A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
17 de julho de 2019
Anuncie Aqui
8828-->
Aquidauana

Saúde do Trabalhador de Aquidauana intensifica ações do Prêmio de Incentivo

25 JUN 2019 - 07h55min
Agecom

O Serviço em Vigilância em Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Aquidauana em parceria com o CEREST vem executando, a partir deste mês de junho, as ações do Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, nas áreas rurais do município de Aquidauana.

Dentre as ações executadas em conformidade com o plano de ação, foi elaborado um cronograma de atendimento coletivo e individual - Palestras sobre a especificação de utilização dos equipamentos de proteção individual – EPI /NR6, orientação ergonômica, postura de trabalho e ginastica laboral, doenças relacionadas ao trabalho, LER/DORT, PAIR, dermatoses ocupacionais, câncer relacionado ao trabalho, acidentes de trabalho grave, transtornos mentais, pneumoconioses, acidentes com animais peçonhentos, acidentes com material biológico, intoxicação exógena. 

Foram abordados ainda a importância da notificação de acidentes de trabalho ao serem atendidos nas redes sentinelas. “Destacamos o apoio operacional da SESAI – Secretaria Estadual de Saúde Indígena, no acesso aos trabalhadores que exercem atividades rurais”, pontua Guilherme Pinheiro, técnico em segurança do trabalho da Prefeitura de Aquidauana.
Foram adquiridos com o apoio do comércio local, produtos de utilização do trabalhador do campo os quais foram sorteados durante os eventos. Também é feito todo um trabalho de orientação sobre animais de grande porte, animais de pequeno porte, lavoura, horta ou outras atividades do campo, como a agricultura familiar e a melhoria dos produtos comercializados na Feira da Estação, que acontece em Aquidauana, quinzenalmente no centro da cidade.

No decorrer das apresentações percebeu-se a satisfação dos participantes, a carência das informações relacionadas ao trabalho, principalmente, no novo molde do setor previdenciário e cursos de produtos de higiene e limpeza (sabão e detergentes).

Diante disso, a equipe da Serviço de Saúde do Trabalhador afirmou que estarão buscando novas parcerias, como, por exemplo, com a Secretaria Municipal de Produção, para melhorar e dinamizar o atendimento às demandas para execução de cursos nas áreas de interesse dos trabalhadores, com metodologias de prevenção de acidentes e doenças do trabalho.
Vale destacar que o Serviço de Saúde do Trabalhador funciona ligado ao Núcleo de Vigilância em Saúde, conta com sete servidores das áreas de: medicina do trabalho, psicologia do trabalho, fisiologia do trabalho, técnico em segurança do trabalho, enfermeiro do trabalho e gestão em saúde ambiental. 

A equipe não atende apenas os trabalhadores município de Aquidauana, com suas aldeias e distritos, mas da microrregião, que engloba os municípios de: Anastácio, Miranda, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e Nioaque.

A função principal da equipe é trabalhar com a promoção e prevenção da saúde do trabalhador, desenvolvendo ações como: palestras, treinamentos, capacitações, assessoria técnica de saúde em segurança do trabalho, assistência com atendimento de psicólogos, fisioterapeutas, médicos e enfermeiros e avaliação médica dos trabalhadores.

No ano passado, a equipe da Saúde do Trabalhador concorreu e foi premiada com um carro 0 km no Prêmio de Incentivo à Promoção, Prevenção, Proteção e Vigilância em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, promovido pelo Governo do Estado.
 

 

Veja também

Mais Lidas

1
Geral

Homem atacado por onça-pintada é salvo por 5 cachorros em MS

2
Policial

Após bebedeira e brincadeira de cunho sexual, amigo mata idoso com facada

3
Policial

Trabalhador foge de carvoaria em MS onde foi mantido como escravo

4
Aquidauana

Confira as oportunidades da Casa do Trabalhador de Aquidauana

Vídeos

Ministro do Turismo lança em Bonito programa para geração de empregos e renda no MS

Com atrações tradicionais e elenco de programa de TV, circo é atração para família

Bombeiros resgatam gatinhos presos no motor de veículo

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min17 max29

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min17 max29

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,76m
Miranda
2,74m
Paraguai
3,91m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Será...

Fausto Matogrosso

O Brasil diante do mundo

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: EDUCAÇÃO, QUEM PRECISA?

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Ag. Correios

Agencias dos Correios

Marechal Mallet, 255 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2976
Auto Elétrica/Oficinas

Oficina Brasil

Pandia Calogeras, 841 - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 3574
Supermercados

Central Supermercado

Sete de Setembro, 875 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-3286
Ver Mais
508110661