilidade de amputação do pé

4
Aquidauana

Jovem é espancado por 10 rapazes em baile na Aldeia Água Branca

Vídeos

Bolivianos que levavam 15,9 quilos de cocaína em veículo são presos em Miranda

Eleição de Miranda

Empresário de 31 anos pesca Surubim de mais de 40 kg no Rio Miranda

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min22 max30

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
min22 max30

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,33m
Miranda
1,75m
Paraguai
2,05m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Preciso...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: SER PROFESSOR (2)

Maria de Lourdes Medeiros Bruno

Em Harmonia Com a Vida

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Pousadas

Fazenda 23 de Março

Acesso por Miranda ou Taunay, ------ ------- - 79002-364 Aquidauana/MS (67)321-4737 / 9997- www.fazenda23demarco.com.br
Restaurantes

Restaurante Amarelinho

Praça das Nações, 138 - 79210-000 Anastácio/MS (67) 3245 1093
Ponto de Táxi

Ponto de Táxi Nº 3

Rua Teodoro Rondon, s/n - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2230
Ver Mais
508110733