A edição digital do jornal O Pantaneiro é restrita para assinantes.Assine
19 de setembro de 2019
Anuncie Aqui
8834-->
Aquidauana

TSE nega Embargos Declaratórios do ex-vice-prefeito Vanildo Neves

Decisão termina com as esperanças da chapa de Fauzi Suleiman de voltar à Prefeitura

25 ABR 2013 - 10h30min
Da redação
Por unanimidade, nova decisão do TSE nega Embargos Declaratórios do ex-vice-prefeito Vanildo Neves e põe fim às esperanças de Fauzi em voltar à Prefeitura
 
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou os Embargos Declaratórios pedidos pelo ex-vice-prefeito de Aquidauana Vanildo Neves (PSDB), candidato à reeleição na chapa do prefeito cassado Fauzi Suleiman (PMDB), que solicitavam ao supremo a revisão da sentença do juiz José de Andrade Neto, da 10ª Zona Eleitoral de Aquidauana. Com isso, colocou fim às esperanças de Fauzi e Vanildo de retornarem à Prefeitura. 
 
O juiz José de Andrade Neto rejeitou o registro de candidatura de Vanildo antes mesmo das eleições de outubro de 2012. 
 
Conforme publicação desta semana do Diário Oficial TSE 075/2013, o Tribunal alegou que ?as supostas omissão e contradição apontadas pelo embargante denotam o propósito de rediscutir matéria já decidida, providência inviável na via aclaratória, conforme jurisprudência desta Corte Superior.? 
 
A corte entendeu que não houve obscuridade ou contradição merecedora de qualquer reparação, e, diante da fragilidade do apelo, os ministros, sob a presidência da ministra Carmem Lúcia, decidiram, por unanimidade, manter a decisão do juiz de Aquidauana. 
 
Em regra, depois dessa decisão do TSE, não há mais nenhum recurso cabível. Assim, a certidão de trânsito em julgado deve sair em alguns dias.
 
De acordo com o advogado Antônio Trindade Neto, da ?Coligação Amor, Ordem e Progresso?, que pediu a impugnação da candidatura do prefeito e do vice-prefeito de Aquidauana, com base na Lei Complementar 64/90 (Lei da Ficha Suja), Vanildo também fora condenado em 2008 pelo TCE/MS a devolver R$ 373.796,27, por improbidade praticada quando de sua gestão na presidência da Câmara Municipal. 
 
Durante a última administração municipal, tanto Vanildo quanto o ex-prefeito Fauzi foram afastados diversas vezes de seus cargos na prefeitura pela prática de outras irregularidades. A cassação de Fauzi foi motivada por improbidades como uso indevido da publicidade oficial em seu benefício e irregularidades nas prestações de contas da campanha. Devido a isso, mesmo quando foram os mais votados nas eleições municipais, com 48,97% dos votos válidos (12.282 votos), os candidatos à reeleição para prefeito e vice-prefeito, Fauzi e Vanildo, não puderam ser proclamados vencedores. 
 
O segundo colocado do pleito eleitoral, José Henrique Trindade (PDT), e o seu vice, Tião Sereia (PP), foram diplomados no dia 19 de dezembro de 2012 e tomaram posse no primeiro dia deste ano.
 
Portanto, a decisão do TSE desta semana diz respeito somente ao problema existente com o candidato a vice Vanildo Neves. Resumindo, ele foi considerado ficha-suja pela Justiça Eleitoral de Aquidauana e o TSE confirmou essa decisão.
 
A chapa de Fauzi poderia ter trocado o vice Vanildo antes das eleições, mas não o fez. Com isso a chapa ficou contaminada e seus votos desconsiderados.

Por outro lado, essa decisão do TSE não diz respeito aos processos de cassação de Fauzi e Vanildo por distribuição de cesta básica e utilização indevida do site da  Prefeitura. Esses processos ainda serão julgados pelo TSE.
 
 

Veja também

Mais Lidas

1
Aquidauana

Caminhão bate em pedra e deixa mulher presa nas ferragens em Aquidauana

2
Policial

Vizinho é preso após invadir casa, agredir e tentar estuprar jovem que estava sozinha

3
Aquidauana

Inmet aponta para previsão de chuva nesta quarta-feira em Aquidauana

4
Aquidauana

Ladrões invadem fazenda em Aquidauana e furtam bombas e tambores

Vídeos

Celebração de casamento é marcada por cerimônia tradicional de cultura africana

Mulheres tentam entrar em presídio de Dois Irmãos do Buriti com celulares dentro de TVs

Com dedicação e disciplina, Marcos Henrique conquista 1º contrato profissional

Ver mais Videos

Previsão do Tempo

min21 max37

Aquidauana

Sol com algumas nuvens. Não chove.
min22 max40

Anastácio

Sol com algumas nuvens. Não chove.

Níveis dos Rios Hoje

Aquidauana
2,23m
Miranda
1,82m
Paraguai
2,76m

Colunas e Blogs

Valdemir Gomes

Hoje...

Giovani José da Silva

HISTÓRIAS DE ADMIRAR: O QUE TEMOS A COMEMORAR EM MAIS ...

José Pedro Frazão

A última batalha do Analista de Taunay

Ver Mais Colunas

Guia Cidade

Bares/Panificadoras/Lanchonetes

Tio Sam

Rua Duque de Caxias, 809 Bairro Guanandy - 79200-000 Aquidauana/MS (67)
Bancos

Banco Caixa Econômica Federal

Rua Estevão Alves Corrêa, 562 Centro - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241-4030 / 324 www.cef.com.br
Telefones Úteis

Estação Rodoviaria

Rua Estevão Alves Correa, Bairro Alto - 79200-000 Aquidauana/MS (67) 3241 2158
Ver Mais
508110637