X
Aquidauana e Anastácio

Primeira mulher comandante de Bombeiros Militar se despede, emocionada, da função

Major Geísa Maria Romero deixa legado importante à comunidade. Assume o comando Vinícius Barbosa Gonçalves

Luiz Guido

A manhã desta quarta-feira (20), ocasião em que foram inauguradas diversas melhorias nos Subgrupamentos de Bombeiros Militar Independente de Aquidauana e Anastácio, foi emocionante para a Major Geísa Maria Rodrigues Romero, 34 anos, que deixa hoje o comando do 1º SGBM/Ind, após 1 ano, 11 meses e 15 dias de trabalho à frente da corporação.

Primeira mulher na história a comandar essa unidade, a Major Geísa deixa um legado de trabalho, respeito e admiração vinda do efetivo e da própria comunidade, que teve a oportunidade de conviver com a até então comandante durante esse período de tempo.

Em seu discurso, a Major Geísa agradeceu a confiança em sua capacidade ao ser indicada à função de comando da unidade. “Em 5 de julho de 2016, recebi aquilo que defino como ‘presente’, oportunidade única de desenvolvimento profissional ao ser a primeira mulher a comandar o Primeiro Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente”, relembrou.

A unidade tradicional no estado, segundo a Major, tem a missão de atender importantes municípios, como Aquidauana, Anastácio, Miranda, Bodoquena e Distrito de Palmeiras. São cerca de 27 mil km quadrados, em um cenário do cerrado, pantanal e o meio urbano, que exigem da corporação gestão, planejamento, técnica, trabalho, ação e investimentos.

“Muitos foram os desafios diários nesse contexto, quanto à renovação das viaturas operacionais, equipamentos, reformas e ampliações da estrutura física, dentre outras para que se buscasse excelência nos serviços oferecidos. Mas todas as demandas foram atendidas”, afirmou, com nítido sentimento de dever cumprido.

O governo do Estado, por intermédio do comando da corporação, investiu, durante o tempo em que a Major conduziu a unidade, mais de 1,7 milhão de reais revertidos na compra de viaturas e equipamentos. “Isso possibilitou a renovação completa do nosso socorro nas áreas de combate a incêndio, salvamentos, atendimento pré-hospitalar e fiscalização”, analisou.

“Levo excelentes recordações, de um efetivo extremamente operacional, afetuoso, que me acolheu muito bem. São pessoas que realmente fazer a diferença no dia a dia do Corpo de Bombeiros da nossa região, e a felicidade imensa de ter vivido um tempo maravilhoso aqui nas duas cidades, em Aquidauana e Anastácio”, concluiu.

Amor pela profissão

Grávida, a Major deixa a função diante do tempo comum de designação ao comando, em torno de 2 anos, e também por conta da licença-maternidade.

A Major Geísa ainda programou o nascimento da filha, Isabela, para o dia 2 de julho, em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro. “O alinhamento dos astros e Deus na história proporcionou a programação do nascimento da minha filha neste dia. Pretendo fazer o parto programado e quando eu perguntei ao médico quando poderia ser, ele me disse: 2 ou 4 de julho. Aí não teve como pensar em outra data.”

O Capitão Vinícius Barbosa Gonçalves, 29 anos (irá completar 30 anos no dia 18 de julho) vem de Campo Grande e assume o comando do 1º SGBM/Ind no lugar da Major Geísa. “É uma honra para mim assumir esse efetivo muito bem organizado pela Major Geísa que trouxe vários benefícios para a comunidade. Pretendo continuar esses projetos e outros para desenvolver o Corpo de Bombeiros nas cidades da região.”

*Com informações de Luiz Guido Jr.

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Saúde

SES inicia vacinação de estudantes até 15 anos em escolas da rede pública de ensino

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde

Meio Ambiente

Gestão de águas subterrâneas marca abertura do V Seminário Estadual da Água

A coletânea é assinada por diversos autores

Voltar ao topo

Logo O Pantaneiro Rodapé

Rua XV de Agosto, 339 - Bairro Alto - Aquidauana/MS

©2024 O Pantaneiro. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software

2
Entre em nosso grupo