A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
11 de dezembro de 2018
Anuncie Aqui
Aquidauana

Pronatec e SENAR trarão mais dois cursos para Aquidauana

20 JUL 2013 - 09h00min
AGECOM / Aline Saraiva
A coordenadora do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) de Aquidauana, Leide Aparecida Alcova Argerin, participou de uma reunião na GMDSES (Gerência Municipal de Desenvolvimento Social e Economia Solidária) nesta semana, onde aproveitou a ocasião para apresentar aos presidentes de bairro do município os novos cursos que serão disponibilizados à população.
 
Leide explicou que a parceria entre o Pronatec e o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), através do Sistema S, resultou na vinda dos cursos ?Com licença, vou à luta? e ?Negócio Certo Rural? que serão realizados nos bairros Nova Aquidauana, São Francisco, Vila Pinheiro, Buriti, Vila Trindade, São Pedro, Cohab e na furna dos baianos de Piraputanga.
 
Segundo a coordenadora do Pronatec, o objetivo é que os presidentes de bairro façam a demanda de interessados em realizar os cursos, para que a equipe do Pronatec vá ao bairro, faça a triagem e as matrículas. ?Muitas pessoas têm dificuldade de locomoção e não vão até o Geração de Renda para fazer a matrícula. A pedido do prefeito Zé Henrique, estamos indo até a população?, comentou Leide.
 
O curso ?Com licença, vou à luta? é destinado a mulheres empreendedoras das áreas rural e urbana. Tem uma carga horária de 40h, divididas em cinco módulos, onde as alunas aprenderão os conceitos de empreendedorismo, características de empreendedores de sucesso, diagnóstico da propriedade, planejamento, organização, controle e avaliação dos resultados de um negócio, aspectos gerais de leis trabalhistas, direitos e deveres do empregador e empregado, legislação ambiental, conceitos de liderança e características essenciais de um líder.
 
?O objetivo do curso é capacitar mulheres para a gestão de seus negócios agropecuários, com maior eficiência, com foco no empreendedorismo e na liderança? disse Leide.
 
Já o ?Negócio Certo Rural? é destinado aos homens do meio rural, com aulas de diagnóstico da propriedade, potencialidades e deficiências, atividades produtivas da região, identificação de novas ideias de negócio a partir da realidade e potencialidades da região, capital necessário para viabilizar o negócio, planejamento e melhoria das atividades atuais ou nova ideia de negócio, estudo de mercado, entre outras, totalizando 48 horas divididas em seis módulos, sendo que ao final de cada módulo haverá uma consultoria em uma propriedade.
 
?Na nossa região, muitas pessoas buscam emprego na área rural e por isso, queremos contribuir para a melhoria da gestão da propriedade rural por meio da capacitação, visando o fortalecimento do agronegócio? comentou Leide.
 
Cada curso terá duas turmas de, no máximo 20 pessoas, conforme a demanda de cada bairro. O início dos cursos está previsto para o mês de agosto. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (67) 3241-8056.

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Homem pede ajuda para encontrar irmã após dormir no Cemitério

2
Aquidauana

Ventania derruba galhos de árvores e causa prejuízos no centro de Aquidauana

3
Aquidauana

Motoqueiro bêbado, sem documentos e capacete é preso

4
Policial

Após ser atropelado por locomotiva, homem tem perna amputada

Vídeos

Entrevista com os produtores do Longa-Metragem sobre Sasha Siemel

Tráfego de carretas no cruzamento da Duque de Caxias causa preocupação na população.

4ª Marcha pela Vida - Aquidauana MS

Ver mais Videos

Níveis dos Rios Hoje

Paraguai
2,59m
Miranda
6,13m
Aquidauana
3,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

O...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: DAR, RECEBER E RETRIBUIR

Robinson L Araujo

JESUS, SACERDOTE FIEL!

Ver Mais Colunas
SERIEMA 1260